Split ficava agora para trás e seguia-se a visita à capital, a cidade de Zagreb. Para lá chegar a partir de Split ainda são algumas horas, por isso, optámos por uma viagem nocturna para rentabilizar tempo e gastos. Tempo porque dormíamos enquanto viajávamos e gastos porque evitámos uma reserva em alojamento. Não foi necessário reserva de lugar. Viajámos numa cabine com 6 lugares mas como a afluência de passageiros era pequena não tivemos de a partilhar com mais ninguém. Recolhemos os “pousa braços” e dormimos confortavelmente deitados. Durante a madrugada, percebemos que os passageiros, à medida que entravam, olhavam para o interior das cabines e optavam pelas que iam vazias – provavelmente para que todos viajassem mais comodamente. Também é importante salientar que fizemos esta viagem em Setembro, quando a afluência de turistas e viajantes era menor.
>> Pesquisar alojamento em ZAGREB <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer em Zagreb <<
Durante o almoço, aproveitámos para definir melhor o nosso roteiro para a tarde e dia seguinte. A ideia original era pernoitar na capital e visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice no dia seguinte, mas devido à situação meteorológica decidimos fazer mudanças no roteiro. Optámos por ficar mais 1 dia (2 noites) em Zagreb e seguir para os lagos no terceiro dia – para o qual havia previsão de “sol”. Com esta decisão, tivemos que procurar alojamento para mais uma noite em Zagreb – não houve possibilidade de ser no mesmo hostel porque já estava lotado. Escolhemos outro, do outro lado da cidade e mais próximo da estação de camionagem onde apanharíamos o autocarro para os lagos.
Para facilitar a nossa experiência na cidade, decidimos organizar os diferentes pontos de interesse, a visitar em Zagreb, da seguinte forma:
> Cidade Baixa <
1- Estação Central de Zagreb
A Estação Ferroviária de Zagreb (Zagreb Glavni Kolodvor) é um edifício imponente e muito bonito. Vale a pena dispensar algum tempo para o observar.
2- Praça do Rei Tomislav e o Pavilhão das Artes
Esta praça tem o nome do primeiro Rei Croata que governou o País durante 18 anos (entre 910 e 928), e é uma das oito zonas verdes que formam a base da planificação da cidade. Localizada mesmo em frente à estação ferroviária é o local perfeito para descansar e relaxar. Na imagem ao fundo, instalado na mesma praça, vemos o Pavilhão das Artes, que é a galeria mais antiga do sudeste da Europa e a única da cidade construída propositadamente com o objectivo de receber exposições em grande escala.
3- Parque Zrinjevac
É um dos parques mais requisitados pelos residentes da cidade para passear, descansar e passar tempo com a família! Na parte norte do parque podemos encontrar uma coluna meteorológica (ver imagem acima) que foi doada por um médico do exército, conhecido por Adolf Holzer, em 1884. A peça central do parque é o coreto, doado em 1890 por Eduard Prister, um comerciante rico e que serve de palco para muitos concertos, especialmente, no verão. O jardim é ainda preenchido por várias árvores (plátanos) e 3 fontes das quais uma delas tornou-se um símbolo de Zagreb e que é apelidada por “O cogumelo”.
4- Praça de Marulic
A praça recebeu o nome de uma das figuras mais importantes da literatura croata. Neste local destaca-se o edifício do Arquivo Nacional Croata.
5- Teatro Nacional Croata
Este imponente teatro foi projectado pelos arquitectos vienenses Ferdinand Fellner e Helmer Herman e inaugurado em 1895 pelo imperador austro-húngaro Franz Joseph I. O edifício é uma das representações mais elegantes do estilo neo-barroco popular em Zagreb, no final do século XIX. Entre as 10h e as 13h é possível fazer visitas guiadas ao Teatro e é expressamente proibido tirar fotografias no seu interior.
> Cidade Alta <
6- Praça Ban Jelačić
É a praça central de Zagreb e o seu nome é uma homenagem a Ban Josip Jelačić, herói nacional da Croácia. A estátua equestre no centro da praça estava antigamente virada a norte, contra os invasores húngaros. Entretanto a estátua foi removida durante o período da II República Jugoslava, mas em 1991 foi reposta, desta vez virada para sul.
7- Catedral (Praça de Kaptol)
Com duas torres de 108 metros de altura, a catedral de Zagreb é considerada a construção mais alta da capital e uma das atracções mais visitadas por turistas e viajantes. Situada em Kaptol, na “cidade alta”, a catedral que vemos hoje, de estilo neogótico, é resultado de várias reconstruções em consequência das invasões de 1242 e do terramoto de 1880.
8- Mercado Dolac
É fácil de localizar este mercado através dos vários guarda-sóis encarnados que preenchem o local. É um lugar onde as pessoas podem comprar produtos frescos, conversar e saborear o pequeno-almoço. O Dolac não é o único mercado em Zagreb, mas foi o primeiro a ser construído de acordo com os padrões europeus. Existem outros mercados semelhantes em redor da cidade que merecem uma visita, mas nenhum tem o charme de Dolac.
9- Rua Tkalciceva
Esta rua é uma das mais bonitas e movimentadas de Zagreb. Cheia de vida e com uma vibração especial, é repleta de lojas tradicionais, restaurantes e cafés. Neste mesmo local, já fluiu um rio que separava os distritos de Kaptol e Gradec. No final do século XIX, devido à poluição, o rio foi preenchido e convertido em ruas.
10- Praça de S. Marcos e Igreja de São Marcos
A Igreja Paroquial de São Marcos, situada na praça de São Marcos, é um cartão-postal da cidade devido ao seu telhado distinto com ladrilhos coloridos, onde se destacam dois brasões. À esquerda, o brasão da Croácia com a representação das províncias da Croácia, Dalmática e Eslavônia e à direita, o brasão de Zagreb.
11- Strossmayer Promenade (Zagreb Stross)
É o melhor lugar para uma vista panorâmica de Zagreb e uma das zonas mais românticas da cidade, também conhecida como Zagreb Stross. Fica localizado ao longo das muralhas medievais de Zagreb, onde podemos encontrar a Torre Lotrščak, uma das últimas fortificações de Zagreb. Ao meio-dia em ponto, um estrondo assusta os mais distraídos. O disparo do canhão na torre Lotrscak é um ritual que recorda a vitória croata sobre os turcos, que tentavam invadir a cidade e foram vencidos com um tiro de canhão exactamente àquela hora. O estrondo é um dos detalhes curiosos que a capital croata reserva.
Neste local, também podemos encontrar o funicular mais curto do mundo, que há mais de 120 anos transporta os cidadãos de Zagreb e os seus turistas entre as cidades superior e inferior. A estação mais baixa está localizada na Rua Tomićeva, enquanto a outra estação está localizada na base da Torre Lotršćak. O preço de um bilhete é de 4 Kunas (aproximadamente 0,50 cêntimos).
Onde dormimos:
My Way Hostel– 1 noite – Excelente opção para quem pretende ficar alojado próximo da estação central de comboios. Com um preço em conta e bastante confortável, nós gostámos!
Hostel All Inn – 2 noites – Entretanto deixou de estar catalogado no booking mas adorámos a estadia. Um pouco distante do centro mas o preço compensou bastante!
Onde comemos (opção Vegetariana e/ou Vegan):
Vege Fino Za Sve é um espaço bastante agradável onde são confeccionadas refeições 100% vegetarianas e vegans com qualidade e saborosas. O casal proprietário do espaço são de uma simpatia exemplar e bastante comunicativos!
Localização: Google Maps
MAPA PARA VISITAR ZAGREB
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral de Zagreb. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
2 Comments
Amei o artigo e as dicas, mais um local adicionado a minha lista de viagens e sonhos.
Olá Daniele, obrigado pelo comentário 😉
Em breve vamos publicar mais destinos e roteiros no blog!
Boas viagens!