O primeiro grande passo a dar, neste longo processo de transformação é a escolha da carrinha. Existem vários tipos e modelos de veículos e a melhor opção depende sempre das necessidades e objectivos de cada um. Alguns modelos de carrinhas têm espaço extra o que permite, por exemplo, construir uma casa de banho, algumas são mais recomendadas para saídas ocasionais e outras apresentam um investimento inicial menor.
Se está a ler este artigo, é porque provavelmente está a planear transformar uma carrinha numa casa sobre rodas. No entanto, se não quiser ter todo o trabalho de transformação, existem no mercado algumas opções que já estão parcialmente convertidas e que lhe pouparão algum tempo e trabalho.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
Para ajudar na escolha da carrinha mais indicada para o seu projecto, elaboramos um infográfico com os pós e contras das carrinhas mais utilizadas neste tipo de projecto. Certamente, será uma excelente ajuda e um bom ponto de partida para a escolha do veículo certo para si.
Tamanho da carrinha
O tamanho de uma carrinha é indicado pelas letras ‘L‘ (comprimento) e ‘H‘ (altura). A sua distância entre eixos pode ser curta (L1), média (L2), longa (L3) ou jumbo (L4). Da mesma forma, a sua altura pode ser com teto baixo (H1), teto médio (H2) ou teto alto (H3). No nosso caso, a nossa carrinha tem uma distância entre eixos longa e um teto médio Citroen Jumper (L3H2). Se planeia passar muito tempo na sua futura autocaravana, sugerimos que procure uma carrinha com um teto médio ou alto e com pelo menos uma distância entre eixos média.
Em relação à nossa escolha, uma Citroen Jumper (L3H2), foi relativamente fácil de decidir pois pretendíamos uma carrinha que nos permitisse andar de pé no seu interior, que tivesse uma cama sempre feita e que o espaço fosse suficientemente espaçoso para a construção de uma casa de banho. Com as mesmas características e compartimento de carga idêntico, pois partilham o mesmo chassi que a Citroen Jumper, a Fiat Ducato e a Peugeot Boxer também são excelentes opções para a elaboração de um projecto de transformação.
Este modelo também pode ser encontrado no Reino Unido onde é apelidado por Citroen Relay ou nos Estados Unidos e Canadá onde é conhecida por Ram Promaster. Para além destes modelos, a Ford Transit, a Renault Master, a Iveco Daily, a Mercedes Sprinter ou a VW Crafter, podem ser boas opções dependendo daquilo que é pretendido.
No nosso caso, não ponderamos mais nenhum modelo para além dos três inicialmente mencionados pois são aqueles que proporcionam mais espaço a nível do compartimento de carga e permitem ter uma cama mais comprida e por isso mais confortável.
Não se esqueça que no momento da compra da carrinha existem outros factores que devem ser considerados, tais como o preço, disponibilidade, qualidade da construção, disponibilidade de peças sobressalentes, capacidade de reparação, etc.
O mais importante é ter a certeza que faz um bom negócio e que a escolha que fez da carrinha para transformar numa autocaravana é a que mais se enquadra para a execução do seu projecto.
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply