Antes de começar a transformação propriamente dita, é necessário garantir a limpeza e remoção de tudo o que pode atrapalhar o nosso trabalho daqui para a frente. Remova todo o tipo de painéis, em acrílico ou de madeira, que venham com a carrinha. Certifique-se que a instalação elétrica, visível no compartimento de carga, esteja bem isolada e colocada de forma a não estorvar ou ser danificada. Retire também, o separador metálico, entre a cabine e o compartimento de carga, caso o projecto assim o contemple. Posteriormente, proceda à remoção do lixo acumulado com uma vassoura ou com ajuda mecânica para começar a tratar da ferrugem.
Passo a passo para limpar, remover e tratar a ferrugem da carrinha
1- Preparação Inicial
Antes de começar qualquer trabalho, é importante garantir que tem as ferramentas certas e um ambiente adequado para realizar todo o processo. Tendo em conta a nossa experiência, este é o material que vai precisar para executar esta tarefa com sucesso:
– Luvas de proteção;
– Óculos de segurança;
– Máscara de proteção;
– Escova de aço, lixas e discos abrasivos;
– Removedor de ferrugem (produto químico).
– Desengordurante;
– Detergente neutro;
– Pano ou esponja macia;
– Esmalte antioxidante e anticorrosivo Hammerite;
– Sikaflex 522 e 221.
Aqui pode encontrar algum do material que utilizámos neste projecto.
2- Limpeza Geral da Carrinha
Antes de iniciar a remoção da ferrugem e a preparação para a transformação, a carrinha deve ser limpa de forma profunda para garantir que o trabalho seja feito num ambiente livre de sujidade e resíduos.
-
Remover todos os objectos soltos: Retire todos os objetos soltos do interior da carrinha, incluindo os bancos, tapetes e qualquer outro tipo de equipamento;
-
Lavagem exterior: Lave a carrinha por completo. Utilize um desengordurante para remover a gordura e a sujidade mais profunda da superfície exterior. Uma boa lavagem vai ajudar a expor áreas danificadas ou enferrujadas;
-
Limpeza interior: Aspire todo o interior para remover o pó, sujidade e resíduos. Limpe as superfícies com um pano humedecido em detergente neutro. Não se esqueça de limpar as fendas, cantos e áreas mais difíceis de alcançar.



3- Inspeção da Ferrugem
Com a carrinha limpa, é hora de inspecionar cuidadosamente as áreas afetadas pela ferrugem. Procure especialmente nos pontos mais vulneráveis, como as portas, cavas de rodas, parte inferior do veículo e nas zonas de soldagem:
-
Localizar as áreas enferrujadas: Procure manchas laranja ou zonas que tenham um aspecto “esfarelado” nas partes metálicas do veículo;
-
Identificar a gravidade da ferrugem: A ferrugem pode ser superficial ou pode ter corroído o metal de forma mais profunda. Se a ferrugem for superficial, será mais fácil de tratar, mas se for grave, pode ser necessário substituir partes da chapa ou realizar reparações de maior dimensão.
4- Remoção da Ferrugem
Agora que já localizou as áreas enferrujadas, é hora de tratar delas. Existem diferentes métodos, dependendo da intensidade da ferrugem:
Ferrugem Superficial
Lixar: Utilize uma escova de aço ou lixa (grão médio a fino) para remover a ferrugem da superfície. Lixe até que a área enferrujada desapareça e o metal fique liso e sem imperfeições. No nosso caso, o disco abrasivo, foi a ferramenta que demonstrou ser mais eficiente neste processo.
Remover a ferrugem: Aplique um removedor de ferrugem químico nas áreas afetadas. Este produto irá reagir com o metal enferrujado e remover a oxidação. Após o tempo recomendado, use uma escova de cerdas duras para esfregar e remover os resíduos da ferrugem.
Ferrugem Mais Profunda
Reparar a chapa: Se a ferrugem for muito profunda e houver buracos ou fragilidade da chapa, será necessário cortar a parte danificada e substituir com uma nova chapa metálica.
Soldar: Em casos graves, pode ser necessário soldar partes novas ou reparar com uma chapa metálica cortada para substituir a área enferrujada. Este processo deve ser feito por um profissional, caso não tenha experiência com soldagem.


5- Tratamento Pós-Ferrugem
Após remover a ferrugem, é fundamental proteger o metal exposto para evitar que a oxidação se repita. Aqui estão os passos que deve seguir:
-
Aplicar o primário Anticorrosão: Após lixar e remover completamente a ferrugem, aplique um primário anticorrosão nas áreas afetadas. Este produto cria uma camada protetora que ajuda a prevenir a formação de ferrugem no futuro.
-
Pintar: Após o primário secar, aplique uma tinta metálica resistente e apropriada para carros (pode ser tinta antirroubo ou tinta específica para o tipo de metal). Use várias camadas finas para garantir uma cobertura uniforme e duradoura. No nosso caso, utilizámos o Hammerite, que é um Produto 3 em 1: Primário, subcapa e acabamento. Tem uma boa adesão ao aço novo ou oxidado e evita o alastramento da corrosão e penetração da humidade. Neste caso dispensa a aplicação do primário.
-
Selar as juntas e fendas: Se houver rachaduras ou lacunas nas soldas, use um selante específico (nós utilizámos o Sikaflex 522) para preencher essas fendas e evitar a entrada de água, o que no futuro, pode causar ferrugem.


A preparação de uma carrinha para transformá-la numa autocaravana começa com a limpeza e com a remoção da ferrugem, dois passos essenciais para garantir que o veículo seja seguro, durável e pronto para as modificações necessárias. Se seguir este passo a passo, estará a criar uma base sólida para a sua nova autocaravana, permitindo que o projeto de conversão seja bem-sucedido e duradouro.
Se seguir todas estas etapas com paciência e cuidado, a sua carrinha estará pronta para ser transformada numa casa perfeita sobre rodas!
NOTA: Se pretende viajar para regiões com um clima húmido ou costeiro, pode ser pertinente aplicar um revestimento anti-gravilha na parte inferior da carroçaria do veículo para o proteger contra a ação do sal e da água. No nosso caso, aplicamos o Sikagard®-6440, que é uma pintura de protecção à base de borracha, durável, tixotrópica, com propriedades muito boas de resistência à ferrugem e de insonorização. É apropriado para protecção da parte inferior da carroçaria e protecção anti-gravilha, com um excelente desempenho final.
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply