Situado a cerca de 70 quilómetros de Cracóvia, Auschwitz foi o primeiro campo de concentração da Alemanha Nazi em território Polaco. Com o desenrolar da história, tornou-se no maior de todos os campos criados pelo Terceiro Reich (Hitler). Inicialmente, cumpriu a função de campo de concentração, no contexto do terror nazi (1940-1942) e posteriormente passou a ser o maior centro de extermínio em massa do povo judeu (1942-1945). Após a libertação de Auschwitz, em 1945, pelo exército vermelho, este espaço tornou-se (em 1947) num Museu e Memorial que abrange o antigo campo de Auschwitz I (com 20 hectares) e o de Auschwitz II – Birkenau (com 171 hectares).
O que torna este lugar tão especial é o facto de estar tão bem conservado em relação ao seu estado original. Aqui, podemos encontrar as ruínas das câmaras de gás, os crematórios, terrenos com cinzas humanas e os locais de execução. Neste local, também é possível ver uma das mais chocantes provas do crime – cerca de 2 toneladas de cabelos de mulheres que foram vítimas deste terror.
Não sendo fácil, Auschwitz é definitivamente um daqueles lugares que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida! Nesse sentido, este texto serve para partilhar algumas informações, dicas e imagens que o ajudarão na preparação da sua visita a este memorial.
>> Pesquisar alojamento em Auschwitz <<
>> Sempre que viajar não se esqueça do seguro de viagem! Na nossa opinião é imprescindível e a melhor opção é a HEYMONDO com 5% de desconto! <<
COMO RESERVAR
Para reservar a entrada no Museu e Memorial de Auschwitz, deve fazê-lo com alguma antecedência no site oficial. A visita pode ser feita de forma livre e sem qualquer custo ou então com um guia em inglês durante 3 horas e meia com um custo de aproximadamente 16 euros. Se por um lado é bom ter um guia que nos ajude a entender melhor a história de Auschwitz, por outro, terá sempre a limitação do tempo (3.5h) e terá de acompanhar o ritmo do guia. Nós optámos por fazer a visita livre, ao nosso ritmo e acabamos por passar o dia todo nos campos de concentração.
➤ DICA: Se optar por visitar de forma livre e gratuita o Memorial de Auschwitz, pode adquirir um pequeno guia em português na livraria do museu que fica logo na entrada do lado direito antes do portão “Arbeit Macht Frei”. O livro tem bastante informação e ajuda a compreender determinados detalhes que podem passar despercebidos! O livro tem um custo de 25 Zlotis / 5 euros.
COMO CHEGAR
Para chegar ao local do memorial de Auschwitz pode fazê-lo das seguintes maneiras:
➤ Através de um tour organizado: é talvez a forma mais fácil e confortável de fazer a visita e por vezes fica ao mesmo preço ou até mais barato do que fazer por conta própria. Pode fazer a reserva através da GetYourGuide.
➤ Comboio: Se for visitar os campos por conta própria esta é a melhor opção e mais rápida. A partir de Cracóvia existem vários comboios que param na estação de Oświęcim. Ao chegar a esta estação terá de caminhar um pouco até chegar à entrada do campo de Auschwitz I.
➤ Autocarro: outra opção a ter em conta, se estiver em Cracóvia, é fazer o percurso de autocarro. A partir da estação central de Cracóvia partem vários em direcção a Auschwitz I.
HORÁRIO DO MUSEU
O museu de Auschwitz pode ser visitado durante todo o ano, excepto nos dias 1 de Janeiro, 25 de Dezembro e no Domingo de Páscoa.
Janeiro e Novembro – das 7h30 às 15h ⌘ Fevereiro – das 07h30 às 16h ⌘ Março e Outubro – das 07h30 às 17h ⌘ Abril, Maio e Setembro – das 07h30 às 18h ⌘ Junho, Julho e Agosto – das 07h30 às 19h ⌘ Dezembro – das 07h30 às 14h
RECOMENDAÇÕES
➤ No Museu e Memorial de Auschwitz, não é permitido consumir alimentos e fumar. Também não é permitido trazer animais com a excepção dos cães guias para pessoas com deficiência visual;
➤ Em relação à bagagem, é permitido entrar com mochilas e bolsas pequenas em ambos os campos (Auschwitz I e Birkenau), desde que não exceda as seguintes dimensões: 30x20x10 cm. Caso contrário terá de deixar nos cacifos à entrada do Memorial com um custo de 4 Zlotis/1 euro;
➤ É permitido fotografar no terreno e nas respectivas exposições, com excepção da sala nº 5 no bloco 4 e o subterrâneo do bloco 11;
➤ Os telemóveis devem ser desligados ou colocados em modo silencioso;
➤ Quando visitar Auschwitz, é aconselhável que leve algo vestido de acordo com a seriedade do local.
AUTOCARRO PARA BIRKENAU (SHUTTLE BUS)
Entre o antigo campo de Auschwitz I e o antigo campo de Birkenau, existe um autocarro gratuito que efectua o transporte dos visitantes entre os dois espaços. A distância é de cerca de 3 km e a viagem é bastante rápida!
✔ DOWNLOAD: Se quiser saber mais sobre este episódio negro da história mundial, pode fazer aqui o download gratuito do livro: “Auschwitz – Birkenau: História e Presente”
AS NOSSAS SUGESTÕES DE LEITURA
Partilhamos algumas sugestões de livros que abordam a temática de Auschwitz e que em alguns casos são histórias verdadeiras e inspiradoras.
O Mágico de Auschwitz
As Cartas Perdidas de Auschwitz
Auschwitz, Um Dia de Cada Vez
Os Crematórios de Auschwitz
ALGUMAS IMAGENS DO LOCAL
MAPA PARA VISITAR AUSCHWITZ
Todos os locais mencionados neste texto estão identificados no mapa para que seja mais fácil orientar-se e ter uma ideia geral, quando visitar Auschwitz. Para visualizar a legenda, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo.
OUTROS DESTINOS
✈ Ferramentas Indispensáveis para organizar a sua viagem ✈
Este artigo contém links de afiliados. Se reservar ou comprar através desses links, não paga mais por isso e estará a ajudar o nosso blog (Espreitar o Mundo). Boas Viagens!
☟☟☟☟☟☟
✔ Encontre os melhores hotéis no Booking.com. É onde fazemos a maior parte das nossas reservas de alojamento.
✔ Faça um seguro de viagem com a HEYMONDO (beneficia de 5% de desconto com este link).
✔ CARTÃO CURVE – grátis e com 5€ de oferta – todos os cartões de crédito e débito num só!
✔ Encontre e reserve os seus voos ao melhor preço na Skyscanner.
✔ Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando a Get your Guide ou a Civitatis.


4 Comments
Uma visita que pressupõe um sentimento, um respeito e uma preparação mental que ainda não consegui ter. Um dia irei.
É verdade Isabel, é uma visita que não se faz de ânimo leve!
Parabéns. Adorei o espreitaromundo!
Muito Obrigada Ana Sousa 😉
Cumprimentos e BOAS VIAGENS!