Elvas é a maior cidade do distrito de Portalegre e está muito próxima da cidade espanhola de Badajoz, (daí a célebre canção “ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”). Devido à sua posição estratégica, junto à fronteira com Espanha, a cidade de Elvas foi um dos mais importantes bastiões na luta pela independência de Portugal e a sua história ficou marcada pelas sucessivas guerras e batalhas, travadas, “às portas” das sua muralhas.
Visitar Elvas é viajar no tempo e ter a possibilidade de explorar um vasto e rico património militar que é classificado pela UNESCO como Património Mundial. O conjunto de fortificações da cidade, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é considerada a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo, possuindo um perímetro de aproximadamente 10 quilómetros e uma área de 300 hectares.
Apesar de todo o seu passado de guerra, os motivos de interesse para visitar Elvas não se esgotam no seu património militar. Existem inúmeras razões que justificam uma visita a Elvas, que com toda a certeza, é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Neste sentido, vamos partilhar os lugares que não deve perder na cidade, com muitas dicas e sugestões, para aproveitar ao máximo a sua estadia em Elvas.
>> Pesquisar alojamento no Elvas <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer em Elvas <<
No verão de 2020, numa acalmia da pandemia, tivemos a oportunidade de dar uma “espreitadela” à cidade de Elvas. Já lá tínhamos pernoitado, aquando de uma viagem a Espanha, mas, nessa altura, não tivemos disponibilidade de a visitar. Desta vez, a cidade foi o nosso foco, sobretudo o seu centro histórico, entre muralhas.
Para facilitar a visita à cidade de Elvas, organizamos um roteiro que propõe um belo passeio, onde é possível visitar a maior parte dos pontos de interesse, que fazem desta cidade um grande atractivo em pleno Alentejo. No final deste artigo pode encontrar um mapa interactivo com todos os locais a visitar em Elvas, assim como algumas das nossas sugestões para comer e dormir na cidade.


1- PRAÇA DA RÉPUBLICA
Para iniciar o roteiro pelo centro histórico de Elvas, sugerimos a visita à praça principal, a Praça da República. Localizada mesmo no central de Elvas, é uma praça muito acolhedora, rodeada de serviços e alguns pontos de interesse turístico como a Casa da Cultura, a antiga Sé de Elvas e o Posto de Turismo. Na praça podemos encontrar várias esplanadas que, são perfeitas para apreciar a beleza arquitectónica circundante, ao mesmo tempo que saboreia uma refeição ou bebida.
2- Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Ainda na Praça da República, não passa despercebida a bonita e imponente fachada desta igreja. O início da construção da Igreja da Nossa Senhora da Assunção, que fora Sé de Elvas entre 1570 e 1881, deu-se em 1517 sob alçada do arquitecto régio Francisco de Arruda que, em simultâneo, trabalhava do Aqueduto da Amoreira. O seu estilo arquitectónico original é o manuelino (observável nas portas laterais), embora já pouco seja visível devido às consequentes obras realizadas.
Aquando da nossa visita, a igreja, encontrava-se encerrada. Por esse motivo, não nos foi possível conhecer o seu interior. A entrada é gratuita!
3- Igreja das Domínicas
Contornando a Igreja da Nossa Senhora da Assunção pelo lado direito e subindo a rua, até ao Pelourinho, é possível encontrar, do lado esquerdo, a Igreja das Domínicas. Uma Igreja peculiar pela sua planta octogonal e cuja influência se pensa que virá da igreja que, anteriormente, aí existia, pertencente à Ordem Templária. Apesar do seu tamanho reduzido, a visita vale a pena.
A entrada é gratuita e é possível, através do interior da igreja, subir a um pequeno terraço (miradouro) e admirar uma magnifica vista panorâmica de Elvas. É com certeza a “cereja no topo do bolo” desta visita!



4- Pelourinho de Elvas
Mesmo em frente à Igreja das Domínicas, encontramos o Pelourinho de Elvas. Este Pelourinho, situado agora no Largo de Santa Clara, não é o original, mas sim uma reconstrução feita, por Vitalino de Albuquerque, a partir de gravuras e de restos do Pelourinho original. O Pelourinho original existiu em Elvas entre os séculos XVI e XIX, como sinal de autoridade, e esteve erigido na actual Praça da República.
5- Arco de Santa Clara
No mesmo Largo onde se encontra o Pelourinho de Elvas, destaca-se, formosamente, o Arco de Santa Clara. Também conhecido pelo seu nome original, “Porta de Tempre”, por alusão ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros que invadiram a muralha por este lado, data do século XIX e evidencia uma arquitectura romântica.
6- Igreja de Santa Maria de Alcáçova
Passando por baixo do Arco de Santa Clara, mais à frente vamos encontrar, à nossa direita, a Igreja de Santa Maria de Alcáçova que era, inicialmente, a principal mesquita de Elvas. No entanto, ao longo dos tempos foi sendo adaptada, tornando-se numa igreja cristã. Hoje, segundo dizem, a grande cisterna e vestígios de um mihrab são os únicos sinais da mesquita outrora existente. Aquando da nossa visita, a igreja encontrava-se fechada. A entrada é gratuita!
7- Rua das Beatas
Prosseguindo o nosso roteiro, a próxima paragem é uma das mais bonitas ruas de Elvas, ou talvez a mais bonita! Bem estreita, com casas caiadas de branco e com os contornos em tons de amarelo, com muitas plantas e flores a embelezar e a dar vida, a Rua das Beatas é, definitivamente, um lugar que vale a pena conhecer e apreciar. Aqui, é impossível ter pressa e a vontade de fazer disparar o abturador da máquina fotográfica incessantemente, é enorme!
A nossa sugestão, é que percorra calmamente a rua e vá observando atentamente todos os pormenores e detalhes que vai encontrando pelo caminho! Caminhar nesta rua, é uma viagem no tempo e um regalo para os olhos.




8- Castelo do Elvas
Percorrendo a Rua das Beatas até ao fim, chega-se ao Castelo de Elvas. Elevado a Monumento Nacional em 1906, o Castelo de Elvas foi o primeiro monumento com esta distinção em Portugal. Para essa distinção muito contribuiu o empenho de muitos elvenses, ao levarem a cabo a obra de restauro do Castelo que havia sido deixado ao abandono desde meados do século XIX.
ⓘ A entrada no interior do castelo é gratuita, no entanto, para subir e percorrer as muralhas é necessário pagar 2 euros.
Se não pretender adquirir o bilhete para as muralhas, e quiser ter, de igual forma, uma vista soberba, no largo do Castelo pode encontrar o Telescópio de Elvas (ver mapa). As vistas panorâmicas são excelentes mesmo a olho nu. Deste local, se observar com atenção, poderá identificar o Forte da Graça, o qual falaremos mais à frente!
Ainda no exterior do Castelo, sugerimos que visite o atelier do artista Luís Pedras, que é conhecido por fazer as famosas Roncas de Elvas. É graças a ele que as roncas ainda se mantêm com um símbolo e tradição da cidade de Elvas. Para além das roncas, poderá ver outras obras de arte, criadas pelo oleiro. É um local recheado de boa energia e que vale a pena visitar!




9- Mercado Municipal (Casa das Barcas)
Apesar de se encontrar fechado aquando da nossa visita, diz quem já lá foi que vale a pena fazer umas compras por lá. Não faltam produtos frescos da região, de cores e sabores imperdíveis. Outrora denominava-se a Casa das Barcas, pois era neste local que construíam e armazenavam as barcas que, posteriormente, eram utilizadas em operações militares, nomeadamente para atravessar a fronteira espanhola, nos rios Caia e Guadiana. Actualmente é o edifício que alberga o Mercado Municipal.


10- Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Construída no séc. XVII, sobre a Porta da Esquina das muralhas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida por Ermida de Elvas foi erguida com o objectivo de pedir protecção divina para a fortificação da cidade. Para além do edifício em si, que é composto por duas fachadas destintas, que lhe confere uma estética apelativa, deste local, também é possível ter uma das melhores vistas panorâmicas de Elvas e ao mesmo tempo apreciar de forma privilegiada um dos maiores símbolos da cidade – o Aqueduto da Amoreira.



11- Muralha e Fortaleza de Elvas
O acesso à cidade de Elvas é feito através de três portas duplas – Porta de Olivença, Porta de São Vicente e Porta da Esquina (na imagem abaixo) – todas elas com decorações bélicas e perfeitamente integradas nas muralhas da cidade. A cerca abaluartada de Elvas, é um sistema inspirado nos mestres holandeses que criaram a primeira grande fortificação holandesa. Actualmente, as Muralhas seiscentistas de Elvas são um exemplo vivo das fortificações do séc. XVII, revelando um estado de conservação exemplar e único no mundo.
A partir de vários pontos da cidade pode percorrer e observar com atenção esta magnífica construção que, de forma imponente e graciosa, rodeia a cidade de Elvas.
12- Aqueduto da Amoreira
Ao chegar a Elvas, é impossível não admirar o gigante que se coloca à nossa frente. Com uma extensão de aproximadamente 8 quilómetros, o Aqueduto da Amoreira é talvez o grande ex-libris da cidade. Desde sempre que a população de Elvas teve problemas com o abastecimento de água, muito por culpa dos períodos de seca que se fazem sentir na região, e esta construção foi fundamental e vital para o desenvolvimento da cidade. A parte principal do aqueduto chega a atingir os 31 metros de altura e pode ser admirado a partir de vários pontos da cidade. Um dos locais privilegiados para o fazer é na Capela de Nossa Senhora da Conceição, que já falamos anteriormente. Foi desse local que descolamos o nosso Drone e registámos as imagens que partilhamos a seguir.
13- Largo da Misericórdia
A partir da Porta da Esquina, seguimos percorrendo as estreitas ruas da cidade até chegarmos ao Largo da Misericórdia. Aqui, podemos encontrar e observar a Igreja da Misericórdia, parte do prédio da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, com cerca de 500 anos e uma pequena estátua em homenagem ao Rei D. Manuel I que, como diz na inscrição, deu o foral à cidade de Elvas. Próximo deste local, podemos encontrar vários restaurantes, perfeitos para uma paragem técnica e restabelecer energias.


14- Torre Fernandina
Seguindo pelo lado esquerdo da Igreja da Misericórdia, e a poucos metros à frente, encontramos a Torre Fernandina. Noutros temos a torre era conhecida por Torre Nova, sendo uma construcção do séc. XIV, na altura da edificação da segunda muralha islâmica. Entretanto já serviu de cadeia e actualmente alberga uma exposição dedicada às diversas fortificações da cidade de Elvas que é possível visitar.


Ainda no centro histórico de Elvas sugerimos, caso a sua estadia o permita, visitar a Igreja/Convento de São Domingos que é um exemplo extraordinário da arquitectura medieval, as Portas de Olivença que foram edificadas no reinado de D. Pedro II em homenagem às vitórias militares diante dos espanhóis e a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré que possui uma beleza única.
Se é um apaixonado pela cultura e gosta de visitar museus, em Elvas pode visitar alguns espaços bem interessantes e repletos de informação. A nossa sugestão vai para o Museu/Fábrica da Ameixa d’ Elvas, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu de Arqueologia e Etnografia, o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro e o Museu Militar de Elvas.
ⓘ A localização exacta dos locais mencionados pode ser encontrada no nosso mapa interactivo que se encontra no final do artigo.
19- Forte de Nossa Senhora da Graça
Situado numa grande elevação a Norte do centro histórico de Elvas, o Forte da Graça, também conhecido por Forte de Lippe é uma notável e impressionante construcção militar do séc XVIII. É considera por muitos historiadores, uma das mais poderosas fortalezas abaluartados do mundo. Património Mundial da Unesco, em conjunto com as muralhas e centro histórico de Elvas, com o Forte de Santa Luzia (que falaremos a seguir), com o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Domingos e de São Mamede, este monumento é imponente tanto por fora como por dentro.
Em 2015, foi alvo de uma intervenção, durante 11 meses, que recuperou todo o seu esplendor e graciosidade. Tivemos a oportunidade de o visitar com um guia e adorámos. A Alice (a nossa guia) foi espectacular na abordagem das várias temáticas relacionadas com o Forte da Graça e só temos a agradecer todo o conhecimento que partilho connosco. Pode fazer a visita sem guia mas não será a mesma coisa! Por mais 3€, compensa fazer a visita guiada, até porque o edifício é enorme e esconde muitos segredos.
PREÇO: O bilhete geral tem um custo de 5€ e a visita guiada custa 8€.
NOTA: Até ao final do ano de 2021, de acordo com as medidas municipais de apoio preventivo ao Covid-19, a entrada e gratuita.


20- Forte de Santa Luzia
O Forte de Santa Luzia é mais uma obra prima da arquitectura militar de Elvas que, o torna num dos melhores e mais genuínos exemplos de fortificações europeias. Actualmente, o monumento está adaptado a Museu Militar, onde podemos explorar e observar toda a história militar da cidade de Elvas, bem como vários artefactos de guerra que marcaram as diferentes épocas.
ⓘ A entrada é gratuita e está aberto todos os dias, excepto à segunda-feira, que está encerrado. Aliás, a maior parte das atracções na cidade encerra à Segunda-feira, por isso, tenha isso em conta na hora de programar a sua visita a Elvas.



AS NOSSAS SUGESTÕES
✈ QUANDO VISITAR – Qualquer altura do ano é boa para visitar a cidade de Elvas, no entanto, se é pouco tolerante ao calor, a nossa sugestão é que evite os meses de Julho e Agosto, pois nesta altura as temperaturas são muito altas e podem causar algum transtorno. Se gostar de ambientes festivos, o mês de Setembro é uma boa altura para visitar a cidade, pois é nesta altura que se realiza a Feira de São Mateus. No final do mês de Junho também se realiza o Festival Medieval que reporta Elvas para a idade média.
➳ ONDE DORMIR – Very Typical Hostel – foi onde ficámos alojados e só temos a dizer bem. Fica bem no centro histórico de Elvas e tem todas as comodidades para uma estadia perfeita. ✔ Testado e aprovado por nós! || Vila Gale Collection Elvas || Hotel São João De Deus || Casas do Largo
➳ ONDE COMER – Mercato Taberna/Lounge || Adega Regional || Restaurante A Coluna Wine & Food Gourmet || Restaurante Acontece – Pode encontrar as localizações exactas dos restaurantes no nosso mapa interactivo.
➳ ACTIVIDADES RECOMENDADAS – Uma das coisas que sugerimos fazer é percorrer as muralhas da cidade ao final do dia. Vai ter a oportunidade de admirar um belo pôr-do-sol. Um dos melhores lugares para o fazer é junto ao Castelo de Elvas. || Se pretender uma visita guiada à cidade de Elvas, recomendamos que faça uma Tour privada por Elvas. || Não deixe de visitar o atelier do artista Luís Pedras para ter uma experiência musical com uma Ronca de Elvas.
MAPA PARA VISITAR ELVAS
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da cidade de Elvas. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
#espreitarportugal
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.


Leave a reply