Se gosta de natureza, de boa gastronomia, de tradições e de uma hotelaria excepcional, então a Ilha da Madeira é o destino ideal para usufruir de uma estadia de sonho. Eleita várias vezes como o “Melhor Destino Insular do Mundo”, pelos World Travel Awards, a Ilha da Madeira tem todos os ingredientes de um paraíso: repleta de sol, cultura e muita diversão!
A natureza é, sem dúvida, um dos atributos mais importantes da ilha e uma das actividades mais apetecíveis para se fazer, é aventurar-se por uma das várias levadas que a Madeira oferece. Entre levadas, veredas e percursos pedestres, ao todo são cerca de 3000 quilómetros, que podem ser percorridos a pé, permitindo o acesso ao coração da ilha da Madeira onde somos brindados com paisagens de cortar a respiração.
>> Pesquisar alojamento na ILHA DA MADEIRA <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer na Madeira <<
Para visitar a Ilha da Madeira, necessita de pelo menos uma semana (8 dias) para conseguir explorar e usufruir do destino com qualidade e sem pressas. Mesmo assim, este espaço temporal não é suficiente para ficar a conhecer a ilha na sua totalidade mas será um bom pretexto para lá voltar!
Para inspirar e de alguma forma facilitar a organização de um roteiro na Ilha da Madeira, vamos partilhar 15 dos locais que mais gostámos de visitar neste jardim gigante em pleno oceano atlântico.
JARDIM TROPICAL MONTE PALACE
O Jardim Tropical Monte Palace, tem uma extensão de 70.000 metros quadrados e alberga uma colecção enorme de plantas exóticas, oriundas dos quatro cantos do mundo. Neste espaço também podemos encontrar um museu, composto por 3 galerias com uma colecção de esculturas “Paixão Africana” e uma de minerais. Para além do já referido museu, destacamos ainda os Jardins Orientais, a colecção de Painéis de Azulejos, o Lago e as Vistas do Jardim sobre a cidade do funchal.
Horário: Todos os dias, excepto 25 de Dezembro. ** Visita do Jardim: 9.30 às 18.00 horas. ** Visita do Museu: 10.00 às 16.30 horas.
Preço: 12,50 euros (entrada gratuita para crianças com menos de 15 anos)
Piscinas Naturais de Porto Moniz
As Piscinas Naturais de Porto Moniz são uma das atracções mais requisitadas pelos turistas na Ilha da Madeira. Este facto deve-se, essencialmente, à sua incrível beleza natural e peculiar, aliada às excelentes infraestruturas balneares disponíveis no local. As piscinas estão abertas ao longo de todo o ano e a temperatura média da água ronda os 21ºC.
Horário: Verão – das 09h às 19h. ** Inverno – das 09h às 17h.
Preço: 1,50 euros (entrada gratuita para crianças com menos de 3 anos)
Santana
O Concelho de Santana fica localizado na costa norte da Ilha da Madeira e é lá que podemos encontrar as famosas Casas Típicas de Santana, também conhecidas por “palhaças”, que são um dos ex-libris da região. Estas construcções são caracterizadas por terem um telhado de colmo íngreme em forma de triângulo. Noutros tempos, as casas eram compostas por um sótão que servia para guardar os produtos agrícolas e um piso térreo que era utilizado como habitação. Actualmente, são utilizadas como arrecadação, museu e pequenas lojas de artesanato.
Para espreitar e fotografar as casas, de forma gratuita, pode fazê-lo junto ao edifico da Câmara Municipal de Santana onde estão situadas alguns exemplares. Outra opção, é visitar o Parque Temático da Madeira que é dedicado à história e tradições da ilha. O preço de entrada no recinto é de 9 euros por pessoa.
Ponta do Garajau
Depois de estacionar o carro no parque, siga a pé até ao miradouro da Ponta do Garajau onde vai encontrar um enorme Cristo-Rei de braços abertos para o atlântico. Daqui temos uma vista soberba e altamente relaxante. Existe ainda a possibilidade de percorrer um pequeno trilho, com degraus em madeira e terra batida para uma perspectiva diferente do local.
Deste local também podemos aceder à Praia do Garajau (uma praia de calhaus), através de um teleférico que nos leva num voo vertiginoso até às águas cristalinas da Reserva Marinha do Garajau.
Ponta do Pargo
A Ponta do Pargo é o local mais a Oeste (Ocidental) da Ilha da Madeira e oferece-nos uma paisagem incrível. Apesar de não termos tido a oportunidade de o contemplar, dizem que este é um dos melhores locais da ilha para apreciar o Pôr-do-Sol. Neste local, é possível visitar o Farol da Ponta do Pargo que alberga um pequeno museu, onde estão expostas várias peças relativas aos faróis da Madeira.
Ilhéus da Ribeira da Janela
Os Ilhéus da Ribeira da Janela são um dos cenários naturais mais espectaculares que podemos encontrar na Ilha da Madeira. Estas imponentes formações rochosas pontiagudas, a maior com cerca de 40 metros de altura, com uma saliência a fazer lembrar uma janela, dão o nome à Freguesia.
Ponta do Poiso
Na Ponta do Poiso podemos visualizar uma das paisagens mais emblemáticas da Madeira. A Cascata do Véu da Noiva, que se precipita para o Atlântico faz lembrar um véu de uma noiva. Daqui podemos admirar a vista sobre o oceano e as belezas da costa norte da Ilha da Madeira.
Baía de Câmara de Lobos (Miradouro da Torre)
A Baía de Câmara de Lobos é o principal porto piscatório de peixe-espada-preto da Madeira. Dizem os antigos que, o nome foi adoptado pelos exploradores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, devido à forma geológica da sua baía (Câmara) e pela existência de muitos lobos marinhos nesta área. Sugerimos que faça um passeio pelas pitorescas ruelas da cidade velha e repare nas bananeiras a decorar até os quintais mais pequenos.
Para além da encantadora baía (na imagem), Câmara de Lobos tem muitos outros pontos de interesse, tais como o Pico da Torre, o Curral das Freiras, a Boca dos Namorados, a Boca da Corrida e o Cabo Girão. Se gosta de fotografar, vai adorar estas paisagens e os seus habitantes.
Cabo Girão
O Miradouro do Cabo Girão, situa-se no promontório mais alto da Europa, a 580 metros de altitude, e oferece uma vista soberba da paisagem envolvente. A famosa plataforma suspensa em vidro (Skywalk) é por si só um ponto de interesse e um grande desafio para muitos. No sopé da falésia podemos observar pequenas parcelas de terreno cultivadas que são umas das características da paisagem do Cabo Girão.
Ponta do Sol
A Ponta do Sol, situada na costa sul da ilha, é o Concelho mais quente da Madeira e onde o sol brilha durante um maior número de horas ao longo do ano. Para além de um agradável passeio marginal (promenade) a Praia da Ponta do Sol também é um dos grandes atractivos do local. Fruto das condições climáticas favoráveis, a Ponta do Sol produz as melhores bananas da Madeira.
Funchal
O Funchal é a capital do Arquipélago da Madeira e que é uma combinação perfeita dos locais históricos e culturais com os espaços naturais e de lazer. É uma das cidades a ter em conta na escolha do alojamento para a sua estadia na ilha. Daqui também apanhamos o navio (Lobo Marinho) para a Ilha de Porto Santo, que é uma visita imperdível a partir do Funchal.
A cidade é repleta de pontos de interesse que são merecedores de uma visita. Nesse sentido destacamos os seguintes: Parque de Santa Catarina, Teatro Municipal Baltazar Dias, Arcadas de São Francisco, Museu Militar, Photographia Museu Vicentes, Museu de História Natural, Catedral do Funchal, Museu de Arte Sacra, Fábrica Santo António, Casa Bordal, Mercado dos Lavradores e o Museu da Electricidade (Casa da Luz).
Para uma perspectiva geral da cidade, sugerimos o Miradouro do Pináculo (na imagem) de onde temos uma das vistas mais incríveis do Funchal.
Miradouro do Pico do Facho
Do Miradouro do Pico do Facho podemos observar a beleza e a imponência do Vale de Machico, dos picos da zona central da ilha, e da Ponta de São Lourenço. Para quem gosta de observar aviões e o movimento dos aeroportos, este é um local privilegiado para o fazer pois tem vista directa para o Aeroporto da Madeira (Cristiano Ronaldo). Noutros tempos, era neste local que se acendiam grandes fogueiras para sinalizar e avisar a população da chegada de embarcações inimigas.
Outro ponto de interesse no local e que é visível na imagem é a Praia de Machico, uma praia de areia artificial que oferece excelentes condições para a prática balnear.
Ponta de São Lourenço
A Ponta de São Lourenço é um península de origem vulcânica que constitui o ponto mais a Este da Ilha da Madeira. É um local com uma enorme instabilidade meteorológica e é comum em pouco espaço de tempo a amplitude térmica variar alguns graus bem como apanhar chuva, vento, nevoeiro e sol durante a permanência no local. Nós experienciamos esse fenómeno e por desconhecermos, na altura fomos surpreendidos!
Aqui, uma actividade que sugerimos é a Vereda da Ponta de São Lourenço, um percurso pedestre com uma extensão de 8 quilómetros (ida e volta) que tem paisagens únicas e miradouros panorâmicos. No final do trajecto, existe uma zona onde é possível descansar e merendar.
Pico Ruivo
O Pico Ruivo é a terceira montanha mais alta de Portugal, a 1862 metros de altitude, e um dos lugares mais bonitos da Ilha da Madeira. É o único lugar do mundo onde nidifica a Freira-da-Madeira, uma das aves mais raras e ameaçadas da Europa. Não faltam motivos de interesse para visitar o Pico Ruivo, no entanto, destacamos o Percurso Pedestre da Vereda do Pico Ruivo (PR1.2) que tem uma extensão de 2.8 quilómetros e que liga a Achada do Teixeira ao Pico Ruivo num percurso de extrema beleza.
No pico Ruivo, caso haja nevoeiro, não desespere e aguarde. Na maioria dos casos, a espera compensa.
Floresta Laurissilva
Integrada na lista do Património Mundial da Unesco, a Floresta Laurissilva da Madeira, contém espécies vegetais e animais únicos à escala mundial. A riqueza e a especificidade desta floresta, justificam o reconhecimento mais que merecido. É sem dúvida um local encantado e de visita obrigatória para quem pretende explorar a Ilha da Madeira. Com 15000 hectares, a Laurissilva da Madeira está totalmente incluída na área do Parque Natural da Madeira e é uma zona protegida.
CURIOSIDADE:
Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, composta maioritariamente por árvores da família das lauráceas e endémica da Macaronésia – região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.
Uma das melhores formas de ficar a conhecer a Floresta Laurissilva da Madeira é caminhar nas veredas e levadas que cruzam esta mancha verde e que permite um contacto directo com as espécies endémicas da flora e fauna da Ilha da Madeira.
AS NOSSAS SUGESTÕES
✈ COMO CHEGAR – As tarifas aéreas entre Lisboa e o Funchal variam muito ao longo do ano, e o preço é influenciado directamente em função do calendário turístico da ilha. É possível voar a partir dos 74 euros (ida e volta) com a Easyjet em época baixa. A SATA e a TAP também têm voos directos. Pode pesquisar aqui os voos ao melhor preço!
➳ ONDE DORMIR – The Cliff Bay – PortoBay (189€/noite) – TURIM Santa Maria Hotel (68€/noite) – Saccharum (105€/noite) – Hotel Euro Moniz (51€/noite) – Dom Pedro Garajau (45€/noite) – Dom Pedro Madeira (55€/noite)
➳ ONDE COMER – Il Gallo D’Oro – Restaurante dos Combatentes – Ervilha Doce – Restaurante Olives – Restaurante Planka ➤ Ver localizações no mapa abaixo.
➳ ACTIVIDADES RECOMENDADAS – Nadar com golfinhos na Ilha da Madeira – Baptismo de mergulho no Funchal – Tour de tuk tuk pelo Funchal – Excursão privada pela Madeira de 4×4
MAPA PARA VISITAR A ILHA DA MADEIRA
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Ilha da Madeira. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
#ESPREITARPORTUGAL
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply