Se chegou até aqui é porque provavelmente está com ideias de criar um blog de viagens ou então, tem curiosidade em saber como transformar um blog em algo rentável e com sucesso! Neste guia prático, vamos partilhar passo-a-passo o que deve fazer para criar um blog de viagens e posteriormente tirar alguma rentabilidade dele. Se o que pretende é criar outro tipo de blog, não relacionado com viagens, este guia também será uma grande ajuda, uma vez que o procedimento utilizado, é universal e pode ser adaptado a qualquer tema.
Para comprar o domínio e alojamento para o seu blog recomendamos a Bluehost
Antes de começar, é importante respondermos a algumas questões.
O que é um blog?
Um blog é um site onde é possível escrever e publicar qualquer tipo de conteúdo. Quando nasceu, a ideia do blog era ser uma espécie de diário online e hoje em dia, para a maior parte das pessoas que têm um, é como ter uma extensão de si mesma. É uma forma simples de partilharmos os nossos gostos, ideias, projectos, negócios, com o mundo inteiro!
É fácil manter um blog de Viagens?
Ter um blog de viagens, pode, há primeira vista, ser bastante aliciante mas nem tudo é um mar de rosas! Se o que pretende é um blog para partilhar as suas aventuras ou viagens com amigos e familiares, então o processo será bem mais simples e sem muita disciplina. Por outro lado, se o pretendido for um blog de viagens mais profissional onde um dos objectivos será obter alguma rentabilidade e reconhecimento de marcas e patrocinadores, então o caminho a percorrer não é fácil, muitas vezes desmotivador e solitário. O importante será manter alguma disciplina e consistência no conteúdo a publicar. Com o tempo, os resultados aparecem e pode ser bastante recompensador, a todos os níveis!
É possível ganhar dinheiro com um blog de viagens?
Actualmente é possível ganhar dinheiro com um blog, seja ele de viagens ou de outro nicho de mercado. Conseguir viver de um blog, também é possível, contudo não é um trabalho simples e é um processo lento. Mesmo que não ganhe ou queira ganhar dinheiro directamente com o blog, este pode servir como uma montra do seu negócio e/ou empresa. Pessoal ou profissional, você é que decide em que patamar é que pretende manter o blog.
Como começar um blog de viagens
Para começar um blog de viagens, assim como qualquer outro tipo de blog, é recomendável seguir alguns passos essenciais para que o método de criação seja bem planeado e tecnicamente perfeito. Em seguida vamos partilhar, passo a passo, todo o processo de criação de um blog de viagens!
✔ ESCOLHA O SEU NICHO
Com uma breve pesquisa no google, podemos constatar que, actualmente, já existem um número considerável de blogs de viagem. Se criar mais do mesmo, as sua hipóteses de ter sucesso e visibilidade tornam-se ainda mais difíceis. Por este motivo é recomendável escolher um nicho dentro do tema das viagens, sobretudo se no futuro pretender tirar alguma rentabilidade do blog. No âmbito das viagens, há muitos nichos por explorar e com espaço de crescimento na blogosfera.
Se pretende alguma inspiração, em seguida partilhamos alguns exemplos de nichos dentro do mundo das viagens:
- Blogs de cidades – focado na cidade onde reside, por exemplo. Não precisa de viajar para longe e certamente terá muito mais conhecimento do que qualquer outra pessoa para partilhar e ajudar a maioria dos turistas que pretende visitar a sua cidade;
- Blogs de Países – pode criar um blog onde partilha dicas, destinos e roteiros sobre determinado país. Seja o seu país de origem ou outro pelo qual nutre algum carinho e estima;
- Área/região – outro nicho que pode ser relevante é explorar determinada região, seja nacional ou continental. Por exemplo: a região do Algarve ou Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal Continental; a América do Sul ou o Sudeste Asiático;
- Viagens de Luxo, Viagens a Solo, Viagens de Aventura, Viagens em Família, Viagens Sustentáveis, Viajar de Bicicleta, Viagens de Cruzeiro, Viajar de Comboio são outros exemplos, de temas específicos para abordar num blog de viagens.
Em algumas situações, no caso de ter uma experiência “fora da caixa” como uma volta ao mundo ou uma viagem de comboio pela Europa durante 2 meses poderá criar um blog de viagens para partilhar essa mesma experiência e dicas com os seus leitores.
Antes de avançar com a criação de conteúdos para o blog, “espie” e pesquise o que a “concorrência” (outros blogs) anda a fazer. É importante ter uma ideia do conteúdo já escrito e abordado por outros bloggers. Se pretender escrever sobre conteúdo já existente, faça-o, mas de forma consistente e com qualidade!
✔ ESCOLHA O NOME PARA O BLOG
A escolha do nome do blog é um dos passos mais importantes e relevantes do seu projeto. O nome do blog será a sua marca e a médio/longo prazo será reconhecido pelo mesmo. Portanto, é importante que dedique algum tempo na pesquisa e escolha do nome para o blog. Lembre-se que o nome deve ser fácil de soletrar e lembrar, não ser demasiado comprido e evitar a utilização de hífens ou números. Encontrar o nome certo para o seu projecto levará algum tempo, mas será um bom investimento.
Outro passo importante a ter em conta na escolha do nome para o blog, é verificar se o mesmo se encontra disponível, como domínio. Pode verificar se o nome do domínio que pretende está disponível para compra ou se já foi usado, com esta ferramenta:
Caso o nome do domínio que pretende esteja disponível, não perca mais tempo e efectue a compra. A nossa sugestão vai para a BlueHost, onde pode adquirir o seu domínio ao melhor preço e com o melhor suporte.
✔ ESCOLHA O ALOJAMENTO PARA O BLOG
A escolha do alojamento e respectivo servidor é o próximo passo a ter em conta na criação do seu blog de viagens. Nos dias de hoje existem várias opções, tanto a nível nacional como internacional, e o mais difícil é mesmo escolher um serviço de alojamento que seja confiável, estável, rápido e que não seja demasiado caro. Pela nossa experiência, recomendamos o alojamento da BlueHost. Actualmente, é onde temos o nosso blog alojado e estamos bastante satisfeitos. Para quem está a começar ou pretende migrar de servidor, esta é uma das melhores plataformas a nível mundial e atende a todas as necessidades de uma forma acessível e com qualidade.
Para ter uma ideia dos valores do alojamento, a BlueHost tem uma campanha proporcional para os primeiros 3 anos onde paga apenas 3,37€ por mês e oferece o valor anual de um domínio à sua escolha.
Em seguida veja como deve proceder para adquirir o alojamento na BlueHost para o seu blog de viagens:
1- Clique na imagem abaixo e em seguida no botão “Get Started”
2- Seleccione o plano de alojamento pretendido
3- Defina o domínio pretendido para associar ao alojamento
4- Crie uma conta e selecione as opções pretendidas
✔ INSTALE E CONFIGURE O WORDPRESS
O WordPress é de longe a plataforma de blogging que recomendamos para criar o seu blog. Existem outras opções mas na nossa opinião nenhuma delas é tão completa como o WordPress. Conhecemos alguns bloggers que começaram os seus blogs noutras plataformas e acabaram, em algum momento, por migrar para o WordPress.
Se não está familiarizado com o WordPress, saiba que o mesmo é gratuito; de fácil configuração e utilização; é actualizado constantemente, de forma a garantir a máxima segurança e performance; disponibiliza gratuitamente milhares de plugins e temas para que possa configurar e optimizar o seu blog; é fácil de migrar caso não esteja satisfeito com o seu alojamento e o seu potencial é enorme, adaptando-se a quantidades enormes de tráfego, no caso do seu projecto crescer.
De referir que existem diferenças entre o WordPress.org (que é o que estamos a recomendar) com o WordPress.com. Este último é uma empresa onde qualquer pessoa pode criar um blog, também de forma gratuita mas de forma muito limitada. Por este motivo, definitivamente, não vai querer usá-lo no seu blog.
Sendo assim, descarregue aqui a versão actualizada do WordPress.org em Português.
✔ INSTALE O TEMA E OS PLUGINS NO WORDPRESS
Depois de ter instalado o WordPress com a ajuda de alguns tutorias e vídeos, que facilmente podem ser encontrados no google e no youtube, é a vez de passar para a escolha do tema. O WordPress.org disponibiliza, de forma gratuita, alguns temas que podem ser descarregados aqui. Caso pretenda algo mais profissional e flexível, poderá adquirir um tema especifico para o WordPress em várias plataformas que os vendem. Nós sugerimos a Themeforest onde poderá encontrar inúmeros temas que vão de encontro a todos os gostos e temáticas.
Após ter escolhido e instalado o tema no WordPress é a vez de passar para a instalação de alguns plugins indispensáveis para o bom funcionamento e optimização do seu blog de viagens. Existem, literalmente, milhares de plugins. A maior parte deles podem ser usados em qualquer blog, no entanto, outros são mais especificas e exclusivos para blogs de viagens. Da nossa experiência, vamos partilhar aqueles que achamos fundamentais para garantir que o blog funcione de forma correcta e fluida. Estas são as nossas escolhas:
Akismet Spam Protection – Este é um dos plugins mais instalados no mundo e é bastante competente naquilo a que se propõe fazer. Basicamente este plugin bloqueia todos os comentários de SPAM no seu blog. É gratuito mas é necessário registar-se para obter uma chave API para colocar na área de trabalho do WordPress. Só para ter uma ideia, desde que o instalamos no nosso blog, ele já bloqueou mais de 3000 comentários de SPAM. Assim já não temos que os eliminar manualmente.
Wordfence – É um dos melhores plugins de segurança disponíveis para o WordPress e é aquele que temos instalado no blog. Entre outros serviços, ele bloqueia endereços IP maliciosos. Existe uma opção gratuita mas se quiser protecção máxima pode subscrever a versão premium.
Yoast SEO – Este plugin, específico para Search Engine Optimization (SEO) é um dos mais instalados para WordPress. Para optimização nos motores de busca, este plugin foi a nossa escolha. De referir que o plugin durante a elaboração dos artigos, fornece-nos directrizes para optimizar o conteúdo nas pesquisas do google. Existe a versão gratuita e uma paga. Neste caso, nós usamos a versão paga.
Interactive World Maps – Este plugin, pela sua funcionalidade, é um óptimo investimento para um blog de viagens. Com este plugin podemos criar mapas interactivos de todos os países e do próprio mapa mundo. Só existe na versão paga mas os cerca de 25 euros são um ótimo investimento. Pode espreitar aqui o nosso Mapa Mundo.
Wp Rocket – De todos os plugins que experimentámos para elevar a performance do nosso blog, este foi aquele que obteve os melhores resultados. O preço começa nos 44 euros (licença para um blog).
Temos muitos outros plugins instalados no nosso blog, que vão de encontro às nossas necessidades mas estes são aqueles que achamos indispensáveis para começar um blog de viagens.
✔ CRIE ALGUMAS PÁGINAS PARA O BLOG
Com o WordPress devidamente instalado e configurado, o passo seguinte é começar a trabalhar no aspecto estético do blog e na sua organização. Para isso é importante criar algumas páginas básicas para tornar o blog mais atractivo e organizado. A diferença entre uma página e um artigo do blog é que, a primeira é um conteúdo estático que pode ser colocado em locais estratégicos com o objectivo de melhorar a navegabilidade do blog. Por outro lado, um artigo é um conteúdo que é dinâmico e cada vez que publicamos um artigo novo, os mais antigos ficam em segundo plano, tornando-os mais difíceis de encontrar. As páginas permitem aos leitores do blog aceder a informação de forma rápida e organizada, daí a sua importância.
Para começar sugerimos a criação de 3 páginas básicas:
- Página “SOBRE” – onde é feita a sua apresentação e onde partilha um pouco da sua história. É uma das páginas mais importantes do blog e é importante torná-la o mais pessoal possível;
- Página “CONTACTOS” – é fundamental que as pessoas tenham uma forma de entrar em contacto consigo. Coloque aqui um email associado ao blog e alguns links para as redes sociais onde costuma estar mais presente.
- Página “Política de Privacidade” – esta página também é muito importante sobretudo devido à entrada da nova Política de protecção de dados e privacidade. Aqui deve informar os seus leitores das regras e leis aplicáveis no seu blog. Por exemplo se utiliza cookies, links de afiliados, etc… É possível encontrar alguns exemplos na net para ter como referência. Pode espreitar a nossa aqui.
Com o crescimento do blog, naturalmente terá a necessidade de criar mais páginas. Organize-as no menu superior para que fiquem bem visíveis e de fácil acesso aos seus leitores.
✔ CRIE E DINAMIZE AS SUAS CONTAS NAS REDES SOCIAIS
Nos dias de hoje, limitar um blog à sua essência (de ser apenas um site) é muito limitativo e pode ser fatal para o seu projecto. Actualmente, é nas redes sociais que a maioria das pessoas interagem com os bloggers de viagem. As diferentes redes sociais, são uma excelente forma de partilhar o seu conteúdo do blog e alavancar a visibilidade do mesmo. Também é importante diversificar e criar contas em pelo menos 2 ou 3 redes sociais. Ao criar as suas contas utilize, sempre que possível, o mesmo nome escolhido para o blog. Tenha em conta que o nome do blog é a sua marca e pelo qual é reconhecido.
Existem pelo menos 4 redes sociais, que na nossa perspectiva devem fazer parte dos seus planos e nas quais deve investir um pouco do seu tempo a divulgar o seu blog. São elas:
- PINTEREST – é talvez a segunda fonte de tráfego, a seguir ao google, para a maioria dos bloggers de viagem, pelo menos, para os que têm conta nesta rede social. No nosso caso é real e o Pinterest é uma plataforma fundamental para o nosso projecto. Basicamente e para explicar de forma simples, o Pinterest é um motor de busca de imagens que funciona como uma verdadeira montra para o conteúdo dos blogs. Aqui o número de seguidores não é relevante, o importante é ter PINS bonitos e atractivos;
- INSTAGRAM – o Instagram é outra das redes sociais a ter em conta no momento de criar um blog de viagens. Apesar de direccionar muito pouco tráfego para o blog, é importante, pois é das plataformas onde podemos obter muita interacção com o nosso público. A melhor forma de abordar o Instagram é torná-lo numa extensão do nosso blog mas de forma autónoma como se de uma micro-blog se trata-se. Ao chegarmos aos 10.000 seguidores, podemos utilizar a funcionalidade de colocar links nas stories do Instagram directamente para o conteúdo do blog. Esta possibilidade permite-nos aumentar um pouco o tráfego do blog proveniente do Instagram;
- FACEBOOK – hoje em dia quase toda a gente tem uma conta no Facebook. Por este motivo esta rede social já foi uma grande fonte de tráfego para os sites mas neste momento, e devido a sucessivas alterações do algoritmo, é muito difícil obter tráfego para o blog. Mesmo assim, crie uma página de fãs para o seu blog mas não tenha grandes expectativas. Actualmente a única forma de obter muito tráfego, proveniente do Facebook é promover as publicações e para isso é necessário investir dinheiro. Outra forma, de trabalhar o nosso conteúdo no Facebook é através dos grupos. Crie o seu próprio grupo de viagens ou seja membro dos já existentes;
- YOUTUBE – para conteúdo de vídeo o Youtube continua a ser a rede social predominante e com grande visibilidade. É uma excelente forma de divulgar o conteúdo do seu Blog de Viagens e de gerar algum tráfego. Se os seus vídeos tiverem alguma qualidade o número de seguidores aumentará e a sua visibilidade na rede, também. Aposte em conteúdo original e diferente do já existente.
✔ COMO RENTABILIZAR O SEU BLOG DE VIAGENS
Existem várias possibilidades de rentabilizar o seu blog de viagens, contudo, quando está no início do projecto as coisas podem ser difíceis e um pouco desmotivadoras. O que muitos bloggers de viagem ou nómadas digitais fazem para manter o seu estilo de vida durante as viagens é trabalharem remotamente como freelancers, assistentes virtuais, consultores ou outro tipo de serviço.
Para além disso, existem outras maneiras de rentabilizar o blog de viagens e ganhar algum dinheiro com ele. No entanto, um bom ponto de partida é não criar demasiadas expectativas com os ganhos que poderá alcançar. Em seguida vamos partilhar algumas formas de ganhar dinheiro com um blog de viagens, tendo em conta a nossa experiência.
MARKETING DE AFILIADOS – O mercado do Marketing de Afiliados é uma das melhores formas de fazer dinheiro na internet. De forma simples, aqui conseguimos gerar rendimento através da partilha, recomendação e promoção de produtos e serviços, de outras pessoas ou empresas. Dentro do mercado das viagens existem algumas opções, como por exemplo, o Booking na área do alojamento, a Iati Seguros no âmbito dos seguros de viagem, a Autoeurope no que diz respeito ao aluguer de veículos, e a Civitatis ou Get Your Guide no contexto das visitas guiadas e excursões.
ARTIGOS PATROCINADOS – Com o passar do tempo e consolidação da sua marca, é provável que algumas empresas entrem em contacto para o convidar a escrever um artigo no blog ou numa das suas redes sociais em troca de um valor justo. Se for pró-activo, o contrário também é válido e é possível estabelecer algumas parcerias interessantes.
VIAGENS PATROCINADAS – Em alguns casos, também é possível trabalhar directamente com algumas autoridades de turismo, sejam locais, nacionais ou internacionais. Geralmente, estas entidades organizam viagens para bloggers e jornalistas com o objectivo de divulgar determinados produtos ou destinos. Por norma, são viagens com tudo pago, em alguns casos até a viagem aérea está incluída.
PUBLICIDADE – Apesar de não termos publicidade no nosso blog, esta é outra das formas de rentabilizar um blog de viagens. Pode optar por reservar alguns espaços no seu blog para publicitar e divulgar anúncios pagos por empresas ou outras entidades. Algumas desvantagens são, o facto de tornar o blog menos apelativo e para conseguir gerar uma receita considerável necessitará de um grande volume de tráfego.
CRIAR E VENDER PRODUTOS DIGITAIS – Outra forma de rentabilizar um blog de viagens é criar produtos digitais e posteriormente vendê-los aos seus seguidores e publico em geral. Alguns exemplos mais comuns são os ebooks, cursos online e presets para fotografia.
WORKSHOPS – Um blogger de viagem, com o passar do tempo e devido à sua experiência no terreno, acaba por se especializar numa ou em mais áreas, relacionadas com as viagens. Seja no âmbito da organização de viagens, na fotografia, no vídeo, nas redes sociais, na escrita, etc… qualquer destes temas são excelentes para organizar workshops e partilhar a sua experiência e conhecimento.
✔ Crie conteúdo de qualidade e aumente a sua reputação
Tudo o que foi mencionado anteriormente não faz sentido se não criar conteúdo de qualidade para o seu blog de viagens. Gerar bom conteúdo e com regularidade é meio caminho andado para ter sucesso e ver a sua reputação e autoridade aumentarem. Seja exigente consigo mesmo e vá aperfeiçoando as “skills” necessárias para produzir textos e imagens que o diferenciem dos demais. Vá para o terreno e crie o seu próprio currículo de viagens. Esta é a única forma de ser reconhecido e de ganhar alguma autoridade no seio das viagens.
Se depois da leitura deste texto ficou com alguma dúvida ou questão, em relação a como criar um Blog de Viagens, deixe-a(s) nos comentários deste artigo.
OUTROS ARTIGOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply