Localizada no norte de Portugal e no sudeste da Galiza, a Rota Termal e da Água é um percurso que liga o património balneário de Verín (em Espanha) com o de Chaves e Vidago. Esta rota permite-nos explorar a Eurocidade Chaves-Verín, o destino Europeu com maior concentração de águas termais e mineromedicinais, utilizadas já desde a época romana, e que é uma referência do termalismo do sul da Europa.
A Rota Termal e da Água , com uma extensão aproximada de 47 km, percorre as nascentes das águas mais representativas desta região e danos a possibilidade de descobrir e experimentar as sua propriedades. É um excelente passeio para fazer num dia, sozinho ou em família, numa espécie de road trip pelas nascentes das águas termais. Aqui vamos partilhar todas as nossas dicas e sugestões para usufruir deste destino da melhor maneira e algumas imagens para o inspirar a viajar até Chaves e Verín.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
A Rota Termal e da Água pode, perfeitamente, ser feita num dia mas no nosso caso, optamos por ficar mais alguns dias na região para explorar outros pontos de interesse. Escolhemos a vila de Vidago para ficarmos alojados e o Perfume Primavera Hotel foi a escolha natural e acertada. Se pretende ficar alguns dias na região, este hotel é uma excelente opção para descansar e relaxar. Nós adorámos e partilhamos alguma imagens do espaço.





Antes de iniciar a Rota Termal e da Água, sugerimos que se desloque a um dos postos de turismo existentes na região (pode ver as localizações no mapa interactivo deste artigo) e solicitar, gratuitamente, o Kit de Termalista. O kit é composto por um guia, um copo oficial da rota, um lápis e um passaporte da Rota Termal e da Água. O elemento central do kit é o passaporte que serve de guia de viagem e, ao mesmo tempo, permite-nos validar a passagem pelas diversas nascentes. No final, se obter a totalidade dos carimbos poderá obter o Diploma de Embaixador das Águas Chaves-Verín.
Depois de obter o Kit de Termalista, comece a aventura e descubra as 6 nascentes, localizadas nas três localidades (Vidago, Chaves e Verín) e saboreie a excelente qualidade das águas minerais. Para validar a sua passagem, não se esqueça de carimbar, com a ajuda do lápis, o Passaporte junto das placas de sinalização. Aproveite também para desfrutar da envolvência natural e urbana antes de seguir viagem! Quando concluir a rota, mostre o seu passaporte com os seis carimbos em qualquer posto de turismo da eurocidade e receba o seu diploma de embaixador.


ROTEIRO DE 3 DIAS
No nosso caso, como estávamos alojados em Vidago, o primeiro carimbo a estampar no passaporte foi o das Fontes de Vidago que fica localizado no extraordinário Parque Centenário de Vidago. Criado em 1910, este parque natural, rodeia o luxuoso e imponente Vidago Palace Hotel. Aqui, é impossível ficar indiferente perante a majestosidade e tranquilidade deste espaço, que com 100 hectares de parque e floresta é uma autêntica fonte de inspiração e paz.
Ao entrar pelos grandes portões de ferro do Parque Vidago, somos logo confrontados com a faustosa alameda principal que, em conjunto com o bosque encantado, repleto de plátanos, magnólias, cameleiras, azevinhos e pinheiros, envolvem de forma encantada, a belíssima fachada ocre avermelhada do Vidago Palace Hotel.
Sugerimos que percorra o Percurso Pedestre existente no parque, onde poderá desfrutar da natureza envolvente num trilho inesquecível, que explore as 4 fontes de águas minerais (duas das quais ainda estão activas) que se encontram dispersas pelo Parque Vidago e que aprecie o relvado do Vidago Palace Wolf Course que é considerado um dos melhores campos de golfe da Europa.
No final não se esqueça de experimentar as famosas águas de vidago (Fonte Viadago nº 1) que, por serem de mineralização total, são excelentes para o tratamento de diversas patologias.
ⓘ A entrada no Parque de Vidago é gratuita. O carimbo para registar a sua passagem por Vidago, encontra-se junto aos portões do parque.
HORÁRIO DO PARQUE DE VIDAGO
➤ Maio a Outubro, das 08h às 19h || Novembro a Abril, das 08h às 18h
FONTE Nº 1
➤ Domingo, Quarta e Quinta, das 09h30 às 18h || Sexta e Sábado, das 10h30 às 19h30










Durante a tarde, resolvemos permanecer o resto do dia em Vidago e conhecer um pouco mais desta pequena vila e da sua zona envolvente. Para isso, fizemos o Trilho da Ribeira de Oura (PR1 CHV), que tem uma extensão de 8800 metros e um percurso circular. Para além de alguns pontos de interesse, localizados na vila de Vidago, como por exemplo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Balneário Termal de Vidago, parte deste percurso leva-nos a conhecer o património imóvel da pitoresca Aldeia de Oura, onde tivemos a oportunidade de visitar o Solar de Oura, uma Casa senhorial do século XVIII e que vale a pena conhecer ou caso pretenda, ficar alojado.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição



Balneário Termal de Vidago




Solar de Oura
No segundo dia da nossa estadia na região do Vale do Tâmega, iríamos tentar encontrar e estampar os restantes carimbos em falta no nosso passaporte. Partimos de Vidago bem cedo, e seguimos pela Estrada Nacional 2, em direcção a Chaves, que seria o nosso próximo destino. Claro está que, a primeira paragem foi nas Termas de Chaves (Chaves Termas & Spa) que ficam localizadas na Alameda do Tabolado, num espaço bastante agradável, junto ao Rio Tâmega.
Próximo das muralhas medievais da cidade, encontramos a Fonte do Povo, onde podemos experimentar as águas das Caldas de Chaves, que brotam a 73ºC. Actualmente, estas águas são reconhecidas pela ciência médica com um remédio natural e eficaz para o tratamento de várias doenças.
ⓘ O carimbo das Termas de Chaves está localizado no acesso ao Jardim do Tabolado.
CURIOSIDADE: Os Romanos foram os primeiros a fundar a cidade em redor das fontes termais. Deram-lhe o nome de Aquae Flaviae, em honra do imperador Tito Flavio Vespasiano, nome que derivou para o actual de Chaves.
Já com o segundo carimbo no passaporte, e antes de rumar à terra “de nuestros hermanos”, fomos explorar e conhecer alguns dos pontos de interesse da cidade de Chaves. Um dos mais emblemáticos é o Castelo Medieval que, nos dias de hoje, conserva a Torre de Menagem e os restos das muralhas que circundavam a antiga cidadela. Sugerimos que percorra a pé o centro urbano de Chaves e que espreite os seguintes atracções: a Câmara Municipal de Chaves, o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja da Misericórdia, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, o Pelourinho, as Varandas da Rua Direita e a Ponte Romana também conhecida como Ponte de Trajano.
SUGESTÃO: No acesso à Ponte de Trajano, é possível visitar o museu das Termas de Chaves, o Aquae Flaviae.

Jardim do Tabolado

Fonte do Povo no exterior do Chaves Termas & Spa

Castelo de Chaves

Varandas da Rua Direita




Depois de uma manhã bem passada na cidade de Chaves, era a vez de rumar em direcção a Espanha em busca dos quatro carimbos em falta no passaporte da Rota Termal e da Água. O destino foi a vila de Verín que é uma referência industrial, no que diz respeito às águas minerais, e que tem um património termal invejável.
A primeira paragem que fizemos foi no balneário de Cabreiroá, que fica localizado a um quilómetro do centro histórico de Verín. Neste roteiro, este foi dos espaços que mais gostámos de visitar pela envolvência natural e organização do espaço. O recinto termal de Cabreiroá, é considerado o mais completo do Vale do Tâmega a norte da fronteira. De facto, o ambiente do parque convida a um passeio relaxante, em pleno contacto com a natureza.
Para além dos seus jardins, os grandes destaques de Cabreiroá vão para a fachada do antigo hotel balneário que foi o maior que a vila de Verín já teve e para o pavilhão das águas de Cabreiroá que mantém a sua estrutura original e centenária.
Nos dias de hoje, a marca Cabreiroá é bastante conhecida em Espanha pela forte presença no mercado das águas minero-medicinais. A sua composição é semelhante às restantes águas que podemos encontrar em Verín: alcalinas com um sabor agradável. A ingestão destas águas é indicada para o tratamento de problemas do aparelho castro-hepático e para os transtornos urinários.
ⓘ O Carimbo da Nascente e Jardins de Cabreiroá pode ser encontrado em frente à entrada da buvette (Pavilhão das Águas de Cabreiroá) onde é possível ingerir a água.
CURIOSIDADE: Nas portas da buvette, encontra-se exposto o resultado da análise higiénica da nascente de 1905. Entre as assinaturas, destaca-se o nome de Santiago Ramón y Cajal, prémio Nobel da Medicina em 1906.





De Cabreiroá seguimos até às águas de Fontenova. Ao chegarmos ao recinto, somos recebidos por uma fonte exterior que é frequentemente usada pelos habitantes de Verín. É aqui que podemos experimentar a água de Fontenova, uma água de mineralização débil. Ao fundo, podemos observar o edifício que contém a nascente histórica e que outrora foi um centro médico especializado em desordens digestivas, urinárias e reumáticas. Nas traseiras, estão a instalações de engarrafamento, que ainda hoje se encontram em funcionamento.
ⓘ O carimbo de Fontenova encontra-se à entrada do recinto, junto à fonte.


A poucos metros de Fontenova, encontramos a marca veterana das águas de Verín. As Águas de Sousas são uma das mais antigas da Galiza e marcam o nascimento de Verín como uma grande vila termal, ao mesmo tempo que Vidago era considerado o grande centro termal de Portugal. Das primeiras instalações que datam de 1859, apenas a antiga buvette se manteve até aos dias de hoje. É no seu interior que se encontra a fonte.
ⓘ O carimbo da Fonte de Sousas encontra-se na lateral da buvette.
CURIOSIDADE: Diz-se que, no tempo de Napoleão, o exército invasor francês teve conhecimento das propriedades das águas de Sousas quando os soldados adoeceram e posteriormente curaram-se após a toma das águas.


Por último e um pouco mais distante do centro histórico de Verím, fomos em busca da Fonte do Sapo onde estamparíamos o ultimo carimbo. Esta fonte fica situada num lugar isolado e em pleno contacto com a natureza. Um claro convite para aqueles que procuram um local tranquilo e relaxante. A partir da estrada de alcatrão podemos seguir de carro por um estreito caminho ate chegar à fonte. A nossa sugestão é que deixe o carro junto à estrada e siga o trilho pedestre que acompanha um pequeno ribeiro que nos leva até à Fonte do Sapo. É um trilho muito bonito e vale a pena!
ⓘ O carimbo da Fonte do Sapo fica localizado junto à fonte que tem a cobertura.


Antes de regressarmos a Vidago, ao nosso alojamento, ainda fomos visitar o Castelo de Monterrei que fica a pouca distância do centro histórico de Verín. Localizado estrategicamente no alto de uma colina, o Castelo de Monterrei é uma das fortalezas medievais mais bem conservadas da Galiza. Vale a pena subir os 22 metros de altura da Torre de Menagem e observar das alturas, a vista panorâmica sobre o vale do Rio Tâmega. A entrada é gratuita.



O último dia deste roteiro ficou reservado para o Parque Termal de Pedras Salgadas que fica situado a poucos quilómetros da vila de Vidago. Este parque, com 20 hectares de extensão, é um autêntico refugio na natureza e o local perfeito para um passeio relaxante. É deste local que brota a famosa Água das Pedras que pode ser encontrada em qualquer lugar de Portugal.
O Pedras Salgadas Spa & Nature Park tem há disposição, de quem o visita, várias actividades e propostas de alojamento, bastante atractivas. Os percursos pedestres, o arborismo, o ténis e os passeios de bicicletas são algumas das actividades que podemos usufruir no recinto. Em relação ao alojamento, as Eco Houses e as Tree Houses são uma excelente opção para uma estadia em perfeita comunhão com a natureza. O parque dispõe ainda de um Spa Termal que fará as delícias dos amantes do termalismo. A entrada no parque é gratuita.
CURIOSIDADE: Há algum tempo atrás, a água de Pedras Salgadas era transportada nos Barcos Rebelos, os mesmos que desciam o Rio Douro com o famoso Vinho do Porto, a caminho de todo o mundo.







Este foi o nosso roteiro pela Rota Termal e da Água. Foram 3 dias a explorar uma região incrível e repleta de bons motivos para ser visitada no norte de Portugal. Esperamos que as nossas sugestões, dicas e imagens sirvam de inspiração e ajuda para preparar a sua viagem. Alguma dúvida ou questão, escreva nos comentários que seremos breves na resposta. Boas Viagens!
AS NOSSAS SUGESTÕES
➳ ONDE DORMIR – Em vidago: Primavera Perfume Hotel || Vidago Palace Em Chaves: Forte De Sao Francisco Hotel || Hotel Premium Chaves – Aquae Flaviae || Guest House Chaves Em Verín: Lugano || Hotel Villa de Verín Em Pedras Salgadas: Pedras Salgadas Spa & Nature Park
➳ ONDE COMER – Em vidago: Restaurante Bellissima Pizza-Café || Restaurante O Mário Em Chaves: Le Kiosque à Pizzas || Restaurante Atrium Em Verín: Lugano || Casa do Pulpo Em Pedras Salgadas: Restaurante Refúgio || Pizzaria Belandré
➳ ACTIVIDADE RECOMENDADA – Se a sua estadia o permitir ou se for repetente neste destino, uma actividade bastante interessante para se fazer nesta região é percorrer a pé ou de bicicleta a Ecovia Transfronteiriça do Tâmega que liga Chaves a Verín. A totalidade do percurso é de 30 quilómetros e é feito sempre na companhia do Rio Tâmega. Um passeio perfeito para fazer sozinho, em família ou com amigos.
MAPA DA ROTA TERMAL E DA ÁGUA
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Rota Termal e da Água. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.


Leave a reply