Com aproximadamente 265 quilómetros, a Estrada Nacional 103 (EN103) liga o concelho de Viana do Castelo, no litoral, à cidade de Bragança, no interior de Portugal. O seu traçado sinuoso dá-lhe um encanto peculiar e torna a viagem ainda mais emblemática. É uma estrada que atravessa o norte de Portugal, de Oeste para Este, e permite-nos explorar pormenorizadamente a espectacular paisagem que trespassa.
Ao longo de todo o percurso, é possível contactar ou atravessar os rios Neiva, Cávado, Tâmega, Rabaçal, Rabagão, Beça, Tuela, Baceiro e Fervença, e cruzar vários municípios, nomeadamente, Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Póvoa do Lanhoso, Boticas, Chaves, Vinhais e Bragança.
Percorrer a Estrada Nacional 103 (EN103) dá-nos, também, a oportunidade de contactar e conhecer as áreas protegidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural de Montesinho, com fauna e flora autóctones.
Se pretende fazer uma Road Trip pelo Norte de Portugal, seja de carro, mota ou autocaravana, a Estrada Nacional 103 é uma excelente opção e permite-lhe desfrutar de um passeio recheado de paisagens incríveis e motivos de interesse. Aqui, vamos partilhar alguns desses lugares com muitas sugestões, dicas e imagens, num roteiro de 3 dias que será, certamente, uma experiência inesquecível.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
1º DIA DO ROTEIRO PELA NACIONAL 103
Viana do Castelo – Barcelos – Braga
Iniciamos este roteiro na belíssima cidade de Viana do Castelo, onde o imponente Santuário de Santa Luzia, é o grande ex-líbris e um excelente ponto de partida para explorar a cidade. Daqui temos uma vista panorâmica soberba de Viana do Castelo e do oceano atlântico. O centro histórico é outro dos motivos de interesse a explorar pois é um dos mais bonitos e bem conservados do país. A incontornável Praça da República é o coração da cidade e onde podemos observar e visitar o edifício da Misericórdia, o Chafariz Quinhentista e o antigo edifício dos Paços do Concelho. A poucos metros da praça, a Sé de Viana do Castelo, também conhecida por Igreja Matriz, também é merecedora de uma visita.
Se a sua estadia se prolongar na cidade, não deixe de visitar o Museu do Traje, o Museu Municipal e o Navio Gil Eanes. Uma actividade interessante para fazer em Viana do Castelo é, percorrer a pé ou de bicicleta, a ciclovia litoral e fluvial.
Prosseguindo o nosso roteiro pela Estrada Nacional 103 e atravessando a antiga ponte sobre o Rio Cávado, chegamos a um dos destinos mais emblemáticas da arte popular minhota, a cidade de Barcelos. Situada num local com bastantes vestígios arqueológicos, Barcelos apresenta um Centro Histórico bastante agradável, num ambiente medieval, pontuado por alguns solares e casas históricas como é o caso do Solar dos Pinheiros e a Casa do Condestável. A Torre da Porta Nova, o Paço dos Duques e a Igreja Matriz, são outros dos monumentos históricos que fazem parte da zona antiga da cidade e que merecem ser visitados.
Uma visita a Barcelos não fica completa sem conhecer o antigo Largo da Feira, actualmente o Campo da República, onde se realiza a maior feira de artesanato do país, todas as quintas-feiras. Neste largo, podemos ainda encontrar a Igreja do Bom Jesus da Cruz e a Igreja da Nossa Senhora do Terço. Se quiser ter uma boa perspectiva da expressão artística minhota, sugerimos que visite o Museu da Olaria e o Centro de Artesanato de Barcelos. De todas as peças produzidas na cidade, o Galo de Barcelos é a mais conhecida.
Neste primeiro dia do roteiro pela Estrada Nacional 103, o último destino a visitar é a cidade de Braga. Uma cidade que nos é muito querida, até porque um de nós nasceu e foi criado por estas bandas. Braga é uma cidade com uma enorme beleza e um património invejável. Com mais de 2000 anos de história, na cidade, não faltam motivos de interesse, a começar pelo Bom Jesus, um dos Sacro-Montes mais antigos da Europa e que recentemente integrou a lista do Património Mundial da Unesco. Aqui, poderá observar e experimentar o funicular, uma das grandes atracções e que utiliza o contrapeso da água para se deslocar.
Aproveite também para conhecer o Santuário do Sameiro e a Falperra, dois lugares com muita história e míticos, na cidade de Braga. Outro grande atractivo de Braga, é o legado romano que podemos encontrar, um pouco por toda a cidade, e que derivou da antiga cidade romana de Bracara Augusta.
Renda-se aos encantos de Braga e percorra, a pé, as ruas do centro histórico da cidade, onde terá a oportunidade de conhecer todo o esplendor dos seus monumentos, museus e igrejas. Aqui destacamos uma visita à Torre de Menagem do Antigo Castelo de Braga, Jardim de Santa Bárbara, Chafariz do Castelo, Arco da Porta Nova, Sé de Braga, Palácio do Raio e Casa dos Crivos.
Não se despeça de Braga sem saborear um dos muitos doces conventuais típicos desta região. Os mais conhecidos são as Tíbias, as Viúvas, o Pudim à Abade de Priscos, os Fidalguinhos, os Moletinhos e os Sameirinhos.
ONDE DORMIR EM BRAGA
ÍSIS Guest House || Liberdadeflat4u || Suites – Se Inn || Sé Guesthouse || Burgus Tribute & Design Hotel || Hotel Moon & Sun Braga || Vila Gale Collection Braga || Porta Nova Collection House
ONDE COMER EM BRAGA
Arcoense || Restaurante Augusta || Restaurante Ignácio || Casa das Hortas || Azeite & Alho || Cozinha da Sé || El Olivo || Restaurante Panorâmico || Migaitas || Otsu Biru || Gosto Superior || Anjo Verde || Hibiscus
2º DIA DO ROTEIRO PELA NACIONAL 103
Póvoa de Lanhoso – Montalegre – Boticas – Chaves
Depois de uma boa noite de descanso e de um pequeno almoço reforçado, estamos prontos para enfrentar o segundo dia deste roteiro. A primeira paragem é na Póvoa de Lanhoso, que dista cerca de 20 quilómetros da cidade de Braga. Aqui o grande destaque vai para o Castelo de Lanhoso, uma das fortificações mais antigas de Portugal e que fica localizado no alto do Monte do Pilar. Nas imediações do castelo existem outros dois pontos de interesse que merecem destaque, o Santuário da Nossa Senhora do Pilar e o Castro de Lanhoso.
Se quiser prolongar a sua estadia na cidade da Póvoa de Lanhoso, visite o Parque Aventura DiverLanhoso, um dos maiores da Europa, que oferece mais de 50 actividades de desporto, aventura e natureza. Na DiverLanhoso podemos ainda usufruir de uma magnifica refeição no restaurante panorâmico e de várias opções de alojamento. Tivemos a oportunidade de o visitar e podemos afirmar que a animação é garantida.
Da Póvoa de Lanhoso, a Estrada Nacional 103 continua a serpentear até chegar à albufeira da Barragem do Alto Rabagão, também conhecida por Barragem dos Pisões, no município de Montalegre. Este será o nosso próximo destino, onde propomos que faça um ligeiro desvio para espreitar uma das aldeias mais bonitas de Portugal, Vilarinho de Negrões. Esta aldeia insere-se num enquadramento natural indescritível e que vale a pena conhecer. Aproveite, também, para explorar as margens da Barragem do Alto Rabagão, mais concretamente o Parque de Lazer de Penedones.
Antes de seguirmos até Boticas, é obrigatório fazer uma paragem na belíssima vila transmontana de Montalegre, onde sugerimos visitar o Castelo de Montalegre, a Igreja do Castelo, o Pelourinho de Montalegre, os Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia e o Ecomuseu do Barroso. Para uma vista panorâmica da vila, desloque-se de carro até ao Miradouro da Corujeira e deixe-se encantar com as vistas.
ⓘ Se puder acrescentar 1 ou 2 dias ao seu roteiro pela Estrada Nacional 103, antes de chegar a Montalegre, aproveite para fazer um pequeno desvio para conhecer o Parque Nacional Peneda-Gerês. Próximo da Nacional 103 poderá explorar alguns recantos que fará valer a pena o desvio. O Miradouro de Fafião, a Cascata de Picães, a Ponte da Misarela e as Sete Lagoas, são alguns exemplos do que pode visitar.
Boticas é a paragem que se segue e a penúltima do dia. Começamos por explorar o Boticas Parque que com cerca de 60 hectares é um excelente espaço para a realização de várias actividades relacionadas com a natureza e bem-estar. O Boticas Parque também disponibiliza opções de alojamento, nomeadamente as Natur Houses que são espectaculares para uma estadia tranquila.
Outros dos locais a não perder em Boticas é o Centro de Artes Nadir Afonso que preserva e divulga o trabalho do pintor Nadir Afonso, um dos pioneiros do movimento cinético internacional. Aqui, a exposição “EROS” dá a conhecer uma das facetas menos divulgadas do pintor: a representação ou sugestão da figura humana. É um local bastante agradável, interessante e que nos surpreendeu bastante, pela positiva. A entrada é gratuita.
Ainda em Boticas, recomendamos que visite o Repositório Histórico do “Vinho dos Mortos” para ficar a conhecer a história deste famoso vinho que é um dos símbolos da região.
O segundo dia do nosso roteiro pela Estrada Nacional 103 termina na encantadora cidade de Chaves, fundada pelos romanos e muito conhecida pela sua actividade termal. Para além das Termas de Chaves, a cidade tem muitos outros pontos de interesse que merecem uma visita. Um dos mais emblemáticos é o Castelo Medieval que, nos dias de hoje, conserva a Torre de Menagem e os restos das muralhas que circundavam a antiga cidadela. Sugerimos ainda, que percorra a pé o centro urbano de Chaves e que espreite os seguintes atracções: a Câmara Municipal de Chaves, o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja da Misericórdia, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, o Pelourinho, as Varandas da Rua Direita e a Ponte Romana também conhecida como Ponte de Trajano.
SUGESTÃO: No acesso à Ponte de Trajano, é possível visitar o museu das Termas de Chaves, o Aquae Flaviae.
Chaves é também um dos pontos de partida para percorrer a mítica Estrada Nacional 2 e uma das cidades que faz parte da Rota Termal e da Água.
ONDE DORMIR EM CHAVES
Forte De Sao Francisco Hotel || Hotel Premium Chaves – Aquae Flaviae || Guest House Chaves
ONDE COMER EM CHAVES
Le Kiosque à Pizzas || Restaurante Atrium
3º DIA DO ROTEIRO PELA NACIONAL 103
Vinhais – Bragança – Rio de Onor
O último dia deste roteiro leva-nos até à fronteira com Espanha, onde teremos a oportunidade de conhecer uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Mas antes, vamos percorrer os últimos quilómetros da Nacional 103 e deliciarmos-nos com as paisagens e localidades por onde esta passa. A primeira paragem é em Vinhais mais concretamente no Parque Biológico de Vinhais que fica situado em pleno Parque Natural de Montesinho. Este parque é uma excelente proposta para um dia bem passado ou escapadinha de alguns dias, com muitas sugestões de actividades para miúdos e graúdos.
ⓘ Para mais informações, espreite o nosso artigo sobre o Parque Biológico de Vinhais.
Posteriormente, a vila de Vinhais, conhecida por ser a capital do fumeiro, também é merecedora de uma visita. AS principais atracções a não perder em Vinhais são as seguintes: a cidadela de Vinhais, onde podemos visitar o que resta do Castelo de Vinhais (a porta principal e o torreão), o Pelourinho, a Igreja Matriz e a Capela da Nossa Senhora da Conceição; a Igreja Românica de São Facundo; o Convento e Igreja de São Francisco e Ordem Terceira; os Solares do Conde e da Corujeira e a Fonte do Cano.
Quase a terminar o nosso roteiro pela Nacional 103, o destino que se segue é a cidade de Bragança. O seu centro histórico, de origem medieval, encontra-se muito bem conservado e é um regalo caminhar dentro das suas muralhas. As principais atracções do Centro Histórico de Bragança encontram-se muito próximas, o que nos permite conhecer a cidade a pé e de forma tranquila. Aqui os principais pontos a visitar são: as Muralhas da Cidadela, o Castelo de Bragança, o Domus Municipalis (Casa municipal), a Igreja de Santa Maria, o Pelourinho e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.
Fora das Muralhas, sugerimos uma visita aos vários museus da cidade, nomeadamente o Museu do Abade de Baçal, o Centro de Fotografia Georges Dussaud, o Centro de interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano e o Centro de Arte Contemporâneo Graça Morais. A Catedral de Bragança (Sé Nova), a Igreja de São Vicente, o Corredor Verde do Fervença e a Arte Urbana de Bragança são outros dos destaques a ter em conta numa visita à cidade.
ⓘ Para mais informações e sugestões, espreite o nosso artigo sobre a cidade de Bragança.
A Estrada Nacional 103 termina na cidade de Bragança mas a nossa sugestão é que continue este roteiro até à Aldeia de Rio de Onor, conhecida como a Aldeia Maravilha. De Bragança até Rio de Onor são cerca de 25 quilómetros, distância esta que é facilmente compensada, quando chegamos ao destino final. Nós ficamos bastante agradados com o que vimos e por este motivo fazemos aqui a partilha. A aldeia de Rio de Onor fica mesmo na fronteira com Espanha e é extremamente sossegada e genuína. Se ainda não conhece, será uma agradável surpresa.
ⓘ Para mais informações e sugestões espreite o nosso artigo sobre a Aldeia de Rio de Onor
ONDE DORMIR EM BRAGANÇA
Pousada de Bragança – Sao Bartolomeu (145€/noite) || Hotel São Lázaro (84€/noite) || Baixa Hotel (47€/noite); Hotel Tulipa (55€/noite) || Hotel Tic Tac (50€/noite) || HI Bragança – Pousada de Juventude (35€/noite) || Camões Studios (70€/noite) || RIO DE ONOR: Casa da Ponte || Casa do Rio || Casa de Onor || Casa da Portela
ONDE COMER EM BRAGANÇA
Tasca do Zé Tuga || Taberna do Javali || Gastro Bar Contradição || Restaurante D. Fernando || Café Restaurante S. Sebastião || Café Floresta Snack Bar || Restaurante Emiclau || Anjo do Norte || Rota dos Sabores || O Batoque || RIO DE ONOR: Trilho D’Onor
MAPA DA ESTRADA NACIONAL 103
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Estrada Nacional 103 (EN103). Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
3 Comments
Gostei do post.
Vou começar a seguir.
Olá José Paulo Sousa, obrigado pelo feedback!
Boas viagens!
Caríssimos, para passar da Póvoa de Lanhoso para Boticas ou Montalegre têm que passar por Vieira do Minho. Além do mais, a ponte da Mizarela fica também neste concelho. Ir ao miradouro de Fafião parece-me muito bem, uma vez que permite apreciar a Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, cujo sopé é cortado pela EN 103.
Um abraço