Quando falámos em voluntariado, a maior parte das pessoas pensam que este tipo de programas são sempre gratuitos. Na realidade, não é bem assim! Viajar, sobretudo para o estrangeiro, e participar num projecto comunitário, a maior parte das vezes custa uma pequena fortuna. Actualmente, existem empresas que cobram bastante dinheiro aos viajantes, para que estes, dispensem o seu tempo a ajudar diferentes comunidades.
Recentemente começamos a pesquisar e a ler sobre o assunto, pois é um dos nossos objectivos, a médio prazo, aliar as viagens ao voluntariado, por acharmos que é uma oportunidade única de conhecer outras culturas, aprender outras línguas e contribuir de alguma forma, para a melhoria da vida de outras pessoas.
Após algum trabalho de pesquisa e recolha de informação, reunimos 5 programas de voluntariado, que gostamos bastante e para além disso são de baixo custo e/ou gratuitos. Temos a certeza que vais gostar de conhecer estes programas e motivar-te a preparar a tua próxima viagem:
A World Wide Opportunities on Organic Farms é uma das melhores redes para se ter uma experiência de voluntariado. Em troca do trabalho (projetos de agricultura orgânica), os voluntários normalmente recebem alojamento, alimentação e a oportunidade de vivenciar a cultura local. Ao participarmos neste tipo de projectos, contribuímos para o ecoturismo positivo e ajudamos a criar um planeta mais saudável.
É também uma das redes mais baratas para fazer voluntariado pois não existem intermediários e/ou agências associadas. A GoEco é pensada em backpackers e viajantes com um orçamento baixo que estejam interessados em serem voluntários na América do sul. Desde as luzes da rua de Buenos Aires, até à Cordilheira dos Andes, na Argentina, a GoEco oferece uma ampla gama de opções.
Este programa faz parte das Nações Unidas e os projectos são direccionados para a temática dos Direitos Humanos, Educação, Saúde, Desenvolvimento Comunitário, entre outros. Os voluntários podem escolher um dos 130 países disponíveis e terem a experiência entre 6 a 12 meses. Só é possivel candidatar-se a ser voluntário das Nações Unidas se dominar uma das três línguas oficiais (Espanhol, Francês e Inglês) e ter um Curso Universitário.
É uma excelente escolha para quem nunca teve uma experiência de voluntariado no estrangeiro. Normalmente, estes programas incluem o alojamento e alimentação e os destinos estão disponíveis um pouco por todo o Mundo. Ao contrário de outros programas, aqui o voluntário é alojado e integrado em famílias locais de forma a ter uma experiência totalmente enriquecedora.
Caracterizada por ser uma rede de voluntariado gratuito e de baixo custo, foca-se em projectos sociais e ambientais um pouco por todo o mundo. O que diferencia esta das outras redes, é que aqui não há intermediários. A SE7EN limita-se a listar os diferentes projectos no seu site posteriormente o interessado entra em contacto, directamente com os anfitriões.
Todos os programas são diferentes entre si. Alguns são totalmente grátis, mas não tem o alojamento e refeições incluídas; Existem os que cobram uma pequena taxa mas oferecem o alojamento; Alguns programas podem incluir recepção de boas vindas (no aeroporto), curso de idiomas, diferentes actividades culturais e até mesmo apoio 24 horas por dia. Em relação às áreas de actuação, podem escolher entre a Educação, Saúde, Conservação da Natureza, Ambiente, Proteção Civil, Cultura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Comunitário.
Agora que já te demos a conhecer alguns dos programas de voluntariado mais interessantes e de baixo custo que existem, podes começar a fazer planos e tornar-te um voluntário em viagem.
Leave a reply