Antes de começar a transformar uma carrinha numa autocaravana, é normal surgirem algumas dúvidas ou questões! Neste sentido e tendo em conta algumas das nossas incertezas iniciais, nos próximos parágrafos, respondemos a algumas perguntas que podem surgir antes de iniciar um projecto desta dimensão.
É necessário ter experiência em carpintaria ou noutra especialidade?
Não! Não necessita de ter qualquer tipo de experiência em carpintaria, electricidade ou pichelaria. Se a tiver, será certamente uma mais valia, contudo, o processo de conversão é propício à aprendizagem das diferentes valências, nomeadamente a de carpinteiro ou de electricista. Ao longo do caminho, vai com certeza cometer alguns erros que o poderão deixar frustrado, mas o segredo é aprender com esses mesmos erros e não repeti-los. No final de tudo, vai ver que desenvolveu um novo conjunto de habilidades e conhecimentos que o capacitarão a projectar e a converter qualquer tipo de veículo e não só!
Qual o tempo que necessitará para terminar a conversão da sua carrinha?
Tudo depende do tempo disponível que tem para dedicar diariamente ao projecto. Se conseguir dedicar algum tempo todos os dias à transformação e não tiver contratempos, em cerca de 4 a 6 meses é possível ter a carrinha pronta para viajar. Terá de ter sempre em conta, que tudo depende do orçamento inicial que tem disponível e da disponibilidade dos vários componentes nos diferentes fornecedores.
No nosso caso, a carrinha foi adquirida em Maio de 2020, e só começamos o processo de conversão em Janeiro de 2025. Durante estes meses, a carrinha foi sujeita a uma revisão mecânica total e a uma pintura nova. Após termos começado em Janeiro, o processo demorou cerca de 7 meses pois nem sempre nos foi possível dedicar tempo à carrinha.
Se quiser acelerar o processo, partilhamos algumas ideias que poderão ser úteis:
- Convide uma ou duas pessoas para o ajudar no projecto. Nós tivemos a ajuda preciosa do irmão da Andreia que nos poupou bastante trabalho e tempo;
- Converta a carrinha durante os meses de verão. Os dias são mais longos o que fará aumentar a sua produtividade;
- Seja um pouco menos exigente. Nós, por exemplo, damos muita importância aos detalhes, o que é uma coisa boa, excepto quando nos fazem perder o triplo do tempo. Aqui é necessário ser ponderado mas ao mesmo tempo não cair em indecisões eternas.
Quanto dinheiro terei que investir numa transformação de uma carrinha?
Esta é uma pergunta que nos fazem muitas vezes e que a resposta é muito subjectiva. O valor despendido num projecto destes depende de várias variáveis o que pode fazer diferenças no orçamente de algumas centenas de euros. No nosso caso, compramos a carrinha por 4000 euros. Posteriormente, colocámos 4 pneus novos, efectuámos alguma reparações profundas na mecânica e ainda pintamos a carrinha na totalidade o que nos fez desembolsar mais 4000 euros.
A partir daqui o custo dos materiais e algumas ferramentas necessárias para alguns trabalhos fez aumentar o orçamento em mais de 5000 euros. Este valor facilmente pode ser inferior ou superior se por exemplo em vez de um frigorifico de 90 litros que custa 800 euros optar por um mais pequeno e que custa menos 300 ou 400 euros. Se somarmos cada parcela, facilmente chegamos aos 13000 euros o que é muito dinheiro!
No entanto, temos que olhar para estes valores como um investimento e uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. Para cada material, ferramenta ou equipamento que usámos, existem alternativas mais baratas que o ajudarão a economizar e alternativas mais dispendiosas que farão disparar o orçamento. É necessário ponderar bem quais as nossas prioridades e abdicar por vezes de determinadas coisas em proveito de outras.
Qual o melhor layout para a minha carrinha?
Não é por acaso que existem variadíssimos projectos e desenhos de carrinhas transformadas, cada uma diferente da outra. Cada pessoa e respectivo veículo tem um conjunto de requisitos que geralmente são distintos de cada um. Nós, por exemplo, tínhamos 2 requisitos essenciais no nosso projecto, um era ter uma cama perpendicular às paredes da carrinha que estivesse sempre feita e o segundo, construir uma casa de banho completa. Haverá gente, que por variados motivos prefira um desenho completamente diferente do nosso e que valorize outro tipo de aspectos.
Uma coisa é certa, qualquer que seja o layout escolhido por si, será bem-sucedido, uma vez que irá de encontro às suas necessidades e será utilizado com eficiência. No geral, é importante ter em conta que, como estamos a falar de um espaço reduzido, cada centímetro conta sendo importante reduzir ao máximo os espaços desperdiçados. Tente encontrar maneiras de combinar funções de uma forma multifuncional. Este é o segredo para uma maximização perfeita do espaço disponível na carrinha.
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply