Nos tempos em que viajar não é, propriamente, sinónimo de segurança. Em que há o dever cívico de permanecer em casa, pela segurança de todos. Há que procurar uma forma de continuar a aprender, a adquirir novos conhecimentos e alimentar o sonho de novas aventuras, a concretizar num futuro próximo!
Um livro! Sim, um livro! Um livro ensina, inspira e fortalece o sonho. Por essa razão, sugerimos alguns livros de viagem para que possa criar e/ou revigorar o seu sonho.
Lembre-se! “O sonho comanda a vida.”
ⓘ Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, se comprar algum livro através dos nossos links, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda na manutenção do blog e criação de novos conteúdos!
O Grande Bazar Ferroviário
***
O Grande Bazar Ferroviário é o relato emocionante que Paul Theroux faz da sua épica e invejável viagem de comboio entre a Europa e a Ásia. Repleta de evocativos nomes de comboios lendários – o Expresso do Oriente, o Correio de Khaibar para o Entroncamento de Lahore, o Correio de Deli proveniente de Jaipur, ou o Expresso Transiberiano, entre outros -, descreve lugares, culturas e paisagens (florestas e estepes, subúrbios e desertos) que atravessou e as pessoas fascinantes que conheceu e que o acompanharam ao longo de milhares de quilómetros.
De farrapos de tagarelice a monólogos solitários, passando por conversas com passageiros de ocasião, este é um maravilhoso resumo das românticas e inesperadas alegrias das viagens de comboio – e do sabor da liberdade.
***
Por Este Reino Acima
***
Uma viagem ao alcance de todos, para fazer sozinho, em família ou com amigos.
Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe aventurou-se por percursos que todos pensamos conhecer, mas ainda com muito por explorar. Foram 8 dias de caminhada, 200 km de distância entre Lisboa e Coimbra, 25 km por dia, deixando se deslumbrar pelos encantos do nosso país.
Ao percorrer trilhos de outros tempos, o autor evoca o período medieval, relembra como se caminhava há mais de oitocentos anos e reitera como ainda temos tanto a descobrir em Portugal.
A caminhada de Gonçalo Cadilhe, inspirada na viagem que o jovem Santo António terá feito no início do século XIII, por bosques e planícies bem no coração de Portugal, atravessa várias dimensões da atividade física à componente espiritual, da reconstrução histórica à (re)descoberta das belezas no nosso país.
***
A Arte de Viajar
***
Em A Arte de Viajar, Alain de Botton fala dos prazeres e desilusões de viajar. Tratando, entre outras coisas, de aeroportos, tapetes exóticos, romances de férias e minibares de hotel, este livro cheio de humor, surpreendente e provocador, revela as motivações escondidas, expectativas e complicações das nossas viagens por esse mundo fora. Acompanhando-o nesta viagem encontram-se escritores, artistas e pensadores que foram inspirados pela viagem em todas as suas formas: Gustave Flaubert, Edward Hopper, Baudelaire, Wordsworth, Van Gogh, Ruskin – todos eles preparados para nos darem as suas visões sobre o curioso negócio de viajar. O antídoto perfeito para aqueles guias que nos dizem que fazer quando lá chegarmos, A Arte de Viajar tenta explicar porque é que escolhemos tal sítio em primeiro lugar – e sugere, modestamente, como podemos aprender a ser mais felizes nas nossas viagens.
***
O Velho Expresso da Patagónia
***
Um grande clássico da literatura de viagens, agora na série Terra Incognita: «O fim do mundo é um lugar.»
Paul Theroux saiu de sua casa em Medford, no Massachusetts, numa manhã de mau tempo e apanhou o comboio suburbano para Boston. Aí chegado, apanhou outro comboio para Chicago, e assim sucessivamente, até ao percurso final no Velho Expresso da Patagónia, que o levou à mítica e remota região do Sul da América, passando por Buenos Aires – onde encontra Jorge Luis Borges -, atravessando o México, a Guatemala, San Salvador, a Colômbia, o Peru. Um relato de encontros, rostos e histórias. Tudo termina com uma frase maravilhosa: «O fim do mundo é um lugar». A grande obra-prima que reinventou a arte da literatura de viagens.
***
Bornfreee – O Mundo é uma Aventura
***
Livro de crónicas que narra como o autor conheceu em viagem Muammar Kadhafi, tentou entrar no KGB, explorou o maior campo de refugiados do Mundo, privou com povos guerreiros na Etiópia, esteve para morrer no Laos ou, entre outras, ouviu histórias de descendentes de piratas portugueses nas caraíbas. Este é o primeiro livro de um autor português que nos leva a mais de 50 países, não em formato de guia, mas antes de inspiradoras histórias de quem ama o imprevisto, tem paixão pelas pessoas e anda na estrada ao sabor do vento, sem preconceitos ou roteiro definido.
As estimulantes histórias deste livro levam-nos a locais improváveis, os menos massificados no planeta: o Rui Barbosa Batista, do blog Bornfree convida-nos aos destinos B, os menos óbvios, menos procurados e menos fáceis logisticamente, logo mais desafiantes e, sobretudo, mais genuínos.
***
Como Ser um Explorador do Mundo
***
A qualquer momento, onde quer que estejas, há centenas de coisas à tua volta que poderão ser interessantes e que vale a pena registar. Explora-as!
Aviso a quem comprar este livro: Se descobrires que és incapaz de usar a tua imaginação, deverás pousar este livro de imediato. Não é para ti. Ao longo dele. Ser-te-á pedido repetidamente que…suspendas a tua descrença, realizes tarefas que te farão sentir um pouco estranho, olhes para o mundo de formas que te farão pensar de uma maneira diferente, realizes experiências com regularidade e vejas objectos inanimados como vivos.
***
Sabores do Viajante
***
Este livro é para todos. Para os amantes de viagens, para os amantes de cozinha, para pessoas inexperientes e para chefs que dominam todas as técnicas. Este livro é uma viagem através das partilhas e através dos sabores.
Depois de Viagens da Comida Saudável e de Cozinhar com Amor, vencedor de um Gourmand Cookbook Award, Daniela Ricardo está de volta para partilhar as suas viagens e a sua visão acerca da alimentação consciente e natural, mais uma vez com sabores do mundo. Daniela adora descobrir os sabores de outras culturas e transportá-los para a nossa casa. Já viajou pelos mercados dos quatro cantos do Mundo e, para este livro, elegeu destinos tão fascinantes como Butão, Patagónia, Bali, Japão, Itália e vários locais de norte a sul de Portugal.
Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, a autora apresenta-nos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e consciente. Este não é um típico livro de cozinha, também não é um típico livro de viagens. É um convite para encontrar o equilíbrio do seu corpo e mente, sempre com um sorriso no rosto e um prato delicioso na mesa.
***
Viagens
***
O coração de Chopin é secretamente levado de volta para Varsóvia pela sua irmã; uma mulher vê-se obrigada a regressar à Polónia para envenenar o seu primeiro amor, moribundo numa cama; um homem começa a enlouquecer quando a mulher e o filho desaparecem misteriosamente, apenas para, do mesmo modo, reaparecerem subitamente — através destas e outras histórias e personagens, brilhantemente relatadas ou simplesmente imaginadas, Viagens explora, ao longo dos séculos, o significado de se ser um viajante, um corpo em movimento, não apenas através do espaço, mas também do tempo.
De onde provimos?
Para onde vamos ou regressamos?
Fascinante, intrigante e de uma originalidade rara, este livro é uma resposta sublime a todas estas questões, uma teia de reflexões que entretece ficção, memória e ciência. Uma exploração profunda sobre o corpo humano, a vida que surge, a morte e o movimento, levando-nos ao âmago do próprio significado de humanidade.
***
Guia para Viagens Inspiradoras
***
Do Caminho de Santiago às estátuas da ilha de Páscoa, de Lourdes ao lago Titicaca, descubra lugares estrangeiros que serão um bálsamo para a mente e um tónico para a alma.
A jornalista de viagens Sarah Baxter organizou criteriosamente uma selecção dos 25 destinos mais espirituais fora de Portugal — lugares que prometem experiências raras e profundas, quer sejam espaços de beleza natural impregnados de significado espiritual ou locais construídos para a veneração.
De paisagens de cortar a respiração a capitais religiosas, de vales sagrados a locais de beleza natural, a história espiritual completa e a tranquilidade única de cada lugar são também reveladas através de belas ilustrações.
Este livro é perfeito para aqueles que querem afastar-se para longe de tudo, transportando os leitores para mais perto destes sítios sagrados do que alguma vez foi conseguido.
***
A Mais Alta Solidão
***
O relato de uma experiência única…
Sigo, pois, a caminhada de João Garcia, reconhecendo em cada os passos relatados a marca de um solitário que, aos poucos, se vai despojando de tudo o que é supérfluo – até mesmo da lanterna que lhe fará tanta falta na descida, das luvas exteriores que lhe custarão alguns dedos das mãos, ou da própria lucidez, que lhe custará a tragédia do regresso – até que nada mais reste do que a obstinação de quem, tendo esperado tão longamente por aquele momento, sabe agora, com o cume à vista, com o mundo inteiro a seus pés, que não regresso nem arrependimento. Apenas aquela subida até ao cimo, até ao limite – seja ele onde for.
do prefácio de Miguel Sousa Tavares
***
O Lado Selvagem
***
Baseado no caso real de Christopher McCandless, um jovem de vinte e dois anos que, ao terminar a faculdade, doou todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, mudou de identidade e partiu em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano. Começando a sua viagem pelo Oeste americano, Christopher dá igualmente início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais e que termina com a sua morte no Alasca. Uma morte misteriosa… Acidental ou propositada? Um livro comovente que cativa o leitor pela forma como é retratada a força indomável de um espírito rebelde e lírico.
***
Breviário Mediterrânico
***
Um diário de bordo, uma narrativa de viagem, um livro de aforismos ou de orações, um atlas, um romance ilustrado do século xx, um tratado poético-filosófico, um livro de História Antiga – foi assim que a crítica se referiu a este fascinante livro de Predrag Matvejevitch. Cheio de sabedoria, memórias, informações preciosas, o Breviário Mediterrânico pode ser também um romance moderno, genial, brilhante e imprevisível, como o define Claudio Magris – onde se misturam os géneros, reunindo erudição e imaginação, documentos de arquivo e experiência vivida, o saber e a recordação, o rigor científico e o sopro épico, o léxico preciso do vocabulário náutico e o delírio das descobertas geográficas ou arqueológicas de quem sabe que o Mediterrâneo não é apenas uma geografia, mas uma grande civilização.
***
Baía dos Tigres
***
Pedro Rosa Mendes, repórter galardoado do “Público”, partiu em Junho de 1997, com uma bolsa de criação literária do Centro Nacional de Cultura, mochila às costas, máquina fotográfica e gravador, para uma viagem de Namibe, ao sul de Angola, onde se situa a Baía dos Tigres, a Quelimane, Moçambique, atravessando o continente Africano de costa a costa, à semelhança de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, por picadas, rios e caminhos de ferro. Regressaria três meses e meio depois desta viagem, carregado de histórias bastantes diferentes das que aqueles exploradores certamente encontraram. Histórias de ódio e de horror, de crueldade, num continente onde uma guerra sem fim à vista, tem vindo a aniquilar cada vez mais gente. Em mais de quatrocentas páginas, “Baía dos Tigres” é um relato dessas histórias, como diz Alexandra Lucas Coelho no suplemento Leituras, do “Público”, «barroco, denso, infernal. Fino, claro, transparente. Como acontece aos homens ser.»
***
O Último Comboio para a Zona Verde
***
Uma viagem que se inicia na Cidade do Cabo e que Theroux, passando por Angola, queria que acabasse no Norte de África. Porém, após visitar Angola, o incansável viajante decide interromper o seu caminho ascendente.
As experiências-limite por que passou, a decepção com a decadência, a colonização pelo materialismo ocidental, a omnipresença da corrupção e a perda da comunhão dos povos com a natureza terão feito desta a última viagem de Theroux ao Continente Negro.
Angola sai maltratada deste livro, assim como muitas figuras de proa de organizações humanitárias que operam em África. Um documento impiedoso e de gritante actualidade.
Um livro-choque.
***
A Arte da Viagem
***
Cinquenta anos de viagens celebrados por uma recolha de textos que formaram Paul Theroux enquanto leitor e enquanto viajante – um manual literário de viagem, um guia filosófico, uma antologia de grandes autores que viajaram, entre eles Theroux. A Arte da Viagem mostra toda a bagagem – espiritual ou física – que levaram e que trouxeram; os lugares por onde passaram, ou nunca passaram; os prazeres e os sofrimentos do viajante, os paradoxos da viagem, a solidão, o anonimato, o encontro com estranhos; a estrada enquanto vida; as cidades, os comboios, as paisagens; a aventura; e a tradição, a política e a pornografia na viagem; o tempo e o amor na viagem; e a viagem enquanto transformação. Neste extraordinário tributo encontramos, entre muitos, Vladimir Nabokov, Samuel Johnson, Evelyn Waugh, Mark Twain, Bruce Chatwin, Graham Greene, Isak Dineses, Anton Tchekov, Ernest Hemingway e o melhor de Paul Theroux.
***
Dentro do Segredo
***
Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.
***
O Esplendor do Mundo
***
Há livros que nos levam a viajar sem sair do lugar, livros que são um convite à viagem, livros que são verdadeiros companheiros nas viagens do quotidiano, livros que são a companhia perfeita para quem parte à aventura e livros que reúnem tudo isto nas suas páginas.
O Esplendor do Mundo, o novo livro de Gonçalo Cadilhe, convida o leitor a sair do sofá, com direito a check-in ou apenas através da imaginação, e a conhecer os locais mais marcantes onde já esteve ao longo da sua vida de escritor-viajante.
Do nascer-do-sol nas dunas da Namíbia ao entardecer nas Cinque Terre, da descida do rio Mekong em balsa à travessia do Pacífico num cargueiro, ou dos Templos de Tikal ao exército de terracota de Xian, Gonçalo Cadilhe selecciona nestas páginas 99 destinos que o leitor devia conhecer, mesmo aqueles que nunca irá querer visitar.
***
Rio de Sangue
***
Inspirado pelas explorações do Dr. Livingstone e viagem de Stanley, bem como por histórias que ouvia da mãe, que viajara pelo Congo nos anos 50, Tim Butcher decide subir o rio Congo sozinho. O resultado é um relato apaixonante de um país inacessível ao exterior e que ilustra bem a história negra e trágica do continente africano. Contra o conselho de todos, Tim decidiu fazer a viagem sozinho, levando consigo apenas uma mota, uma piroga e 4000 dólares escondidos nas botas, avançando assim para uma das mais ousadas e aventurosas viagens realizadas por um jornalista em tempos modernos.
Ao longo de toda a obra, Tim Butcher entrelaça de forma magnética e magistral a sua experiência com a viagem de Stanley e a história do Congo.
***
Viagens da Comida Saudável
***
Uma colecção de receitas perfeitas para aqueles que adoram comida saudável, nutritiva e deliciosa, inspirada em sabores dos quatro cantos do mundo. Daniela Ricardo é uma especialista em cozinha natural, com base na filosofia macrobiótica, e adora descobrir os melhores sabores das culturas mais distantes. Para preparar este livro, viajou pelos mercados e recantos de países tão fascinantes como Tailândia, Nepal, Marrocos, Vietname, Brasil, Camboja, Perú e Índia.
Venha inspirar-se com receitas ancestrais como o cuscuz marroquino, o ceviche pré-inca, as saladas khmer, o Gajjar Halwa indiano ou os momos com toque de gengibre típicos dos albergues de montanha do Nepal. Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, Daniela Ricardo apresenta-nos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e vibrante.
***
As Cidades Invisíveis
***
As Cidades Invisíveis apresenta-se como uma série de relatos de viagem que Marco Polo faz a Kublai Kan, imperador dos tártaros. […] A este imperador melancólico, que percebeu que o seu poder ilimitado conta pouco num mundo que caminha em direcção à ruína, um viajante visionário fala de cidades impossíveis, por exemplo, uma cidade microscópica que se expande, se expande até que termina formada por muitas cidades concêntricas em expansão, uma cidade teia de aranha suspensa sobre um abismo, ou uma cidade bidimensional como Moriana. […] Creio que o livro não evoca apenas uma ideia atemporal de cidade, mas que desenvolve, ora implícita ora explicitamente, uma discussão sobre a cidade moderna. […] Penso ter escrito algo como um último poema de amor às cidades, quando é cada vez mais difícil vivê-las como cidades.
Italo Calvino
***
Yoga para Pessoas que não Estão para Fazer Yoga
***
E se as verdadeiras viagens acontecessem apenas na nossa imaginação?
Muito mais do que um livro de viagens, Yoga para Pessoas Que não Estão para Fazer Yoga é uma viagem por paisagens reais – Amesterdão, Camboja, Roma, Indonésia, Nova Orleães, Líbia, deserto do Nevada – e oníricas, por histórias, ideias, poemas e todos os labirintos da imaginação. Numa prosa reverberante de inteligência, de graça e de uma imensa comicidade, Dyer explora a noção de que experiências em diferentes tempos e lugares ocorrem, de alguma forma, em simultâneo; de que cada uma delas é única, irrepetível, sem paralelo; observa os fenómenos (e as sensações) que suspendem distância e espaço, e as categorias de proximidade e distância. E, em busca de experiências exóticas e extremas, Dyer procura o momento e o lugar perfeitos.
***
O Japão é um Lugar Estranho
***
Escrito com a destreza narrativa de um romancista de créditos firmados (vencedor do Booker Prize por duas vezes), este livro traz em si, também, a urgência da reportagem e a capacidade de observação do melhor jornalismo. Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro. Uma cultura bem mais transparente para um adolescente familiarizado com os universos da manga e do anime do que para um adulto à procura de uma chave que se revela quase sempre “lost in translation”.
Carlos Vaz Marques
***
A Volta ao Mundo em 80 Dias
***
Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte então à aventura, acompanhado pelo seu criado. Para vencer o desafio, teria de estar de volta a Londres no dia 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Porém, Fogg é acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, o que fará com que o detective Fix parta no seu encalço, perseguindo-o para onde quer que Fogg vá. Do Egipto à Índia, e depois para a China, Japão, Estados Unidos (São Francisco e Nova Iorque) e de volta a Inglaterra, somos levados numa viagem através de vários continentes, em diversos meios de transporte existentes na época – vapores, comboios, carruagens , e até mesmo elefante -, numa jornada emocionante que desperta o nosso espírito de aventura e nos leva de volta à infância.
***
Na Patagónia
***
A remota Patagónia, um lugar no fim do mundo, entre lagos e planícies devastadas, é habitado por figuras errantes e exiladas, gaúchos ou foragidos à justiça, mineiros solitários ou índios da Terra do Fogo – além dos fantasmas de personagens que desbravaram e ocuparam a terra no passado.
Fascinado por estas paragens desde a infância, o autor atravessa toda a região, desde Rio Negro até Ushuaia, a cidade no extremo sul – banhada pelo Canal Beagle e a meio caminho da Antártida -, captando o espírito do lugar e dos seus habitantes, e conferindo-lhe uma expressão poética e histórica.
Numa escrita prodigiosa, plena de descrições cruas e de personagens intrigantes, Na Patagónianarra as viagens de Chatwin por aquele lugar remoto, contando os encontros e assombrações que o vão acompanhando na sua peregrinação.
***
As Aventuras, Dicas e Segredos dos Viajantes Mais Famosos do Instagram
***
Ela queria engolir o mundo, ele adorava fotografar. O que aconteceu quando se juntaram? Apaixonaram-se. e criaram os Explorerssaurus!
Namoravam há apenas quatro meses quando Raquel partiu para Erasmus e Miguel ficou em Portugal. Nesse dia, fizeram um acordo: nos meses seguintes, iriam encontrar-se para matar saudades sempre num país diferente. Assim foi. com pouco dinheiro mas muita vontade de conhecer o mundo a dois, fizeram as primeiras viagens, apaixonaram-se ainda mais um pelo outro e descobriram que estavam tramados: era aquilo que queriam fazer para o resto da vida.
Neste livro, Raquel e Miguel contam como tudo começou, desde as primeiras aventuras e fotografias virais até ao dia em que apareceram na imprensa internacional pelos piores motivos. E porque a história deles também pode ser a tua, dão-te dezenas de dicas para viajar em low budget, dizem-te quais são os sítios mais instagramáveis de Portugal e do mundo e ainda te explicam como é possível definir um plano de ação e concretizar estes sonhos!
***
Para além destas 25 propostas de literatura de viagem, existem muitas outras obras que poderiam estar nesta lista. Se conhece algum livro que já tenha lido e recomenda a sua leitura, partilhe nos comentários deste artigo a sua segestão.
Boas leituras e boas viagens!
SUGESTÕES DE LEITURA NO NOSSO BLOG
Interrail: o início de uma aventura!
Uma inesquecível viagem de comboio na Europa
Marraquexe – a nossa experiência!
São Miguel (Açores) – roteiro de 5 dias!
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a IATI Seguros (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
2 Comments
Grande lista de livros, parabéns! Sou fã do Theroux e gostei muito de outros livros referidos, como o Rio de Sangue. E o melhor é que há aí um ou outro que ainda não conheço. 🙂 Abraço.
Os livros do Theroux são uma fonte de inspiração 🙂 Como dá para ver pela lista, é um dos nossos autores preferidos 😉 Abraço e boas viagens!