Conhecida por ser a antiga sede da Ordem dos Templários, Tomar é uma cidade lindíssima, encantadora e com uma riqueza artística e cultural incontornável! Situa-se nas margens do rio Nabão, e é uma das cidades históricas de Portugal, onde o seu expoente máximo está no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento. Com um centro histórico encantador, um bonito parque ribeirinho frequentado por cisnes, patos e garças e uma exuberante Mata, Tomar é sem sombra de dúvidas um destino imperdível e com vários pontos de interesse.
Com tanto para ver e fazer, vamos partilhar consigo o que não deve perder numa visita à Cidade de Tomar.
>> Pesquisar alojamento em Tomar <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
Convento de Cristo
Entrada: 6€ | Domingos e feriados gratuito até às 14h.
Integrado no castelo e construído a partir da Charola do século XII, o Convento deu abrigo à Ordem de Cristo a partir do século XIV. Este colossal edifício guarda memórias de figuras incontornáveis da História de Portugal como as do Infante D. Henrique, que mandou construir dois claustros e a sua residência; de D. Filipe II, que se tornou rei de Portugal nas cortes de Tomar, que ordenou a conclusão do claustro principal e a edificação do Aqueduto dos Pegões! Património Mundial da Unesco, este edifício é uma visita imperdível em Tomar!
Castelo Templário
Incluído na visita ao Convento de Cristo
Mandado construir pelo mestre D. Gualdim Pais, em 1160, à semelhança dos castelos do Médio Oriente, com técnicas de defesa que se revelaram eficazes em batalhas contra os mouros, durante a dinastia de D. Afonso Henriques. O edifício estava dividido em três partes: a Almedina, a Praça das Armas e a Alcáçova. As muralhas abraçavam ainda a Charola, construção religiosa cilíndrica, que mais tarde foi adaptada para cabeceira da igreja manuelina. No século XIV sofreu grandes alterações com o desenvolvimento do Convento de Cristo.
MATA NACIONAL DOS SETE MONTES
Entrada: Gratuita
Em terras que já pertenciam aos templários surge, com a Ordem de Cristo, esta Mata murada, conhecida como a Cerca do Convento, um espaço de recolhimento e cultivo, mais tarde abastecido pelo sistema de rega filipino. Este parque é o pulmão da cidade e é o local ideal para um passeio romântico ou em família. Se pretende explorar com algum detalhe a Mata Nacional dos Sete Montes, reserve pelo menos 2 horas pois o parque é bastante extenso.
AQUEDUTO DOS PEGÕES
Visita gratuita
O aqueduto foi projectado no reinado de Filipe I por Pedro Fernandes Torres, que iniciou a obra em 1597 com o objectivo de encaminhar a água a partir de quatro nascentes diferentes, situadas nos arredores da cidade, até ao Convento de Cristo. A sua estrutura é semelhante à dos aquedutos de Elvas e Évora, tem uma extensão de 6 quilómetros e é composto por 180 arcos de volta perfeita que, no vale dos Pegões (a zona de maior declive), assentam num conjunto de 16 arcos quebrados que lhe conferem toda a sua imponência e beleza. A parte mais bem conservada deste aqueduto fica a cerca de 4 km do centro da cidade. Por este motivo será necessário um meio de transporte para lá chegar. Nós optámos por ir de Tuk Tuk como falaremos mais abaixo.
IGREJA DE SANTA MARIA DO OLIVAL
Entrada gratuita
Nesta igreja gótica do século XIII, construída sobre um mosteiro beneditino, reside a alma dos templários desde os primórdios da nação. Foi Panteão de Cavaleiros, como o Mestre D. Gualdim Pais, cuja lápide ainda hoje aqui permanece. A mesma pode ser observada no chão da Igreja onde uma grande pedra se sobressai. Para além dos sinais templários, destaca-se a rosácea e a torre sineira, antiga torre de vigia romana. Acredita-se que a partir desta torre existiu um túnel que fazia a ligação entra a Igreja e o Castelo Templário de Tomar.
PARQUE DO MOUCHÃO
Este parque é um autêntico oásis no centro histórico de Tomar e um local de eleição para quem visita a cidade e pretende relaxar! Aqui podemos observar a Roda do Mouchão, uma nora hidráulica em madeira, com traços árabes, que recorda os tempos em que o seu girar abastecia de água os moinhos, lagares e o cultivo das margens do rio Nabão. Neste parque é frequente termos a companhia de cisnes, patos e até mesmo garças. É o local perfeito para fazer um piquenique e uma pausa durante a sua visita à cidade de Tomar.
PONTE D. MANUEL I OU PONTE VELHA
Localmente conhecida como “Ponte Velha“, esta estrutura é uma obra de arte que, tendo atravessado vários séculos e sofrido diversas alterações, em particular no século XVI, preserva a linha arquitectónica romana. Daqui temos uma das vistas mais soberbas das muralhas do Castelo Templário e do Convento de Cristo, que no topo, coroam a Corredoura, principal artéria do centro histórico. Para uma experiência ainda mais agradável, sugerimos que visite este lugar ao final da tarde.
CENTRO CULTURAL DA LEVADA
Antigos Lagares d’El Rei e Moinhos da Ribeira da Vila
Esta zona envolvente do rio Nabão já era mencionada no primeiro Foral de Tomar de D. Gualdim Pais (1162) como o lugar onde se localizavam os moinhos para moer cereais, e os lagares para o azeite. Actualmente, o espaço encontra-se em processo de valorização, através de um projecto promovido pelo Município! No local ainda podemos observar algumas máquinas e instrumentos utilizados na época para processar os cereais e o azeite.
PRAÇA DA REPÚBLICA
Ao entrar na Praça, está em pleno coração da cidade. Aqui estão, frente a frente, o poder temporal, nos Paços do Concelho, e o poder sagrado, na Igreja de São João Baptista (na imagem), edifício que foi erguido paredes meias com a Corredoura (tradicional rua comercial), onde apresenta uma fachada gótica e uma torre octogonal manuelina. Ao centro da praça, rodeado por respeitáveis edifícios, eleva-se a estátua de D. Gualdim Pais, Mestre Templário e fundador de Tomar.
MUSEU DOS FÓSFOROS
Entrada: Gratuita
Este museu localiza-se num dos claustros do Convento de S. Francisco e conserva uma coleção superior a 80 mil caixas, etiquetas e carteiras de fósforos doada por Aquiles da Mota Lima ao Município de Tomar em 1980. A colecção representa cerca de 127 países do mundo e está distribuída por sete salas contíguas. As secções da exposição estão divididas em 3 períodos: de 1827 a 1895; de 1895 a 1910; de 1910 à actualidade. Se tiver oportunidade não deixe de visitar este museu. É único e divertido!
SINAGOGA DE TOMAR
Entrada gratuita
A Sinagoga de Tomar é a única sinagoga do século XV construída de raíz, que ainda hoje se mantém de pé em Portugal. Actualmente alberga o Museu Luso-Hebraico de Abraão Zacuto onde é possível observar algumas lápides funerárias provenientes de vários locais de Portugal e ainda conhecer algumas moedas do tempo do reinado de D. Afonso V. Se visitar este edifício, repare nos quatro cantos da sala onde estão incorporados 8 vasos de barro (2 em cada canto). Crê-se que foram instalados por razões acústicas.
O QUE FAZER
Uma das melhores formas de conhecer a história que envolve cada um dos monumentos da cidade e os seus misteriosos segredos, é fazer um percurso de Tuk Tuk. Nós fizemos um dos muitos roteiros disponíveis na Tuk Lovers e foi uma experiência maravilhosa. A Catarina, a nossa driver/guia, foi excelente e deu-nos a conhecer o que faz de Tomar um local único e especial! É uma sugestão divertida e confortável de conhecer a cidade de Tomar.
Preço: a partir dos 10 €
ONDE DORMIR
A nossa sugestão!
Durante a nossa estadia em Tomar optamos pela Quinta da Cotovia. Uma quinta com alojamento diversificado, permitindo uma escolha à medida e gosto de cada um. No local impera o sossego, acompanhado de sons da natureza que nos permitem puros momentos de meditação. É este equilíbrio natural, que faz deste lugar um pequeno paraíso! Veja o nosso post sobre este alojamento aqui.
ONDE COMER
A nossa sugestão!
Não faltam opções de restauração na cidade mas a nossa escolha acabou por recair no Restaurante Italiano – La Bella. Fizemos mais que uma refeição no La Bella e ficámos bastantes satisfeitos com o serviço e qualidade da refeição. Por este motivo o recomendamos! Está bem localizado, a poucos metros da Praça da República no centro histórico da cidade!
O QUE COMER
Não deixe de experimentar os famosos doces conventuais tomarenses! A doçaria tem como especialidade exclusiva de Tomar, as “Fatias de Tomar”. Nas várias confeitarias há Castanhas Doces, Queijadas de Amêndoa, Doces, de Chila, Fios de Ovos, e os provocadores “Bolos de Cama” e os “Beija-me Depressa”. Nós escolhemos a pastelaria Estrelas de Tomar para experimentar as Queijadas de Amêndoa… são uma delicia!
FESTA DOS TABULEIROS
Uma tradição secular!
Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros realiza-se de quatro em quatro anos e é o maior evento realizado na cidade de Tomar e um dos mais antigos de Portugal. É uma festa com uma enorme importância e tradição na cidade, que atrai milhares de pessoas e que transforma Tomar num autêntico epicentro de cor e alegria. A benção dos tabuleiros, as ruas ornamentadas, as colchas colocadas nas janelas, o cortejo dos tabuleiros, onde centenas de raparigas transportam à cabeça os tabuleiros, é um espectáculo inesquecível. Sugerimos que pelo menos uma vez, visite a cidade de Tomar no decorrer da Festa dos Tabuleiros. É imperdível! Veja as fotos que registámos em 2019 e delicie-se.
MAPA PARA VISITAR TOMAR
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da cidade de Tomar. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
#espreitarportugal
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Comment
[…] WordPress […]