Visitar a Rota do Românico é uma oportunidade maravilhosa para fazer turismo cultural. No entanto, ao longo desta publicação, gostaríamos de mostrar uma vertente diferente para inspirar, não só os amantes do turismo cultural, mas os portugueses em geral. Mostrar que podemos aliar cultura, lazer e divertimento.
>> Encontre aqui o alojamento ao melhor preço <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
>> Espreite aqui as melhores actividades para fazer nos diferentes destinos <<
O Românico em Portugal
Portugal assumiu, no início do século XI, a influência românica vinda da restante europa, coincidindo com o tempo de D. Afonso Henriques e a formação do Reino de Portugal. As primeiras evidências deste estilo arquitectónico fizeram-se notar nas sés do Porto, Coimbra e Lisboa, através de obras de remodelação. Estas vieram influenciar as construções e remodelações de muitos outros monumentos e construções, que ainda hoje subsistem sobretudo ao longo dos vales do Sousa, Tâmega e Douro. Assim sendo, a Rota do Românico desenrola-se ao longo destes três vales e engloba 12 municípios: Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Amarante, Castelo de Paiva, Baião, Celorico de Bastos, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.
Ao longo da viagem pela Rota do Românico é possível apreciar uma vasta gama de monumentos e outras construções românicas, mas também desfrutar de espaços e experiências gastronómicas, radicais e de lazer inesquecíveis.
Quem deve fazer a Rota do Românico?
Qualquer pessoa pode fazer esta rota. É uma rota, essencialmente, cultural mas com muito mais para ver para além dos monumentos. Poderá ser realizada por viajantes solitários ou em grupo, por famílias sejam elas numerosas ou não, por grupo de amigos, por casais, ou seja, por quem tomar a decisão de a fazer.
Como iniciar a visita?
Para uma melhor compreensão e para se poder desfrutar em pleno desta magnífica rota, sugerimos que se comece por visitar o Centro de Interpretação do Românico. Aí é possível realizar a visita de forma autónoma ou com recurso a um intérprete de património. Este local é muito interactivo e delicia tanto adultos como crianças e jovens.
Em breve, estará também disponível para visita o Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel. A sua abertura foi adiada devido ao aparecimento da pandemia.
A Rota
A Rota do Românico tem uma vasta extensão e não é necessário fazê-la de uma só vez. Até porque isso exigiria um grande número de dias disponíveis. É possível fazer pequenos roteiros de um ou mais dias, de acordo com a disponibilidade de cada um. Tornando-se assim um excelente programa para qualquer altura do ano e não um programa sazonal. Provavelmente, haverá pessoas que já ouviram falar desta rota mas ainda não a conhecem, por aguardar uma oportunidades de a fazer durante o período de férias, no entanto, um simples feriado ou fim de semana poderá permitir iniciar esta aventura.
Os 58 monumentos da Rota do Românico
Actualmente, a Rota do Românico é composta por 58 monumentos (10 Mosteiros, 7 Pontes, 3 Torres, 1 Castelo, 3 Capelas, 31 Igrejas e 3 Memoriais), sendo que, alguns monumentos carecem de marcação prévia (no mínimo 24 horas ou 48 horas se o dia pretendido for ao Domingo) para que seja possível a visita ao seu interior. A taxa de reserva para abertura dos monumentos é de 5€ (por monumento) e existe a possibilidade da visita ser efectuada na companhia de um Intérprete do Património da Rota do Românico (acresce taxa de 20€ por grupo até 5 pessoas).
– VALE DO DOURO –
Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios
Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão
Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela
Capela da Senhora da Livração de Fandinhães
Igreja de São Cristóvão de Nogueira
Mosteiro de Santo André de Ancede
Igreja de São Tiago de Valadares
Mosteiro de Santa Maria de Cárquere
– VALE DO SOUSA –
Capela da Senhora da Piedade da Quintã
Torre do Castelo de Aguiar de Sousa
Ermida da Nossa Senhora do Vale
Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa
Mosteiro de São Pedro de Ferreira
Igreja de Santa Maria de Meinedo
Igreja de São Vicente de Sousa
Igreja de Santa Maria de Airães
– VALE DO TÂMEGA –
Igreja do Salvador de Cabeça Santa
Igreja de São Pedro de Abragão
Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo
Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires
Mosteiro do Salvador de Travanca
Igreja de Santa Maria de Sobretâmega
Igreja de São Nicolau de Canaveses
Igreja de Santo Isidoro de Canaveses
Mosteiro de São Martinho de Mancelos
Igreja de São Martinho de Soalhães
Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo
Igreja de Santo André de Telões
Igreja de Santa Maria de Jazente
Igreja de São João Baptista de Gatão
Igreja do Salvador de Fervença
Alguns pontos de interesse
O território da Rota do Românico, para além dos 58 monumentos que a constituem, oferece um outro conjunto de recursos turísticos e motivos de interesse, que são um excelente complemento à sua estadia, tornando-a memorável. Em seguida partilhámos alguns desses locais que merecem ser explorados e divulgados.
Roteiros
A Rota do Românico é bastante extensa e a melhor forma de a explorar e conhecer é fazendo pequenos roteiros de 1, 2 ou 3 dias que permitam, de forma relaxada, usufruir de toda a beleza cultural e paisagística que cada região proporciona. Sendo assim, sugerimos alguns roteiros, por nós delineados, que conjugam a parte cultural do Românico com a paisagem e motivos de interesse ao longo da rota.
▼ ROTEIRO DE 1 DIA (VALE DO SOUSA) ▼
✔ MANHÃ
Comece o dia no Parque da Nossa Senhora do Salto, um espaço agradável que permite o contacto permanente com a natureza e a tranquilidade que dela advém. Envolto por uma vasta área florestal inserida no Parque das Serras do Porto e entre escarpas de beleza geológica peculiar mais conhecidas por “Boca do Inferno”, este local alberga ainda uma lenda antiga que fundamenta a construção da pequena Capela da Nossa Senhora do Salto. No local, existem dois Trilhos Pedestres que são uma excelente opção para uma actividade em família – o Trilho de Alvre (circular com 3.5 km) e o Trilho da Peregrinação (linear com 2.1 km por trajecto).
Para o almoço, aproveite as infraestruturas do local e faça um piquenique/churrasco. No parque, também existe um espaço que serve refeições/petiscos e cujas “febras no pão” deliciam quem por ali passa.
SUGESTÃO: para os apreciadores de enchidos, queijos e vinhos, sugerimos a encomenda do cesto de piquenique nos Enchidos DAvó Tiz.
✔ TARDE
Depois de restabelecer as energias, espreite nas proximidades o Miradouro e o Moinho de Água de Aguiar de Sousa. Posteriormente, siga até à Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, que faz parte dos 58 monumentos da Rota do Românico. Prepare-se pois, para chegar ao topo, necessitará de estar em forma!
✔ NOITE
Para terminar o dia sugerimos que vá conhecer a pitoresca Aldeia preservada de Quintandona. É uma pequena aldeia de xisto, encantadora e que no faz viajar no tempo. Aqui, a sugestão é jantar na Casa da Viúva e ficar alojado na Casa Valxisto, com Selo de Qualidade da Rota do Românico.
▼ MAPA DO ROTEIRO ▼
▼ ROTEIRO DE 1 DIA (VALE DO TÂMEGA) ▼
✔ MANHÃ
Inicie a manhã com uma bela caminhada, ou passeio de bicicleta, pelo percurso “Viver o Douro” (4,0 km). Este percurso tem um total de 10,7 km e liga a praia do Choupal das Conchas e o centro de Santa Maria de Sardoura.
Posteriormente, sugerimos uma visita à Igreja de São Miguel da Eja (ou de Entre-os-Rios), à Igreja de Nossa Senhora da Natividade e uma passagem pelo Marmoiral de Sobrado, todos eles pertencentes à lista de monumentos da Rota do Românico.
Almoço – Caso a opção seja fazer piquenique, sugerimos a subida até ao Miradouro de São Domingos, junto ao Santuário de São Domingos. Lá existem espaços verdes com sombra e, também, mesas e bancos. Poderá desfrutar do almoço com a magnífica vista sobre o vale do rio Douro e a foz do rio Arda.
✔ TARDE
Aproveite a tarde para desfrutar da Praia Fluvial do Pedorido ou, se preferir, dirija-se para a zona de confluência entre o rio Douro e o rio Paiva e aproveite para conhecer a Ilha do Castelo (ou do Outeiro ou dos Amores, como também é conhecida). Perto do local é possível visitar a aldeia do Castelo e a sua praia fluvial.
✔ NOITE
Termine o dia com um jantar num dos restaurantes da região ou nos hotéis e alojamentos disponíveis. Salientámos duas opções de alojamento com Selo de Qualidade da Rota do Românico: Douro41 Hotel&Spa e Quinta da Moura.
ⓘ Existe, também, uma Área de Serviço para Autocaravanas perto do Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva, em Castelo de Paiva.
▼ MAPA DO ROTEIRO ▼
▼ ROTEIRO DE 1 DIA (VALE DO DOURO) ▼
✔ MANHÃ
Inicie o seu passeio na cidade de Amarante. Aí poderá apenas perder-se na cidade e passear pela Ecopista do Tâmega ou optar por visitar alguns locais de interesse como o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a Igreja e Convento de São Gonçalo, a Igreja de São Domingos – Museu de Arte Sacra e as Termas de Amarante.
Almoço – na cidade existem várias opções, não faltam restaurantes, tascas e tasquinhas. Mas, se gostar de um bom piquenique nas margens do Tâmega, procure uma sombra do Parque de Merendas, perto da Associação Desportiva de Amarante.
✔ TARDE
Reserve a tarde para conhecer alguns monumentos da Rota do Românico presentes na região. Sugerimos três igrejas: Igreja do Salvador de Lufrei, Igreja de Santa Maria – Gondar e Igreja de Santa Maria de Jazente, e duas pontes: Ponte de Fundo de Rua e Ponte do Arco.
No entanto, se for opção visitar o interior de cada uma das igrejas, uma tarde poderá ser pouco tempo para desfrutar de tudo o que sugerimos.
Se, ir à Ponte de Fundo de Rua for a sua escolha, aproveite para conhecer a Aldeia de Portugal – Lugar da Rua.
A nosso ver, a Ponte do Arco merece, sem dúvida, uma visita. Leve farnel e aproveite para desfrutar calmamente da beleza envolvente.
✔ NOITE
Se regressar à cidade, terá certamente mais opções para jantar e dormir. Destacámos três restaurantes e três alojamentos com Selo de Qualidade da Rota do Românico. Para jantar, o “Largo do Paço”, o “Pobre Tolo” (encerrado à Terça-feira) ou o “Zé da Calçada” (encerrado ao Domingo). Para dormir, o Hotel Casa da Calçada, o Monverde Wine Experience Hotel ou a Quinta de Pousadela, todos eles com Bikehotel*Bike Friendly Hotel.
ⓘ Amarante possui um Parque Aquático, ideal para a diversão em família ou entre amigos, nos meses quentes do ano.
▼ MAPA DO ROTEIRO ▼
AS NOSSAS SUGESTÕES
✈ COMO SE DESLOCAR – A melhor forma de explorar a Rota do Românico é de carro. Outra sugestão é explorar a rota com uma Autocaravana que lhe dará mais autonomia e diversão! Apesar de não faltar sinalética da Rota do Românico nas estradas, sugerimos que leve um GPS, pois em algumas situações poderá ser útil.
➳ ONDE DORMIR – Felgueiras; Lousada; Paços de Ferreira; Paredes; Penafiel; Castelo de Paiva; Cinfães; Resende; Baião; Marco de Canaveses, Amarante; Celorico de Basto.
➳ O QUE COMER – Cada região oferece aos seus visitantes, uma variedade de paladares e sabores, regionais ou da requintada cozinha de autor, que farão as delícias de todos. De referir, que o Vinho Verde é uma excelente opção para acompanhar a refeição, sobretudo nos vales do Sousa e do Tâmega. Alguns do pratos mais apreciados da Rota do Românico são o Anho assado com arroz de forno, o Arroz de favas com frango alourado, o Bacalhau assado, o Cabrito Assado, o Capão à Freamunde, a Lampreia e a Posta Arouquesa.
Para os apreciadores da doçaria, opções também não faltam, nomeadamente o Biscoito da Teixeira, os Bolinhos de Amor, o Bolo de São Gonçalo, as Brisas do Pilar, as Cavacas de Resende, as Lérias, as Fatias do Freixo, os Melindres, o Pão Podre, a Sopa Seca, o Pão de Deus e as Tortas de São Martinho.
➳ ACTIVIDADES RECOMENDADAS – Tour pelo Centro de Interpretação do Românico
➳ APLICAÇÃO MÓVEL DA ROTA DO ROMÂNICO – Sugerimos que descarregue a aplicação da Rota do Românico para dispositivos móveis (telemóvel e “tablet”), disponível para Android e iOS (em quatro idiomas), onde encontrará muita informação sobre a Rota do Românico e a oferta turística (alojamento, restauração, locais de interesse, eventos…) de cada local.
MAPA DA ROTA DO ROMÂNICO
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral da Rota do Românico. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
#espreitarportugal
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.
2 Comments
Viagem para portugueses, mais económica?
Olá António, não percebemos a questão! Pode dar-nos mais detalhes do que pretende? Obrigado e boas viagens 😉