Seja com a família, amigos ou até numa viagem a solo, o comboio é uma das formas mais encantadoras e genuínas de viajar. As vantagens são enormes e se ainda não está convencido, espreite aqui 8 razões para viajar de comboio. No que nos diz respeito, a maior parte dos destinos que conhecemos, nacionais e internacionais, foram visitados com o recurso ao comboio. Das muitas viagens que já fizemos, a Linha do Douro é uma das que mais gostámos de fazer e é, sem dúvida, uma experiência imperdível.
Se viajar sobre os carris, num território que é Património Mundial da Unesco já era uma experiência memorável, agora, percorrer a Linha do Douro Vinhateiro a bordo do comboio MiraDouro ganhou outra dimensão. Com as suas carruagens vintage e janelas panorâmicas, o MiraDouro permite-nos viajar no tempo e em simultâneo desfrutar de uma paisagem única.
Venha connosco e embarque nesta inesquecível viagem de comboio pela Linha do Douro e inspire-se através das nossas imagens. Todos a bordo!?!
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
O comboio MiraDouro circula todos os dias, durante todo o ano e faz a ligação ferroviária entre a cidade do Porto (Estação de São Bento) e a aldeia do Pocinho, localizada no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Na sua totalidade, o comboio demora cerca de três horas e quarenta minutos a percorrer os 174 quilómetros que formam a Linha do Douro. Os bilhetes para esta viagem podem ser adquiridos nas bilheterias da CP ou através do site oficial da empresa. A título de exemplo, o preço do bilhete de ida e volta (Porto São Bento – Pocinho), para um adulto é de 24,40 euros. De referir que é possível iniciar a viagem numa das 23 estações, onde o comboio MiraDouro efectua paragem.
No quadro seguinte, partilhamos as paragens do comboio assim como os horários e os preços actualizados em 2021. Ao adquirir o bilhete para o MiraDouro, tenha em conta que, aplicam-se os descontos disponíveis para o serviço InterRegional, nomeadamente para jovens, seniores e portadores de deficiência.
NOTA: Ao comprar os bilhetes tenha em conta as estações que pretende parar e embarcar. Como os bilhetes não são flexíveis, não poderá sair ou entrar a bordo do comboio numa estação diferente daquela que está no bilhete. No que diz respeito a esta situação, sugerimos à CP que num futuro próximo salvaguarda esta situação para possibilitar uma viagem com maior liberdade.
Pelo facto de já conhecermos bastante bem a Estação de São Bento e o trajecto de comboio até Valongo, resolvemos começar a nossa viagem na estação de Paredes, uma das estações onde o comboio MiraDouro efectua paragem. Até Marco de Canavezes, a paisagem é maioritariamente urbana, com poucos motivos de interesse, o que nos permite colocar a conversa em dia e reservar energias para o que se avizinha. Ao aproximarmo-nos da Estação de Mosteirô, o Rio Douro embarca nesta viagem e não mais nos deixará até chegarmos à estação final. A partir daqui, é irresistível não nos debruçarmos sobre as janelas e admirar toda a envolvência das famosas vinhas em socalcos sobre o Douro que fazem deste lugar Património da Humanidade.
O encanto desta viagem não provem apenas da paisagem envolvente à Linha do Douro mas também do charme das renovadas carruagens Schindler e da locomotiva a diesel da série 1400 que compõem a comboio MiraDouro. O ambiente vintage e os detalhes desta composição, são de facto um dos grandes motivos de interesse desta viagem. Há nossa disposição temos “espaço com fartura”, bancos confortáveis, casas de banho e ainda janelas panorâmicas que podem ser abertas, de forma a vivermos esta experiência intensamente.
O destino final da viagem é a estação do Pocinho mas até lá, não faltam motivos de interesse e actividades para fazer nas diferentes paragens da Linha do Douro. Se viajar nos meses de Verão, saiba que a poucos metros da Estação de Rede, pouco antes de chegar à Régua, existe uma Praia Fluvial não vigiada mas que reúne todas as condições para um dia bem passado nas margens do Rio Douro. A Praia Fluvial de Rede é um espaço agradável com relva, árvores, um bar, meses de piquenique e churrasqueira.
A cidade de Peso da Régua é uma paragem obrigatória na região do Douro Vinhateiro. O primeiro comboio chegou à Estação Ferroviária da Régua em Julho de 1879 o que fez enriquecer e dinamizar a região. Aqui vale a pena caminhar pela zona ribeirinha onde podemos desfrutar da Ecopista Ribeirinha e de um passeio relaxante. Sugerimos que visite o Museu do Douro onde ficará a conhecer toda a história do património cultural e natural da região do Douro. No museu poderá usufruir de um restaurante, de uma loja e de um bar de vinhos com vista privilegiada para o Rio Douro. Se pretender prolongar a sua estadia na cidade, não deixe de espreitar a Ponte Pedonal, a Igreja Matriz, a Biblioteca, a Capela das 7 Esquinas e a Casa do Asilo José Vasquez Osório.
Uma actividade que poderá fazer a partir da cidade de Peso da Régua é um Passeio de Barco onde poderá apreciar, de outra perspectiva, as margens do Rio Douro.
A Estação do Pinhão é outra das paragens obrigatórias na Linha do Douro. Vale a pena dedicar algum tempo a explorar os detalhes do edifício, nomeadamente os painéis de azulejo que decoram as sua paredes. No exterior, sugerimos que se desloque até à Rua da Marginal e percorra a zona ribeirinha do Pinhão, entre a Ponte Nova e a Ponte Velha. É um passeio delicioso! Se preferir passear de barco, aqui encontra várias empresas que organizam passeios pelo Rio Douro.
A Vila do Pinhão é a casa de várias e conceituadas quintas que produzem o famoso Vinho do Porto. A poucos minutos a pé da Estação, podemos encontrar uma dessas quintas, a Quinta do Bonfim. Mediante marcação, é possível visitar a adega, as caves, o museu, as vinhas e fazer uma degustação de vinhos. No espaço funciona também o Restaurante Casa dos Ecos, onde podemos saborear vários pratos tradicionais, confeccionados pelo chef Pedro Lemos, detentor de uma Estrela Michelin.
A poucos minutos do Pinhão, a Estação do Tua é a próxima paragem do comboio Miradouro. Aqui somos imediatamente confrontados com o silêncio e tranquilidade da Vila de Foz do Tua. Sem sair da estação, podemos visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua, localizado nos dois cais cobertos que foram reabilitados. Num deles fica uma das portas de entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua, onde podemos obter informações dos diversos percursos pedestres, miradouros e pontos de interesse da região. No outro, temos a oportunidade de visitar uma exposição que tem como objectivo preservar as memórias do Vale do Tua antes da edificação da barragem.
Ainda no Tua e se gosta de caminhar, sugerimos que percorra os três quilómetros e meio do Trilho de Foz-Tua. O percurso começa junto à estação ferroviária e é bastante acessível. Ao longo do trilho temos a oportunidade de observar a Barragem do Tua e percorrer parte da antiga linha férrea. No início do percurso existe um Parque de Merendas que nos convida a repousar e, nos dias mais quentes, a ir a banhos.
Antes de chegarmos ao destino final, a Ponte Ferroviária de Ferradosa é outro motivo de interesse na viagem e faz-nos debruçar sobre a janela. Em poucos segundos, passamos da margem direita do Rio Douro para a esquerda e assim continuamos até chegar ao Pocinho.
Com a chegada ao Pocinho temos a percepção de um lugar bastante tranquilo e que de alguma forma parou no tempo. Próximo da estação podemos espreitar a antiga Ponte RodoFerroviária do Pocinho, que ligava Vila Nova de Foz Côa a Torre de Moncorvo, e a Barragem do Pocinho. Se for adepto das caminhadas, pode sempre percorrer o trilho pedestre que liga o Pocinho a Barca D’Alva, num trajecto que tem cerca de 30 quilómetros e um nível de exigência médio. O trilho percorre, na sua totalidade, a antiga linha ferroviária do douro que ligava o Pocinho a Barca D’Alva. Pelo meio encontra as estações de Côa – Alpechim, Castelo Melhor e Almendra. É um excelente programa para dois dias, se pernoitar em Castelo Melhor e aproveitar a praia de areia branca de Almendra.
A 7 quilómetros da estação, o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu da Fundação do Côa são os grandes pontos de interesse da região. Se tiver a oportunidade vale a pena explorar e conhecer estes espaços. Da estação do Pocinho temos a opção, para os mais corajosos, de ir a pé ou então as opções mais confortáveis mas também mais dispendiosas, de autocarro ou taxi.
Em relação à viagem de regresso, essa é feita com o mesmo entusiasmo e curiosidade! Sempre debruçados sobre a janela, vamos apreciando os encantos da Linha do Douro, à medida que o comboio a serpenteia. Tal como nós, se optar por regressar no último comboio, terá a oportunidade de admirar o Alto Douro Vinhateiro com uma luz diferente e especial.
Viajar de comboio na Linha do Douro é ter a certeza de um dia bem passado a apreciar os encantos de uma das regiões mais bonitas do mundo. Se o fizer a bordo do Comboio Miradouro, a experiência torna-se ainda mais especial e única. Nós adorámos e em breve pretendemos repetir!
AS NOSSAS SUGESTÕES
ALOJAMENTO
PORTO ➤ Casa dos Lóios by Shiadu || Mercure Porto Centro Aliados || InterContinental Porto
MOSTEIRÔ ➤ Casa de Ribadouro || Casa do Vale de Cerdeiras
CALDAS DE AREGOS ➤ Quinta das Fragas Casa 10 Pessoas || Quinta das Fragas Apartamento Jardim
PESO DA RÉGUA ➤ Hotel Régua Douro || Original Douro Hotel
PINHÃO ➤ The Vintage House – Douro || Hostel Douro Backpackers
POCINHO ➤ CAR Pocinho
MAPA DA LINHA DO DOURO
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Linha do Douro. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
Leave a reply