Viajar sozinho é uma daquelas coisas, que à partida pode parecer mais assustador do que é na realidade. Antes de nos conhecermos e de começarmos a viajar juntos, já o fazíamos a solo e podemos afirmar que foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Não ter alguém com quem viajar, não te deve impedir, de forma alguma, de o fazer. Se te preparares minimamente e tiveres a abordagem correcta, vais ver que a viagem se vai tornar numa das melhores recordações da tua vida, dando-te novos amigos e experiências que nunca mais esquecerás. Em seguida partilhamos algumas dicas e conselhos que podem ser úteis na preparação e no decorrer da tua viagem, a sós pelo mundo.
Antes da viagem:
- Estuda e inteira-te da língua local. Não precisas de ser fluente na língua mas se souberes algumas frases e palavras, podem ajudar-te e fazer a diferença em caso de necessidade e de alguma emergência. Leva sempre contigo uma APP de tradução no teu telemóvel como por exemplo o GOOGLE TRANSLATE.
- Pesquisa um pouco sobre o destino, incluindo a geografia básica, aspectos culturais e políticas. Isto é essencial para facilitar a conversa com as pessoas locais e de alguma forma, pode alertar-te sobre possíveis riscos e ajudar-te a ter a melhor postura e abordagem nas diferentes situações.
- Deixa uma cópia de todo o teu roteiro e todas as informações de contacto com pelo menos uma pessoa da tua confiança. Se por acaso não fores utilizar o teu telemóvel ou por algum motivo o mesmo não funcionar no destino, equaciona a compra de um cartão SIM pré pago local, que para além de poder ser mais barato, ajuda-te a estar sempre contactável.
Durante a viagem:
- Confia no teu instinto. Enquanto viajas sozinho, terás momentos de algumas dúvidas, em relação ao que fazer, com quem ir e até mesmo quando sair. É neste preciso momento que tu precisas de confiar em ti mesmo, para tomar a decisão certa. Posteriormente, podes precisar de acreditar que tomaste a decisão certa muito depois da decisão tomada. Não te esqueças que em muitos casos, não há certo ou errado e nunca saberás se tomaste a decisão certa ou não.
- Reserva o alojamento logo que possível e inteira-te do regulamento. Alguns hosteis têm “hora de recolha”, e alguns hotéis/hosteis podem ter horário limite de check-in. Se em algum momento te sentires sozinho, os hosteis são excelentes lugares para encontrar outros viajantes, tanto sozinhos como em grupos.
- Guarda as coisas de valor sempre contigo, mas fora de vista. Esta medida de segurança numa viagem a solo ajuda a não atrair a atenção dos ladrões. Os Hosteis costumam ser ambientes amigáveis e seguros, no entanto não te esqueças que pode haver sempre alguém que não respeite as regras. Por isso, anda sempre com os teus objectos de valor, mesmo quando dormes, mantém-nos junto a ti e pergunta se existe algum cofre para guardar as coisas que não consegues levar contigo, quando saíres.
- Faz amizade com as pessoas locais, incluindo os funcionários do hotel, hostel e/ou restaurante. Estas são provavelmente as pessoas que te darão as melhores informações sobre o que deves visitar e fazer ou os lugares perigosos que deves evitar.
- Não andes com o dinheiro todo no mesmo sitio. Tenta ao máximo colocar o dinheiro espalhado em diferentes locais e bolsas. Esta decisão reduz a probabilidade de ficares sem o dinheiro na sua totalidade em caso de perda ou furto.
- Digitaliza todos os teus documentos. É algo que nunca estamos à espera que nos aconteça, mas a probabilidade de perdermos os documentos em viagem é real e quando menos estamos à espera pode acontecer. Por isso é fundamental teres uma cópia dos mesmos numa Cloud, no email e até mesmo no teu telemóvel.
- Por último e não menos importante, não te esqueças de fazer um seguro de viagem. No que diz respeito à nossa segurança e integridade física, não vale mesmo a pena arriscar e para salvaguardar todo o tipo de imprevistos, devemos fazer um bom seguro de viagem. Desde acidentes, furtos, problemas de saúde, atrasos de voos e até mesmo perda de equipamento de algum valor (como por exemplo: equipamento fotográfico), um bom seguro cobre tudo isto. Um dos melhores do mercado e que actualmente utilizamos é o da IATI Seguros.
Depois desta informação toda, estás definitivamente preparado para partires à aventura e descobrires o Mundo, para isso nada melhor que começar a pesquisar os voos para o teu destino!
Boas aventuras!!!
Leave a reply