Visitar Santorini é certamente o sonho de muita gente! A ilha é famosa pelas vistas panorâmicas deslumbrantes, pelo pôr do sol romântico, pelas cúpulas azuis e praias de areia vulcânica. É um dos destinos mais conhecidos e requisitados do arquipélago grego. Por esse motivo, fomos espreitar a ilha e tirar as nossas próprias conclusões. Depois de visitar Santorini, as expectativas que tínhamos, foram largamente ultrapassadas e foi um destino que nos deixou uma enorme vontade de lá voltar. Simplesmente, adorámos a energia da ilha!
De forma a facilitar a visita de quem pretende, em breve, explorar a ilha de Santorini, vamos partilhar algumas sugestões e dicas do que não deve mesmo deixar de ver e fazer neste paraíso do Mar Egeu!
>> Pesquisar alojamento em SANTORINI <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a Iati Seguros com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer em Santorini <<
2 Cidades a não perder
Oia – É a cidade mais a Norte da Ilha e também aquela que reúne mais turistas. É aqui que encontramos o verdadeiro cartão postal de Santorini – as famosas cúpulas azuis a contrastar com as casas pintadas de branco. Oia também é conhecida por ser o melhor lugar para apreciar o famoso pôr do sol da ilha. Ficar alojado nesta zona é substancialmente mais caro do que em qualquer outro lugar da ilha.
Fira – É a capital da ilha de Santorini e apesar de ser também muito bonita não chega ao nível de Oia (na nossa opinião). Recomendamos que visite a cidade logo pela manhã para evitar grandes confusões, uma vez que, esta é a porta de entrada para milhares de turistas que chegam à ilha através dos navios. Aqui encontramos opções de alojamento mais económicas em ralação a Oia.
Algumas vilas a ter em conta
Kamari e Perissa são outras duas localidades, estas bem mais sossegadas e pacatas onde podemos usufruir das famosas praias de areia vulcânica (areia preta).
Pyrgos é uma pequena vila tradicional e com uma vista excepcional da ilha. É a vila mais alta de Santorini e uma excelente opção para experimentar alguns pratos típicos gregos.
Imerovigli, Firostefáni, Megalochori, Emporio e Messaria são outras pequenas vilas que merecem uma visita e que são excelentes opções para quem pretende prolongar a sua estadia na ilha.
O que fazer em Santorini:
➤ Percursos Pedestres (caminhadas) – É uma das actividades mais óbvias, mas que por vezes é descorada ou até mesmo esquecida. Fazer uma boa caminha nesta ilha com a tranquilidade necessária, tem tanto de reparador como de fascinante. Seja dentro ou fora das vilas, o percurso vai certamente ser do seu agrado.
DICA: Nenhuma viagem a Santorini fica completa sem fazer o trilho pedestre de Fira a Oia. As aldeias pintadas de branco, debruçadas sobre o Mar Egeu, nos penhascos vulcânicos irregulares, são simplesmente de cortar a respiração. A caminhada tem uma extensão de aproximadamente de 10 km (3 a 5 horas). Recomendamos fazer este percurso logo nos primeiros dias da sua estadia pois é uma boa forma de se familiarizar com a ilha. O percurso passa pelas vilas pitorescas de Firostefáni e Imerovigli, bem como pelas cidades movimentadas de Fira e Oia.
➤ Conhecer a História da ilha – Se tiver interesse em história e gosta de saber mais sobre os nossos antepassados, então não deve perder uma visita às ruínas de Akrotiri. Este local arqueológico, foi outrora uma civilização minóica destruída pela erupção vulcânica de 1613 aC. Para complementar esta visita é interessante explorar também o Museu da Thera Pré-Histórica que fica localizado em Fira. O preço do bilhete combinado é de 12 euros (Adulto). Outro local de interesse arqueológico é a Antiga Thera que fica no topo de uma colina de onde se tem uma vista panorâmica soberba da região.
➤ Degustação de vinhos – A ilha é um bom destino para os apreciadores de bom vinho. Os que mais se destacam são os brancos secos e o famoso Vinsanto. Em Santorini existem algumas quintas que promovem a degustação de vinhos acompanhada com produtos locais. Para mais informações visite o site da Santorini Wines.
➤ Ver o pôr-do-sol – Esta obra da natureza está à disposição de todos a partir de qualquer lugar da ilha. Contudo, a vista mais privilegiada do pôr-do-sol é em Oia, onde milhares de pessoas se reúnem para admirar (e aplaudir) o cair da noite.
➤ Ir a banhos – Seja numa piscina de hotel, de um cruzeiro ao largo da caldeira ou numa praia de areia preta, refresque-se e relaxe com uma das melhores vistas sobre o mar Egeu. Se ao visitar a ilha, pretender dar um mergulho no mar, então estas são as praias a não perder: Kamari e Perissa (areia preta); Red beach (toda vermelha); Baía de Amoudi (o melhor lugar para nadar e saltar das rochas para o mar).
➤ Tours organizados – Existem muitas agências preparadas para ajudar com visitas a vinícolas, passeios arqueológicos, observação do pôr-do-sol e muito mais. A opção mais popular é um cruzeiro, e o itinerário clássico ocorre nas ilhas vulcânicas de Nea Kameni e Palia Kameni da caldeira, incluindo uma paragem na cratera do primeiro e nas fontes termais do último.
SUGESTÃO: A Get Your Guide é uma excelente opção para reservar os passeios, Tours ou visitas que pretende. Veja aqui as melhores sugestões para Santorini.
Onde ficar em Santorini:
Se tiver alguma disponibilidade financeira e for a sua primeira vez em Santorini, reserve um hotel na encosta da caldeira para experimentar uma sensação única e arrebatadora. Reserve, nem que seja por uma noite! Se optar por uma opção mais em conta, procure no interior das Cidades/vilas. Se o seu objectivo for fazer praia opte por ficar em Perissa ou Kamari. Aqui consegue mais tranquilidade e facilmente, através de transporte públicos, consegue deslocar-se a Fira ou a Oia.
Onde comer em Santorini:
A cozinha grega tradicional é tipicamente mediterrânica e por isso é comum na confecção dos pratos utilizarem muito azeite e ervas para o tempêro. A Mussaká, Gyros, Tzatziki e Souvlaki, são alguns nomes dos pratos mais conhecidos na Grécia. Para quem é vegetariano, como nós, não terá dificuldades em encontrar soluções para as refeições em toda a ilha!
>> Ver a lista de restaurantes com melhor pontuação em Santorini <<
>> Ver as melhores opções vegans/vegetarianas na ilha de Santorini <<
Para quem pretende opções vegetarianas ou vegans, destacamos os restaurantes: FalafeLAND, Katharos Lounge Vegan Meze Bar e 5 Senses Fresh | Healthy street food.
Quando ir a Santorini:
A época alta, por razões obvias é em Julho e Agosto. Nesta altura os preços disparam e a ilha está repleta de turistas. As melhores alturas para visitar Santorini é na primavera ou Outono. Contudo, não ponha de parte visitar este destino no Inverno. Os preços geralmente são mais baixos, a ilha está tranquila e o tempo por vezes pode estar de feição. Esta é uma das vantagens de escolher este destino pois o clima grego permite viagens ao longo de todo o ano!
Como chegar a Santorini:
Para chegarmos a Santorini, temos 3 opções:
- de avião – Algumas empresas de aviação têm opções de voos directos para o Aeroporto Internacional da Ilha ou então ligações com voos a partir de Atenas. No caso de Portugal, a Aegean Airlines tem voos directos de Lisboa para Atenas (terças, quintas e sábados). O preço médio ronda os 200 euros. Para o voo de Atenas a Santorini, o preço tem um custo médio de 50 euros. Pode pesquisar aqui os voos.
- de Ferry – Em alternativa ao avião, o trajecto de Atenas para Santorini pode ser realizado através de barco com partidas no porto de Pireu e com preços a rondar os 40/70 euros ida e volta. Pode reservar aqui o ferry.
- de Navio – Outra opção é chegar à ilha através de um navio de cruzeiro. Se não gosta de estar muito tempo no mesmo destino e se gosta de conhecer vários locais destintos numa mesma viagem então esta opção pode ser para si. A única desvantagem é que geralmente só dispõe de 1 dia para conhecer a ilha.
Alugar carro/mota em Santorini:
A forma mais prática de explorar e visitar Santorini é alugar um carro ou mota. É a única forma de chegar a muitos locais da ilha que são mais remotos e de difícil acesso! Outra vantagem, é que a maior parte dos parques de estacionamento em Santorini são gratuitos! Nós alugámos o nosso carro na SantoriniCarHire. Correu tudo muito bem e por isso, recomendamos esta empresa!
Outras informações de Santorini:
Moeda: Euro
Fuso horário: GMT +2 horas
Idioma: Grego
MAPA PARA VISITAR SANTORINI
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil situar-se e ter uma ideia geral da ilha quando visitar Santorini. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Comment
Magnifica