Quando iniciamos a nossa segunda viagem de comboio pela Europa, visitar Bodø não fazia, de todo, parte dos nossos planos. Depois de termos explorado as Ilhas Lofoten, a cidade de Bodø, cruzou-se nos nossos caminhos. Bodø é uma pequena cidade, logo acima do Círculo Polar Ártico e um excelente ponto de partida para excursões às extraordinárias Ilhas Lofoten. É, também, o terminal norte do sistema ferroviário da Noruega e uma das paragens do famoso Hurtigruten, que percorre a costa norueguesa. De referir que a cidade foi fortemente bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial.
Como não tínhamos nada planeado e pouco sabíamos em relação à cidade, a estratégia que adoptamos para explorar Bodø foi a de percorrer as suas ruas, descontraidamente, e ir conhecendo o que nos fosse aparecendo pela frente. A estratégia não podia ter corrido melhor pois, a visita foi uma agradável surpresa, sobretudo pela enorme quantidade de obras de arte urbana que fomos encontrando na cidade de Bodø.
Bodø é um autêntico museu de arte urbana, fruto de em 2015 ter sido a casa do UpNorth Festival, um festival de arte urbana que teve lugar pela primeira vez (também em 2015) em Sulitjelma, que por ter tido tanto sucesso e interesse, foi replicado, também com muito sucesso, em Bodø.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
De todas as obras de arte que podemos encontrar em Bodø, no centro da cidade, existem 6 que são consideradas as principais e que, obrigatoriamente, devem fazer parte do nosso roteiro. Todas elas são monumentais e verdadeiramente espectaculares. Não existe nenhuma ordem especifica para as visitar, no entanto, se não tiver muito tempo disponível para explorar a cidade, recomendamos que recorra a um mapa para conseguir identificar com mais facilidade as obras de arte.
Nos próximos parágrafos, vamos partilhar o roteiro que fizemos para encontrar os vários murais e no final do artigo, partihamos um mapa interactivo com todos os locais de interesse a visitar em Bodø.
GOLDEN EAGLE
A primeira paragem que fizemos foi no Posto de Turismo de Bodo, onde no edifico ao lado, podemos observar o belíssimo mural que tem retratado uma Águia Dourada. Esta obra de arte é da autoria do artista belga Dzia. Aproveite para visitar o Posto de Turismo e recolha alguma informação dos pontos de interesse a visitar em Bodo e nas proximidades. Solicite também um mapa que o ajudará a orientar-se pela cidade.
Phlegm
Em seguida, seguimos em direção ao nº 18 da Rua Sjøgata para observarmos a obra Phlegm, do artista britânico com o mesmo nome. O artista Phlegm pinta, quase exclusivamente, em monocromático e as suas obras parecem saídas de um conto de fadas, com um aspecto um pouco sombrio. Neste caso, Phlegm é uma gigantesca criatura, meio humana meio animal, pintada a preto e branco, cujo efeito assustador deve-se mais ao seu tamanho do que propriamente ao seu aspecto.
De todas as que tivemos a oportunidade de admirar, esta não foi a pintura de que mais gostamos, no entanto, é interessante observar de perto a técnica utilizada pelo artista, que faz parecer que as suas obras pareçam um desenho pintado a lápis de carvão.
Insomnia
Continuando o nosso passeio por Bodø, fomos à procura da pintura seguinte, que teóricamente se encontra no nº 30 da Rua Storgata mas, apesar de termos esta indicação, não foi fácil darmos com ela. Isto porque, na verdade, o mural intitulado Insomnia encontra-se num pequeno estacionamento, numa fachada que não é visível da rua. Portanto, se o quiser encontrar, tenha atenção a este pormenor.
Insonnia é uma obra do artista italiano Milo e retrata um episódio da vida quotidiana. As obras deste artista são caracterizadas por grandes murais que são pintados a preto e branco, de forma simples, com a utilização de cores vivas em determinados detalhes. Neste caso em concreto a cor utilizada, em alguns detalhes, foi o vermelho que se destaca bem no mural monocromatico.
De referir, que o artista Milo venceu em 2014 o concurso B.Arte e o seu trabalho já foi exibido em várias cidades mundiais como por exemplo, Londres, Chicago, Milão, Roma, Florença e muitas outras.
After School
O mural After School, do artista russo Rustam Qbic, foi a nossa paragem seguinte. As obras de arte deste artista são caracterizadas por pinturas bastante saturadas e com cores exuberantes, bem definidas. Foi um dos murais que mais gostámos e que nos deu um enorme prazer em observá-lo. Adoramos a ideia original de um adolescente pintar as auroras boreais com uma lata de spray. Esta pintura pode ser observada na Rua Kongensgate, nº 20 e de todas as que visitámos é a que fica mais afastada do centro de Bodø.


A kiss between cultures
Depois de termos consolado as vistas com o mural anterior, seguimos em direcção ao nº 20 da Rua Moloveien, onde mais uma vez iríamos ser surpreendidos. A Kiss Between Cultures, que em português quer dizer “um beijo entre culturas” é uma obra da ilustradora e designer, Graciela Gonçalves da Silva, também conhecida como Animalitoland. As suas pinturas têm como inspiração os desenhos animados e os videojogos, onde neste caso em concreto a artista retrata o mais expontâneo gesto humano de amor, o beijo! É impossível ficar indiferente à beleza deste mural, tal é a doçura genuína que nos transmite.
De todos os murais que tivemos a oportunidade de observar, em Bodø, este foi aquele que mais gostamos pela sua simplicidade e beleza.


Malstrøm
Para finalizar este roteiro pela arte de rua na cidade de Bodø, fomos espreitar a obra Malstrøm do artista espanhol David de la Mano. Os seus grafitis, na sua maioria, são silhuetas monocromáticas com referências a alguns elementos naturais como as árvores. Neste caso, o mural de arte urbana faz-nos remeter para um vórtice de homens esguios, cujos pés fazem lembrar raízes. Este mural fica situado na fachada de um edifício residencial mais concretamente no nº 20 da Rua Moloveien.
Para além dos murais que mencionamos anteriormente, nas ruas de Bodø, existe muito mais arte urbana para conhecer e explorar. Em cada canto ou esquina, somos surpreendidos com uma pintura ou um mural colorido que nos faz parar, observar e expressar. Sejam pequenas ou grandes, o que não faltam são obras de arte em Bodø!
Mas como a cidade de Bodø não é só arte urbana, durante o nosso roteiro ainda tivemos oportunidade de conhecer alguns dos atractivos deste destino e que aconselhamos a sua visita. Um desses locais é a Biblioteca Pública de Bodø, um dos edifícios mais importantes do bairro cultural da cidade (Stormen). O seu exterior é imponente mas é no interior que a sua beleza reside. Explore as diferentes salas, repletas de livros e desfrute de alguns minutos de leitura na sala principal que tem uma vista fantástica sobre o Porto de Bodø.



Pela proximidade à Biblioteca, não deixe de espreitar o Porto de Bodø que, apesar de se manter modernizado, ainda mantém algumas construcções em madeira, em tons de vermelho, típicas desta região. Este porto é um dos mais importantes da Noruega e faz a ligação entre as Ilhas Lofoten e o continente norueguês. Se a sua estadia na cidade o permitir, a partir daqui poderá realizar algumas actividades náuticas e aquáticas. Mais à frente, neste artigo, sugerimos algumas!
Outro ponto de interesse que vale a pena conhecer na cidade é a Catedral de Bodø. Este edifício é um excelente exemplo da arquitectura funcionalista da Noruega onde se destacam, no seu interior, as cinco naves, um vitral de 12 metros e 10 tapeçarias de Nordland. No exterior o campanário, que alberga três sinos, é o grande destaque. Esta catedral foi uma das primeiras igrejas na Noruega a ter um campanário independente. No local onde está edificada esta igreja, existia uma outra, que foi totalmente destruída pelo bombardeamento alemão, no dia 27 de Maio de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
AS NOSSAS SUGESTÕES
Como já mencionamos, pela sua localização estratégica, Bodø é uma excelente base para a realização de diversas actividades e experiências, assim como para a observação de alguns fenómenos naturais como por exemplo as Auroras Boreais.
A Aurora Boreal é, com toda a certeza, um dos fenómenos de luz mais surpreendentes que a natureza nos pode oferecer. Os melhores locais para as observar, com mais intensidade, são aqueles que se situam no extremo norte do hemisfério norte, como a cidade de Bodø. A altura ideal para experiênciar este fenómeno é de Setembro a Abril e para uma melhor visibilidade deverá procurar um local longe das luzes da cidade.
O Saltstraumen, a 33 quilómetros de Bodø, é também outro motivo de interesse bastante concorrido na região. É considerado a corrente de mar mais forte do mundo e é um autêntico espectáculo observar este fenómeno natural. Os redemoinhos são criados quando existem alterações nas marés e o mar flui para dentro e para fora do estreito, entre os dois fiordes Saltenfjorden e Skjerstadfjorden. A cada seis horas, 400 milhões de metros cúbicos de água cruzam o estreito, com 3 quilómetros de comprimento e 150 metros de largura, a uma velocidade de aproximadamente 20 nós. Isto faz com que se criem forças enormes, em forma de redemoinhos, que podem atingir os 10 metros de diâmetro e 5 metros de profundidade.
Como a hora em que este fenómeno ocorre varia de um dia para o outro, sugerimos que verifique a tabela de horários do Saltstraumen, no site oficial de Bodø, para verificar qual o melhor horário para o visitar.
Outras sugestões que recomendamos, a visitar e observar, a partir de Bodø são: a visita a um dos 5 Parques Nacionais (Rago, Láhko, Junkerdal, Saltfjellet-Svartisen e Sjunkhatten) que ficam relativamente próximos do centro da cidade; cruzar o Círculo Polar Ártico; visitar a pitoresca vila de Kjerringøy; visitar o Glaciar Svartisen, o segundo maior da Noruega, com 370 quilómetros quadrados; e experiênciar o Sol da Meia Noite que pode ser observado nos meses de verão.
COMO CHEGAR
A forma mais rápida e cômoda de chegar a Bodø é de avião. A cidade é servida por um aeroporto que é dos mais importantes da Noruega. O mesmo opera voos domésticos e alguns internacionais, para destinos europeus. Outra forma de chegar à cidade é de comboio ou através de barco. Se pretender fazer uma road trip por esta região da Noruega, o carro é a melhor opção.
No nosso caso, na Noruega, viajamos sempre de comboio e de barco. Estas, são duas excelentes opções para se deslocar e conhecer o país.
ONDE FICAR
Quality Hotel Ramsalt || Skagen Hotel || Thon Hotel Nordlys || Aurora Central Apartment, Bodø || Scandic Havet || Radisson Blu Hotel Bodø
MAPA DE BODØ
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral, quando visitar Bodø. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.


Leave a reply