Depois de Amsterdão e Roterdão, Haia (Den Haag em Holandês ou The Hague em Inglês) é a terceira maior cidade dos Países Baixos. É uma das cidades mais verdes da Europa e apesar de não ser a capital constitucional do país, é a sede oficial da família real e do governo holandês. Haia é também conhecida como a Cidade Internacional da Paz e da Justiça, onde podemos encontrar um grande número de tribunais internacionais, incluíndo o Tribunal Internacional de Justiça, sediado no Palácio da Paz e o Tribunal Penal Internacional.
Das maiores cidades dos Países Baixos, Haia é a única que tem praia e acesso directo à costa do Mar do Norte. Em apenas 20 minutos, o metro leva-nos do centro da cidade até à zona costeira onde podemos usufruir de um extenso areal, cerca de 11 quilómetros, e desfrutar do sol, da praia e do mar.
Nós tivemos a oportunidade de visitar Haia durante Uma inesquecível viagem de comboio na Europa, e nos próximos parágrafos, vamos partilhar a nossa experiência e muitas sugestões/dicas para fazer e visitar na cidade.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
Como chegamos à cidade de comboio, é precisamente da Estação Central de Haia que iniciamos o nosso roteiro. Pela proximidade à estação, o primeiro ponto de interesse que visitámos foi o parque Haagse Bos, que traduzindo à letra para português, significa Floresta de Haia. Este parque é considerado a porta verde de Haia e consiste numa extensa e centenária paisagem natural que está intrinsecamente ligada à história da cidade.
Com uma área de aproximadamente 100 hectares, o parque Haagse Bos é o lugar perfeito para uma caminhada entre as belas árvores centenárias, uma corrida e até mesmo para um piquenique junto à lagoa principal que se encontra mesmo no centro do parque. O Haagse Bos é um autêntico oásis verde no meio de uma grande cidade.
SUGESTÃO: Se tiver oportunidade, não deixe de espreitar o Palácio Huis ten Bosch que fica localizado no parque e é, desde 1981, uma das residências oficiais da Família Real Holandesa. Se viajar com crianças, junto ao Haagse Bos existe um pequeno parque (Koekamp) com alguns animais como veados e cegonhas. Vale a pena explorar!


Prosseguindo o nosso roteiro, fomos em direcção ao centro histórico da cidade, onde a próxima paragem seria o famoso e histórico Binnenhof. Situado mesmo no centro da cidade de Haia, junto ao lago de Hofvijver, o Binnenhof é um complexo de edifícios que alberga, por exemplo, o escritório do Primeiro Ministro e o Parlamento dos Países Baixos. É o local onde ocorreram os eventos mais importantes da história do país e é considerado o coração da democracia holandesa.
No Pátio Interior do Binnenhof é possível observar vários edifícios históricos que testemunham oito séculos de governação dos Países Baixos e outros pontos de interesse como a famosa fonte neogótica em ouro que adorna a praça principal e uma das poucas estátuas equestres holandesas (do rei Guilherme II) que guarda o portão principal – Stadtholder’s.
Na nossa opinião, se visitar Haia, o Binnenhof é imperdível. A nossa sugestão é que passeie tranquilamente pelo pátio e admire todo o esplendor do local. Aproveite também para fazer um passeio pelos vários salões e não se esqueça de explorar a marginal do Lago Hofvijver. Temos a certeza de que vai gostar!







A poucos metros do Binnenhof, fica localizada a nossa próxima paragem, o Mauritshuis. Se aprecia arte e gosta de visitar museus, este é um espaço a não perder em Haia. O Mauritshuis é um pequeno palácio, situado na margem do Lago Hofvijver, que alberga um dos museus mais importantes dos Países Baixos. Aqui, é possível observar, entre outras, a famosa pintura de Vermeer, a Rapariga com o Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring).
O preço de entrada é de 19 euros e pode ser adquirido, online, no site oficial do Museu Mauritshuis.


O Centro Comercial The Passage foi a nossa seguinte paragem. Se aprecia este tipo de espaço, o The Passage é o verdadeiro paraíso das compras! Aqui pode encontrar algumas das lojas mais conceituadas do mundo e encontrar uma gama de produtos especializados. É o local ideal para comprar artigos como o chá, café, utensílios de cozinha, artigos de design, canetas especiais, etc… e também abriga uma das maiores Apple Stores da Europa.
O The Passage é o Centro Comercial mais antigo dos Países Baixos, sendo actualmente o único exemplo deste tipo de rua comercial coberta em todo o país. Vale a pena percorrer as suas galerias comerciais e observar, com atenção, o exterior do edifício que é excepcional.


Prosseguimos a nossa visita por uma das ruas mais movimentadas e comerciais da cidade, a Gravenstraat. Desta feita o nosso destino foi um dos edifícios mais emblemáticos e bonitos de Haia, o Oude Stadhuis (Old City Hall). Outrora, albergava a Câmara Municipal de Haia, onde criminosos foram condenados, escrituras assinadas e decisões tomadas pela cidade. Hoje em dia, o espaço é utilizado, maioritariamente, na celebração de casamentos.
O edifício é bastante carismático e é considerado um excelente exemplo da arquitectura renascentista holandesa. Sugerimos que faça uma pausa num dos bancos públicos ou numa esplanada e delicie-se a admirar esta autêntica obra prima.
A poucos metros do Oude Stadhuis, não deixe de visitar a Grande Igreja (De Grote of St. Jacobskerk), que juntamente com o Binnenhof, é um dos edifícios mais antigos de Haia. Se tiver oportunidade, suba ao topo da torre da igreja que está aberta ao público desde 2017 e que só é visitável com o acompanhamento de um guia. Para desfrutar de uma vista panorâmica sobre Haia, terá de adquirir o bilhete (custo: 7.5€) e percorrer os 288 degraus da torre. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui: https://www.dehaagsetoren.nl/en/





Posteriormente, seguimos até ao edifício, que provavelmente, é o mais fotografado de Haia: o Palácio da Paz. O Palácio alberga o Tribunal Internacional de Justiça e o Tribunal Permanente de Arbitragem. Este imponente edifício, de estilo neo-renascentista, em conjunto com as organizações que abriga, deram a Haia o estatuto mundial de cidade internacional da paz e da justiça.
O Palácio da Paz pode ser visitado de forma gratuita e não carece de reserva antecipada. No Centro de Visitantes encontra uma exposição contemporânea e um impressionante filme sobre a história do Palácio e das instituições judiciárias aqui instaladas. Existe a possibilidade de descarregar para o telemóvel um guia áudio que nos leva pelos meandros da história do Palácio da Paz. O guia áudio tem uma duração de 30 a 40 minutos, é gratuito e está disponível em 10 idiomas: holandês, inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, português, chinês, russo e árabe.
CURIOSIDADE:
Ao lado da entrada do Palácio da Paz, podemos observar a Chama da Paz Eterna. A primeira chama da paz nos Países Baixos foi colocada ao lado dos portões de entrada do Palácio da Paz no dia 18 de abril de 2002. O monumento tem a inscrição: “Que todos os seres encontrem a paz”. Desde 2004, o monumento é rodeado pelo Caminho da Paz Mundial, que consiste num caminho de 196 pedras grandes e pequenas de 196 países. Algumas dessas pedras são únicas: incluíndo, por exemplo, um pedaço de pedra do Muro de Berlim e uma pedra da Ilha Robben, onde Nelson Mandela esteve preso por muitos anos.
Já de regresso à Estação de Comboios de Haia, fomos espreitar uma das jóias mais bem escondidas de Haia, o Jardim do Palácio (Paleistuin). Ainda que tenha sido breve, a nossa passagem por este parque, podemos afirmar que foi uma agradável surpresa. É um parque bastante romântico com muitos canteiros de flores, fontes, sebes e lagoas, onde os habitantes de Haia, todos os dias, se reúnem neste tranquilo oásis. O Paleistuin fica localizado nas traseiras do Palácio Noordeinde que é a residência oficial do Rei Willem-Alexander.
Em seguida, e quase a terminar o nosso roteiro, fomos até à avenida Lange Voorhout. Esta majestosa e ampla avenida pedonal está rodeada por fileiras de imponentes tílias e é um verdadeiro exemplo de beleza e serenidade. A avenida é também, ladeada por edifícios monumentais, onde se destacam um palácio que hoje funciona como museu, um teatro, uma associação artística chamada Pulchri e o icônico Hotel Des Indes. Há quem diga, que a famosa avenida “Unter den Linden” em Berlim foi inspirada nesta avenida.
Aqui, durante todo o ano, são organizados vários eventos, desde uma feira de carnaval no aniversário do Rei até exposições de estátuas e esculturas de areia. Entre Maio a Setembro, é possível visitar um mercado de livros e antiguidades, duas vezes por semana e, no inverno, um aconchegante mercado de Natal. Nós tivemos a oportunidade de visitar a feira de livros e antiguidades e foi uma agradável surpresa.


Como ainda tínhamos algum tempo disponível, antes de embarcarmos no comboio que nos levaria até Amsterdão, percorremos calmamente as ruas de Haia, ao mesmo tempo que sentíamos a energia da cidade.



Se a sua estadia em Haia se prolongar por mais de um dia, a nossa sugestão é que visite o Madurodam, um parque temático em miniatura que apresenta réplicas de locais importantes da Holanda, a Praia de Scheveningen, a famosa praia da cidade, que oferece muitas atividades ao ar livre, como surf, voleibol de praia e passeios de bicicleta, e a Roda Gigante SkyView de Pier, que com 50 metros de altura, permite-lhe desfrutar de uma vista fantástica sobre a terra e o mar!
AS NOSSAS SUGESTÕES
COMO CHEGAR: Se estiver a viajar vindo de fora dos Países Baixos, uma das opções a ter em conta é voar para o Aeroporto de Amsterdão-Schiphol e, posteriormente, apanhar um comboio directo para Haia. A Viagem de comboio dura aproximadamente 30 minutos. Outra opção é voar para o Aeroporto de Roterdão-Haia e, depois, apanhar um comboio ou expresso para Haia, que fica a sensivelmente 25 minutos de distância. Se estiver a viajar de comboio pela Europa, como foi o nosso caso, Haia tem uma estação de comboios com diversas ligações a várias cidades europeias.
ONDE DORMIR: Moxy The Hague (101€) || Ibis Styles Den Haag City Centre (87€) || The Social Hub The Hague (82€) || Boutique Hotel First City (54€) || The Collector (136€) || Court Garden Hotel – Ecodesigned (93€) || Novotel Den Haag World Forum (111€) || Ibis Den Haag City Centre (89€)
ONDE COMER: Amier || Tommy’s & Zuurveen || Kisaan Restaurant & Bar || Mad’Ras Indian Restaurant Den Haag || Sarban Den Haag || Bram Ladage Den Haag – Centrum || Maoz vegan || Veggies On Fire || FOAM Breakfast & Lunch – Vegan lunch Den haag
TOURS E ACTIVIDADES: Visita guiada por Haia || Tour de bicicleta por Haia || Entrada para a SkyView de Pier com Bebida e Lanche || Passeio e caça ao tesouro autoguiado || Entrada para o Mauritshuis || Entrada para o Madurodam Miniature Park
THEHAGUEPASS: Este cartão pode ser uma mais valia na sua visita a Haia, dependendo do que pretende visitar na cidade. Com o cartão “TheHaguePass” beneficia de descontos em museus e teatros, atracções, restaurantes, excursões e em diversas lojas. Com descontos, extras e até brindes, o “TheHaguePass” pode ser a melhor opção para vivenciar tudo o que esta incrível cidade tem para oferecer. Pode fazer o download da aplicação do TheHaguePass e, posteriormente, solicitar por 7,5€ o cartão que é válido por um ano.
MAPA PARA VISITAR HAIA
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da cidade de Haia. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
outros destinos
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.


Leave a reply