O dia tinha começado bem cedo, com uma visita a Interlaken e, para que as forças não nos faltassem durante o percurso do Bernina Express, aproveitávamos para descansar e até mesmo dormir um pouco nos percursos mais longos de comboio. Neste caso, fizemo-lo até Chur, onde teria início a, tão famosa, Rota do Bernina.
>> Pesquisar alojamento em CHUR,ST. MORITZ ou TIRANO <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Reserve aqui o Tour em Português no Bernina Express <<
A par do Glacier Express, a linha do Bernina é das viagens de comboio mais bonitas que podemos fazer dentro do território Suíço e em todo o mundo. Se gosta de viajar de comboio, então faça planos para experimentar um destes roteiros. Por motivos logísticos e para não fugir muito à rota que inicialmente tínhamos traçado, a nossa escolha acabou por recair no Bernina Express. Tínhamos depositado muitas expectativas nesta rota e como verdadeiros amantes de viagens de comboio estávamos ansiosos que a aventura começa-se.
Numa próxima visita à Suíça, o Glacier Express fará parte, com toda a certeza, do nosso roteiro assim como outros destinos que, no final deste artigo, sugerimos visitar nesta região da Suíça.
Finalmente, o início da tão esperada rota…
A Rota do Bernina Express permite um passeio confortável e deslumbrante pelas mais belas paisagens dos Alpes e está classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Um dos nossos propósitos foi, desde o início, incluir este passeio na nossa rota de interrail. Mesmo tendo feito um pequeno desvio para visitar Interlaken, à hora prevista lá estávamos nós, prontos para embarcar neste belo passeio de Chur a Tirano. A beleza é indescritível e não há nada melhor do que ver com os próprios olhos.
Os comboios circulam em ambas as direcções desde Chur, Davos ou St. Moritz (Suíça) até Tirano (Itália). Para realizar este passeio há duas possibilidades, optar pelas carruagens do Bernina Express (reserva obrigatória) ou em comboio regional (sem reserva). As opiniões dividem-se na hora de realizar a escolha, para uns será mais importante o que o Bernina Express tem para oferecer para outros nem tanto. Por isso, há que fazer a escolha que mais nos convier. E após uma breve pesquisa, escolhemos a segunda opção. Para o que tínhamos em mente era o mais adequado. Não gastámos dinheiro na reserva e pudemos abrir as janelas para filmar e fotografar, o que nas carruagens panorâmicas do Bernina Express não era possível. Tivemos que fazer algumas trocas de comboio mas fizeram-se tranquilamente e não afectou a dinâmica do passeio. As trocas eram bastante rápidas tendo o tempo de espera variado entre os três e os doze minutos.
Terminámos em Tirano, já em terras italianas! Como o nosso objectivo era seguir para Milão, só tivemos que trocar, mais uma vez de comboio.
INFORMAÇÕES, DICAS E SUGESTÕES
➤ Entre Chur e Tirano, o Bernina Express atravessa 55 túneis e 196 pontes, num trajecto com 144 quilómetros e duração média de 4h30.
➤ A travessia do Viaduto de Landwasser é um dos momentos altos da viagem e na nossa opinião, merece ser registado, seja por vídeo ou fotografia. Este viaduto é um dos ex-libris da Ferrovia Rética (RhB).
➤ Para complementar esta viagem de comboio épica pelos Alpes, partilhamos algumas sugestões de visitas e passeios pela região:
LINHA DE AROSA – uma viagem de comboio curta, com apenas 26 quilómetros, que liga Chur a Arosa. Durante o percurso o comboio sobe um desnível de cerca de 1000 metros;
MUSEU FERROVIÁRIO DE ALBULA – um museu com aproximadamente 600 peças, que ilustram mais de 100 anos de história da ferrovia;
PALM EXPRESS – uma viagem de autocarro com paisagens incríveis que liga Lugano a St. Moritz;
GANDRIA – situada na margem norte do Lago de Lugano, a Vila de Gandria vale a pena ser visitada. Na região, é uma das mais bonitas;
MONTE SAN SALVATORE – se gosta de apreciar uma boa paisagem das alturas, então, não deve perder este SPOT que oferece uma vista panorâmica sobre a região do Lago de Lugano.
➤ Se pretende fazer a Rota do Bernina Express, partilhamos dois sites imprescindíveis para uma preparação e programação da viagem:
Site oficial do Bernina Express
Site com informações úteis para quem pretende fazer a rota de forma independente, como nós fizemos!
MAPA DA ROTA DO BERNINA EXPRESS
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Rota do Bernina Express. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
4 Comments
[…] Desfrutámos um pouco da paisagem e descemos, agora de funicular pois o tempo estava a esgotar-se e precisávamos apanhar o comboio que, com algumas mudanças no percurso, nos levaria à estação de Chur para o início da Rota do Bernina. […]
[…] A nossa crónica de viagem do Bernina Express […]
Gostei, mas desejo que nos deem mais informação acerca do comboio Bernina, porque desejo fazer essa viagem
Olá Aurélio Neves, antes de mais obrigado pelo interesse no nosso artigo!
Diga-nos por favor o que pretende saber sobre o Bernina? Teremos todo o gosto em ajudar!
Cumprimentos e boas viagens!