A cidade de Pisa foi, desde o início, um destino “pendente”. Visitar Pisa ou não, dependeria de como todo o percurso corresse até lá. Após sair de Florença, o objectivo seria seguir para Ancona e fazer a travessia de ferry para a Croácia. Ir a Pisa implicaria fazer um percurso extra, em sentido oposto. Mas, foi por esse percurso extra que optámos. Fomos a Pisa, apenas para sentir o local e tirar algumas fotos. O tempo não daria para mais. Da estação (Piazza della Stazione) seguimos a pé, cerca de meia hora, até à Piazza del Duomo ou Campo dei Miracoli, como também é conhecida.
>> Pesquisar alojamento em PISA <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a Iati Seguros com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer em Santorini <<
Praça da Catedral
Quando chegámos à Piazza del Duomo, o aglomerado de turistas era já bem visível, aumentando progressivamente em poucos minutos. Passeámos, calmamente, pela praça e tirámos algumas fotos. Admirámos a beleza exterior dos edifícios e as suas magníficas características arquitectónicas mas, não tentámos sequer a visita ao interior, pois perderíamos todo o tempo disponível nas filas.
A Torre Inclinada
A Torre de Pisa é também muito conhecida pelo nome de “Torre Inclinada” pela sua óbvia e visível inclinação. É tão famosa que se tornou atracção turística e atrai, diariamente, um desmedido número de turistas à Piazza del Duomo.
A torre foi obra do engenheiro Bonnano Pisano e a sua construção iniciada em meados do ano de 1173. O objectivo seria albergar, após a sua conclusão, o sino da catedral. Mas, as dificuldades surgiram logo após a construção dos primeiros pisos, quando a torre começou a evidenciar alguma inclinação. A composição do solo será, eventualmente, a causa para tal acontecimento. A resolução do problema arrastou-se durante séculos, nunca tendo sido completamente eficaz. Acredita-se que após a obra de 1997-2001, que reforçou a base da estrutura, a torre tenha ficado estável e segura por muitos e longos anos.
A Catedral
A construção desta Catedral de estilo Românico-Toscano foi iniciada em 1064, tendo sido o projecto da responsabilidade de Buscheto, um arquitecto grego. A sua fachada actual foi idealizada pelo arquitecto Rainaldo, responsável também pela ampliação da catedral. As portas de bronze que possui foram somente acrescentadas aquando da remodelação da catedral após o incêndio de 1595.
O Batistério
O Batistério é um monumento de cariz religioso, integrado do complexo monumental e arquitectónico da praça e construído em homenagem a São João Baptista. O início da sua construção é datado de 1152 pelo que já é possível verificar um estilo arquitectonico de transição, com características românicas e influências do estilo gótico. A sua beleza e grandiosidade dimensional tornam este Batistério, a maior construção do género em todo o país.
O Camposanto
O Camposanto não é mais do que o cemitério da catedral, albergando os túmulos que antes se encontrariam “espalhados” em redor da mesma. Designa-se de “Campo Santo” porque se acredita que a terra do local se encontra misturada com terra trazida da Palestina na altura das Cruzadas. Este é o monumento mais recente de toda a praça tendo sido construído em meados de 1277, por Giovanni di Simone.
Considerámos esta visita como um pequeno passeio, descontraído, por Pisa. Passeámos, rimos, fotografámos… e despedido-nos, pouco a pouco, da cidade. Percorremos toda a rota em sentido inverso, até chegarmos novamente à estação ferroviária. Estava na hora de avançar para Ancona, rumo ao terminal de navios, para uma travessia nocturna até à cidade croata de Split.
“Cidade de Pisa em Fotos”
MAPA DE PISA
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral do destino. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
Florença: roteiro e crónica de viagem!
Veneza: guia e roteiro de viagem
Milão: crónica e roteiro de viagem!
Dubrovnik: guia e roteiro de viagem
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Comment
[…] umas pequenas alterações ao roteiro, decidimos deixar Florença umas horas mais cedo e visitar Pisa no 3º dia, antes de seguir viagem para Ancona(onde apanharíamos o ferry para uma travessia […]