O Parque Nacional dos Lagos Plitvice foi, em 1949, proclamado o primeiro Parque Nacional da Croácia e, após os limites do parque terem sido expandidos, passou a abranger uma área de aproximadamente 300 km2. Conhecido pelo seu conjunto de 16 lagos em tons de azul e verde, ligados entre si por inúmeras cascatas, foi declarado em 1979, Património Mundial da UNESCO. Certamente, um dos locais mais bonitos que já visitámos até hoje e, para os amantes da natureza como nós, é um regalo caminhar e observar toda esta beleza e perfeição.
Assim sendo, não poderíamos passar pela Croácia sem incluir esta visita no nosso roteiro. E o nosso último dia de passeio por este surpreendente país foi passado nos Lagos Plitvice. Organizámos tudo para podermos chegar ao parque à hora da abertura evitando assim as longas filas, quer na bilheteira, quer no parque. Na véspera, reservámos os bilhetes de autocarro (ida e volta), através da aplicação GETBYBUS. O preço foi de 17 euros por pessoa. E, para rentabilizar o dia apanhámos o primeiro autocarro (05h45) e regressámos no autocarro das 17h18. A duração da viagem em cada trajecto foi de 2 horas, aproximadamente.
Para entrar no parque pagámos 30€ por pessoa (preço do bilhete em época alta). Foi importante organizar bem o percurso para podermos desfrutar de toda aquela beleza natural sem que a grande afluência de visitantes pudesse transformar o nosso agradável passeio num dia caótico e cansativo. No parque, há 7 trilhos disponíveis. Como tínhamos um dia para realizar toda a visita, optámos por fazer o trilho mais longo (até porque não é a primeira opção para a maior parte dos visitantes, evitando assim a confusão). Assim, conseguimos visitar todo o parque, de forma organizada e tranquila. Para quem quiser seguir o nosso exemplo, o trilho que escolhemos fazer foi o “K”, com início na entrada 1 e com uma extensão de 18.3km. Mais pormenores do percurso aqui.
>> Pesquisar alojamento perto dos Lagos Plitvice <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Reserve aqui: de Zagreb: Excursão a Rastoke e Parque dos Lagos de Plitvice <<
Quando começámos o percurso ainda era visível a neblina da manhã. Já havia alguns visitantes mas era possível passear tranquilamente sobre os passadiços de madeira que circundavam os Lagos. Seguimos, apreciando toda aquela beleza natural, ouvindo os sons da natureza, observando com mais pormenor cada elemento, registando, tanto na memória como em fotografia e vídeo, todo aquele paraíso.
À medida que a hora passava, começava a notar-se o aumento de visitantes. Pela hora de almoço, houve locais em que se passeava em fila indiana. Mas, de um modo geral, a visita foi tranquila e sem grandes momentos de confusão. No entanto, deixamos algumas dicas a ter conta para desfrutar agradavelmente do local.
As nossas dicas
- Ter em conta que, nos meses de Verão, a afluência de visitantes é muito grande. Para quem aprecia uma visita calma e sem multidões, o melhor é iniciar a visita logo à abertura ou optar por visitar em época baixa;
- Levar uma pequena mochila com lanche e água;
- Levar calçado e roupa confortável;
- Levar chapéu, óculos de sol e protector solar (apesar de existirem muitas sombras, há locais de exposição solar);
- Ter em atenção que os banhos nos lagos não são permitidos;
- E, quando entrar: esqueça tudo o que deixou para trás e usufrua da beleza natural. Sinta-se profundamente Feliz!
⌘⌘⌘
A NOSSA SUGESTÃO
Se a sua estadia o permitir, não deixe de visitar a Vila de Rastoke que fica localizada a poucos quilómetros dos Lagos de Plitvice. Rastoke é uma vila pitoresca que está edificada, literalmente, em cima de várias cascatas, onde os rios Slunjčica e Korana se juntam e formam um lugar mágico. Para ficar a conhecer a história da vila, sugerimos que visite o Museu de Rastoke e os antigos moinhos de água. Apesar de pouco conhecida, a vila de Rastoke é uma agradável surpresa e vale a pena ser visitada.
No final do dia e completamente rendidos aos encantos dos Lagos Plitvice, regressámos a Zagreb para jantar e passar a noite. No dia seguinte, um novo país esperava por nós – a Eslovénia! O objectivo era conhecer a Capital Liubliana, o famoso Lago Bled e percorrer trilho pedestre de Vintgar Gorge.
LOCALIZAÇÃO DOS LAGOS PLITVICE E DA VILA DE RASTOKE
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral do destino. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply