Vale de Poldros, também apelidada por Val de Poldros ou ainda Santo António de Vale de Poldros, é uma branda que fica localizada na Serra da Peneda, em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Vale de Poldros não é uma aldeia, nem nunca o foi! Tivemos a oportunidade de falar com o único habitante de Vale de Poldros, o senhor Fernando Gonçalves, que nos esclareceu que as brandas são núcleos habitacionais temporários, tradicionais do Alto Minho, e que eram habitualmente utilizadas no verão. Durante os meses de calor, a população deslocava-se das suas casas invernais (as inverneiras) para as zonas mais altas da serra, as brandas, onde tratavam das sementeiras e deixavam o gado a pastar.
Na região do Alto Minho existem cerca de 10 brandas e a de Santo António de Vale de Poldros é aquela que concentra o maior número de cardenhas (construções típicas) em melhor estado de conservação. Com o abandono das actividades agrícolas e pastoris, as brandas foram esquecidas e hoje em dia, a maior parte, não passa de ruínas. A branda de Vale de Poldros é uma das poucas excepções, onde algumas construções estão reabilitadas e transformadas em alojamento rural.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
A brada de Santo António de Vale de Poldros é um local excepcional para um retiro e refúgio na natureza. Se procura um destino tranquilo e sossegado, este é o sitio ideal. Foi este o principal motivo que nos fez visitar Val de Poldros. Pretendíamos um destino que nos possibilitasse passar 4 dias longe de tudo e ao pesquisarmos por alojamento no Booking, com estas características, encontramos a Casa Cardenha da Bessada. A casa permite albergar até seis pessoas e aceita animais de estimação. É um espaço bastante acolhedor, com uma envolvência soberba e uma linda vista panorâmica. Foi uma escolha acertada!
A melhor maneira de explorar a branda de Vale de Poldros é percorrer as suas ruas e ruelas de forma descontraída. Aqui o silêncio impera e só é interrompido pelo barulho do vento e dos vários animais que por ali andam. O grande motivo de interesse em Vale de Poldros é, sem dúvida alguma, as inúmeras cardenhas que se encontram espalhadas pela branda. Estas construções tradicionais e algo rudimentares, são totalmente edificadas em pedra e conferem ao local um cenário digno de um filme. Há quem diga que faz lembrar a aldeia dos Hobbits no filme “O Senhor dos Anéis”.
Apesar de ser um local ermo, na branda podemos desfrutar de uma bela refeição no Restaurante Val de Poldros. O único residente, o senhor Fernando Gonçalves é proprietário do espaço e criou-o com o principal objectivo de colmatar a solidão. A especialidade da casa é o Costelão Grelhado na Brasa mas na carta podemos encontrar outras sugestões como o cabrito, a vitela e o bacalhau. É conveniente efectuar reserva.
Pela localização privilegiada, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, a branda de Vale de Poldros é uma excelente base de partida, para explorar outros pontos de interesse que ficam situados a poucos quilómetros. Como ficamos alojados 4 dias nesta região, tivemos a oportunidade de visitar outros locais de extrema beleza. Em seguida , partilhamos alguns desse lugares com dicas e sugestões para aproveitar ao máximo a sua estadia.
O QUE VISITAR PERTO DE VALE DE POLDROS?
A poucos minutos de Vale de Poldros, vale a pena espreitar a Branda da Aveleira. Esta branda está a ser totalmente recuperada para turismo rural e de montanha. A Branda da Aveleira disponibiliza mais de uma dezena de casas típicas, rústicas e restauradas com todo o conforto e comodidades para uma escapadinha na natureza. Na Aveleira encontramos ainda um pitoresco lago que nos convida a permanecer no local por mais tempo. É delicioso!
A 25 minutos, aproximadamente, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda é outro dos pontos de interesse que pode visitar a partir de Vale de Poldros. É um dos mais emblemáticos templos do Alto Minho e todos os anos atrai milhares de peregrinos, sobretudo portugueses e espanhóis. O Santuário encontra-se num local único e verdadeiramente espectacular. Não deixe de visitar o seu interior e conheça a lenda da Senhora da Peneda.
SUGESTÃO: Se gosta de caminhar, o Trilho da Peneda (PR17) é uma excelente opção para fazer nas imediações da Senhora da Peneda. O percurso tem uma extensão de 10 quilómetros, é circular e leva-nos a conhecer, entre outras coisas, a Lagoa da Peneda. O trilho está bem sinalizado e tem início a 100 metros do santuário.
A sensivelmente 15 quilómetros de Vale de Poldros e a 10 quilómetros da Senhora da Peneda, vale a pena visitar e explorar Lamas de Mouro, onde encontramos uma das cinco portas de entrada para o Parque Nacional Peneda-Gerês. O lugar é lindíssimo e temos a possibilidade de fazer alguns percursos pedestres para apreciar a beleza natural envolvente. Na Porta de Lamas de Mouro existe também um Parque de Merendas onde poderá desfrutar da sua refeição e de um Parque de Campismo.
A poucos minutos de Vale de Poldros, vale a pena parar o carro no Miradouro de Tibo e apreciar uma das melhores vistas panorâmicas da Serra da Peneda. A paisagem é soberba e imponente! Se for amante de caminhadas e lagoas então sugerimos que vá até à Aldeia de Tibo e faça parte do Trilho da Mistura das Águas (PR8) que nos leva até ao local onde as águas do Rio Peneda e do Rio Laboreiro se misturam. Pelo meio ainda temos a possibilidade de nos banharmos numa das lagoas mais bonitas e secretas do Parque Nacional Peneda-Gerês, a Lagoa dos Druidas. O trilho é bastante bonito e a beleza da Lagoa dos Druidas compensa todo o esforço para lá chegar.
Tal como a nossa, se a sua estadia o permitir, ainda sugerimos que visite mais 3 destinos, relativamente próximos de Vale de Poldros, porem, um pouco mais distantes que os anteriores. A Aldeia de Sistelo, o Soajo e o Mezio são merecedores de uma visita no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Em relação a Sistelo, comece por visitar o Miradouro dos Socalcos para contemplar um dos ex-libris desta região. Depois siga de carro até à Aldeia de Porta Cova e estacione. Daqui siga a pé até ao Poço da Sebeirinha que será, certamente, uma agradável surpresa. Ao regressar ao carro, prepare as pernas pois o percurso é sempre a subir. Posteriormente, explore a Aldeia de Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal. Por fim, reserve energias para percorrer os Passadiços do Sistelo (Ecovia do Vez), que é um percurso bastante bonito e interessante.
No Soajo, para além dos famosos espigueiros, vale a pena explorar os vários trilhos que percorrem a serra e as diversas lagoas que são um refúgio nos dias de mais calor. Uma das lagoas que deve mesmo conhecer é o Poço Negro, uma das mais carismáticas no Soajo e agora com o acesso mais facilitado. As Cascatas do Soajo e as Cascatas do Poço das Canejas, são também duas lagoas que merecem uma visita. O trilho que nos leva até elas é simplesmente divinal. Outro dos locais bastante agradáveis e que gostamos imenso de conhecer no Soajo é o Poço das Mantas, uma espécie de praia fluvial, em formato de lagoa, com um espaço para piqueniques.
Por fim, e não menos interessante que os outros destinos que mencionamos anteriormente, o Mezio é outra das nossas sugestões para visitar, próximo de Vale de Poldros. O Mezio é também uma das portas de entrada no Parque Nacional Peneda-Gerês. Comece por visitar o Parque Porta do Mezio, um espaço bastante interessante e com diversas actividades para miúdos e graúdos. Depois explore o exterior do parque percorrendo um dos muitos trilhos existentes e espreite o Baloiço do Mezio, o Miradouro Porta do Sol e as Lagoas da Travanca.
A estadia em Vale de Poldros foi verdadeiramente restabelecedora e repleta de boas energias. Todos os locais que aqui mencionamos fizeram parte do nosso roteiro de 4 dias pelo Parque Nacional Peneda-Gerês. É uma excelente proposta para uma escapadinha ou fim de semana no Norte de Portugal.
AS NOSSAS SUGESTÕES
ALOJAMENTO: Cardenha da Bessada || Miradouro da Branda || Casa da Branda St.António || Branda da Aveleira
ACTIVIDADES: Tour de 4×4 por Gerês || Canyoning no Parque Nacional da Peneda-Gerês
MAPA PARA VISITAR VALE DE POLDROS E O PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral de Vale de Poldros e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply